Meus caros alunos,
Hoje dirijo-me sobretudo a vós, alunos da FMUL, naquela que é a última news@fmul deste tão atípico ano lectivo, que agora termina. De facto, nunca nenhum de nós tinha vivenciado uma situação como aquela por que todos passámos, experienciámos e que continuamos a viver, pois ainda não acabou. E quero começar por vos agradecer. Sim, agradecer a postura exemplar que tiveram num momento de grande inquietação e incerteza, que facilmente poderia ter degenerado numa situação de caos, com as respectivas consequências. Mas tal não só nunca aconteceu como o que se passou foi exatamente o oposto. Ou seja, desde o início que se criou uma cumplicidade fantástica entre docentes, não docentes e alunos, num espírito de enorme entreajuda para resolver um objectivo comum, isto é, minimizar o impacto que a pandemia teve na formação académica de todos vós, independentemente do momento em que estivessem na vossa caminhada nesta casa. E os resultados foram excelentes. Obviamente que há sempre um ou outro problema, mas o espírito foi sempre muito positivo e o balanço final excedeu até as expectativas mais optimistas. Por isso, os meus PARABÉNS!!!
Estamos agora a preparar o novo ano lectivo, num cenário de ainda grande incerteza, é certo, mas sempre com o objectivo de encontrar as melhores soluções para que a vossa formação não seja prejudicada. Mas isso também implica um compromisso mútuo, ou seja, que a Faculdade tudo fará para garantir um ensino moderno e adequado às exigências da formação do médico do século XXI, mas não isento de risco, no contexto em que vivemos, pelo que se exige uma responsabilização da vossa parte, não só na concordância com a assunção desse risco, como também de um compromisso ético de um comportamento exemplar. Este é de facto um momento em que a academia médica, de discentes a docentes, tem uma responsabilidade cívica acrescida, devendo ser exemplar na forma como dissemina e cumpre as regras em vigor. Temos esse dever, essa obrigação para com todos os que olham para nós como referências, que queremos e deveremos ser, agora mais do que nunca.
Quero, assim, desejar-vos umas boas férias de Verão, seguramente condicionadas pelo momento que vivemos, em plena pandemia de coronavírus Sars-CoV-2, mas seguramente revigoradoras para os meses que se seguem, em que todas as nossas energias irão ser necessárias para conseguirmos alcançar os nossos objectivos. Mas estou certo que, como sempre, o conseguiremos e nos iremos orgulhar de tudo o que continuaremos a ser, uma Escola que honra o passado para construir o futuro e onde TODOS contam, pois TODOS são precisos, sempre e agora mais do que nunca.
Prof. Fausto Pinto
Diretor da FMUL