Reportagem / Perfil
Um Ano de News@FMUL - Testemunhos
“Um ano de edição electrónica da newsletter equivale a:
1. Umas centenas de quilos de papel e tinta poupados.
2. Uns metros de estante poupados.
3. Uma pastinha intitulada "Newsletter FMUL" no disco rígido. Pequenina.
4. Leitura da dita em qualquer parte do mundo (há momentos de saudade...).
5. Divulgação da dita em qualquer ponto do universo (há momentos de vaidade...).
Em conclusão: poderíamos voltar a uma edição em papel da Newsletter?
Podíamos.
Mas já não voltava a ser a mesma coisa”.
Armando Brito de Sá
Prof. Auxiliar, Instituto de Medicina Preventiva da FMUL
“Ao fim de um ano de news@fmul os estudantes sentem a faculdade mais dinâmica e próxima de si - têm agora um espaço onde podem partilhar as suas experiências académicas e enriquecer a sua visão da faculdade! Parabéns news@fmul.”
Diogo Medina,
Presidente da Associação de Estudantes da FMUL.
“A news@fmul é um projecto editorial de qualidade, que dá especial atenção às actividades da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, sem deixar de incluir outras temáticas com interesse para a comunidade em que se insere.
Considero que esta publicação contribui para o fortalecimento da comunicação interna e externa, valorizando o bom-nome desta Escola. Faço votos para que celebre muitos mais aniversários... Comunicar é importante!”
Ana Subtil Simões
Técnica superior da Divisão de Organização e Gestão da Informação da FCUL e jornalista da info-Ciências digital.
"Um factor de unidade, aglutinação e dinamismo da FMUL"
Miguel Castanho
Professor Catedrático do Instituto de Bioquímica da FMUL.
“Após um ano de vida da newsletter da FMUL, o Instituto de Medicina Molecular (IMM) dá os parabéns a todos os que criaram este projecto e que através dele, têm contribuído para comunicar a vida académica, institucional e científica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.”
Catarina Rebelo
Unidade de Comunicação & Formação
Instituto de Medicina Molecular - IMM.
“A news@fmul tornou a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) mais próxima dos seus colaboradores, dando a conhecer pessoas, ideias e actividades da mais variada natureza.
Aproxima pela informação, pela estratégia de comunicação acessível a todos, pelo convite à participação e à integração na FMUL.
Os projectos bem sucedidos dependem de factores como: motivação, espírito de equipa, inovação, inteligência, bom senso, ousadia e, sobretudo, coragem.
Um ano depois os resultados são, por todos, reconhecidos...
Um duro golpe no cepticismo!!”
Isabel Aguiar
Chefe de Divisão Administrativa da FMUL.
PARABÉNS, ao Conselho Editorial e à Equipa Editorial, pela concretização, com êxito, do projecto enunciado no passado mês de Julho de 2008, que neste mês de Novembro de 2009 faz o primeiro aniversário.
O objectivos traçados para colmatar as necessidades de comunicação intra e extra muros de partilha da vida institucional, académica e lúdica, criaram expectativas próprias da mudança e do que é novidade.
Podemos afirmar, como leitores e contribuidores da Newsletter, que este meio virtual de comunicar tem actuado como um impulsionador de curiosidade e vontade de abrir o e-mail e a página da FMUL.
A Newsletter apresenta um “design” com formatação de agradável e fácil leitura, tem conteúdos actualizados e personalizados.
Estar informado sobre as vivências na FMUL estimula a agregação de todos, “o vestir a camisola”, o estabelecimento de interacções fortes, e o orgulho de estar na nossa instituição.
Sabemos que, com as rubricas que compõem a Newsletter e as regras subjacentes para enviarmos documentação, estamos actualizados e podemos contribuir para essa informação.
A sensibilidade, por parte da Equipa Editorial, aos comentários dos leitores sobre os conteúdos e layout da Newsletter, levou-a a aplicar um questionário online para sondar a opinião da FMUL.
Esta iniciativa, permitir-lhes-á analisar as respostas e conhecer os pontos forte e fracos da concretização da informação virtual, isto é, avaliar o grau de satisfação institucional. Aguardamos pelos resultados que, seguramente, irão ao encontro dos testemunhos de Parabéns que estarão neste número.
Formula Votos de Sucesso e que Continuem Sempre Melhor.
Carlota Saldanha.
Profª Associada e Coordenadora do Gabinete Planeamento e Avaliação da FMUL
A modernização e dinâmica de uma instituição resulta, entre outras coisas, da forma como a comunicação no seu seio é estruturada para veícular a informação indispensável para alcançar os seus objectivos, nomeadamente no caso da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (F.M.U.L.) constituir uma interface de informação eficiente entre os seus orgãos de gestão e os seus docentes e discentes.
A informação veiculada pela Newsletter da F.M.U.L, para lá de ter sido um instrumento de coesão da Instituição, teve a preocupação do rigor e de ser o mais possível actualizada. A imagem que procurou transmitir para a Universidade, e para o exterior, foi a de uma Escola Médica Moderna centrada na formação de médicos, sem excluir as ciências afins à Medicina, e com níveis de funcionamento equivalentes às mais avançadas a nível Europeu.
A F.M.U.L. incorpora como componentes essênciais na formação médica que administra aos seus estudantes, o ensino pré e pós-graduado, bem como uma componente Clínica fortemente inserida na actividade hospitalar, quer no Hospital de Santa Maria quer nos Hospitais afiliados, a par de Investigação Científica, largamente difundida internacionalmente, nas suas vertentes Básica e Clínica.
A Newsletter da F.M.U.L. que agora comemora o seu 1º Aniversário procurou, pois, ser um instrumento de solidificação de uma ideia/conceito institucional alicerçada nos fundamentos constituintes do novo Projecto que a F.M.U.L. abraçou, que associa uma Reforma Curricular profunda à criação, em conjunto com o IMM e o Hospital de Santa Maria, do Centro Académico de Medicina.
J. Alexandre Ribeiro,
Prof. Catedrático do Instituto de Farmacologia e Neurociências da FMUL
Falar da Newsletter da FMUL, um ano após a edição online do seu primeiro número, não pode ser feito sem retrocedermos um pouco mais atrás no tempo. Um tempo que foi histórico para o germinar da comunicação interna da FMUL e para a FMUL.
Tudo começou pela constatação, por parte do grupo dos colaboradores não docentes, de que internamente era necessário conhecermo-nos melhor e comunicarmos o que se fazia na FMUL em cada um dos serviços, para se criar uma maior interacção e coesão institucional, e fazer germinar o espírito de se começar a sentir a FMUL como um todo, em que cada um contribui com a sua parte para o sucesso da instituição.
Para além disso, pensou-se que seria interessante dar visibilidade a alguns projectos pessoais de alguns colaboradores e aproveitarem-se boas práticas para envolver toda a instituição: assim, nasceu, por exemplo, o projecto de voluntariado da FMUL na campanha anual do banco alimentar contra a fome.
E, por que há mais vida para além da FMUL, começaram-se também a introduzir artigos na News vocacionados para o lazer.
Esta primeira aposta foi ganha e com um impacto tal em termos de visibilidade interna e externa, que esta boa prática deu origem à News@FMUL, projecto desde logo apoiado pela Direcção da FMUL e agora a cumprir um ano de existência, levando na sua bagagem um prémio externo de reconhecimento de qualidade.
Hoje, a Newsletter da FMUL é de todos e para todos.
A aposta na comunicação interna e externa institucional está ganha e o patamar de qualidade, atingiu um elevado nível reconhecido por entidades externas, transformando a Newsletter numa referência de leitura obrigatória mensal, sem a qual já não se pode passar.
É preciso não esquecer porém, que a Newsletter é também sinónimo de empenhamento, compromisso, dinamismo, resistência e empreendedorismo de uma equipa extraordinária, a qual, para além das suas actividades profissionais regulares que tem que cumprir diariamente na FMUL, dedica muito do seu tempo pessoal e brio profissional para que todos os meses a Newsletter surja serenamente, através de aviso de e-mail nos ecrans dos nossos computadores.
É por estes nossos colegas e para que esta Newsletter continue a registar o mesmo nível de qualidade e sucesso,que o contributo de toda a FMUL é mandatório sempre que somos chamados a participar.
O que será a News@FMUL no futuro? Tudo aquilo que nós todos (docentes, não docentes, dirigentes, médicos, enfermeiros, investigadores, alunos) quisermos que ela seja, mas decerto, será uma marca de qualidade inquestionável a dar visibilidade à instituição e que se transformará num futuro próximo na News@CAM – a Newsletter do Centro Académico de Medicina.
Paula Saraiva
Instituto de Formação Avançada da FMUL
1. Umas centenas de quilos de papel e tinta poupados.
2. Uns metros de estante poupados.
3. Uma pastinha intitulada "Newsletter FMUL" no disco rígido. Pequenina.
4. Leitura da dita em qualquer parte do mundo (há momentos de saudade...).
5. Divulgação da dita em qualquer ponto do universo (há momentos de vaidade...).
Em conclusão: poderíamos voltar a uma edição em papel da Newsletter?
Podíamos.
Mas já não voltava a ser a mesma coisa”.
Armando Brito de Sá
Prof. Auxiliar, Instituto de Medicina Preventiva da FMUL
“Ao fim de um ano de news@fmul os estudantes sentem a faculdade mais dinâmica e próxima de si - têm agora um espaço onde podem partilhar as suas experiências académicas e enriquecer a sua visão da faculdade! Parabéns news@fmul.”
Diogo Medina,
Presidente da Associação de Estudantes da FMUL.
“A news@fmul é um projecto editorial de qualidade, que dá especial atenção às actividades da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, sem deixar de incluir outras temáticas com interesse para a comunidade em que se insere.
Considero que esta publicação contribui para o fortalecimento da comunicação interna e externa, valorizando o bom-nome desta Escola. Faço votos para que celebre muitos mais aniversários... Comunicar é importante!”
Ana Subtil Simões
Técnica superior da Divisão de Organização e Gestão da Informação da FCUL e jornalista da info-Ciências digital.
"Um factor de unidade, aglutinação e dinamismo da FMUL"
Miguel Castanho
Professor Catedrático do Instituto de Bioquímica da FMUL.
“Após um ano de vida da newsletter da FMUL, o Instituto de Medicina Molecular (IMM) dá os parabéns a todos os que criaram este projecto e que através dele, têm contribuído para comunicar a vida académica, institucional e científica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.”
Catarina Rebelo
Unidade de Comunicação & Formação
Instituto de Medicina Molecular - IMM.
“A news@fmul tornou a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) mais próxima dos seus colaboradores, dando a conhecer pessoas, ideias e actividades da mais variada natureza.
Aproxima pela informação, pela estratégia de comunicação acessível a todos, pelo convite à participação e à integração na FMUL.
Os projectos bem sucedidos dependem de factores como: motivação, espírito de equipa, inovação, inteligência, bom senso, ousadia e, sobretudo, coragem.
Um ano depois os resultados são, por todos, reconhecidos...
Um duro golpe no cepticismo!!”
Isabel Aguiar
Chefe de Divisão Administrativa da FMUL.
PARABÉNS, ao Conselho Editorial e à Equipa Editorial, pela concretização, com êxito, do projecto enunciado no passado mês de Julho de 2008, que neste mês de Novembro de 2009 faz o primeiro aniversário.
O objectivos traçados para colmatar as necessidades de comunicação intra e extra muros de partilha da vida institucional, académica e lúdica, criaram expectativas próprias da mudança e do que é novidade.
Podemos afirmar, como leitores e contribuidores da Newsletter, que este meio virtual de comunicar tem actuado como um impulsionador de curiosidade e vontade de abrir o e-mail e a página da FMUL.
A Newsletter apresenta um “design” com formatação de agradável e fácil leitura, tem conteúdos actualizados e personalizados.
Estar informado sobre as vivências na FMUL estimula a agregação de todos, “o vestir a camisola”, o estabelecimento de interacções fortes, e o orgulho de estar na nossa instituição.
Sabemos que, com as rubricas que compõem a Newsletter e as regras subjacentes para enviarmos documentação, estamos actualizados e podemos contribuir para essa informação.
A sensibilidade, por parte da Equipa Editorial, aos comentários dos leitores sobre os conteúdos e layout da Newsletter, levou-a a aplicar um questionário online para sondar a opinião da FMUL.
Esta iniciativa, permitir-lhes-á analisar as respostas e conhecer os pontos forte e fracos da concretização da informação virtual, isto é, avaliar o grau de satisfação institucional. Aguardamos pelos resultados que, seguramente, irão ao encontro dos testemunhos de Parabéns que estarão neste número.
Formula Votos de Sucesso e que Continuem Sempre Melhor.
Carlota Saldanha.
Profª Associada e Coordenadora do Gabinete Planeamento e Avaliação da FMUL
A modernização e dinâmica de uma instituição resulta, entre outras coisas, da forma como a comunicação no seu seio é estruturada para veícular a informação indispensável para alcançar os seus objectivos, nomeadamente no caso da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (F.M.U.L.) constituir uma interface de informação eficiente entre os seus orgãos de gestão e os seus docentes e discentes.
A informação veiculada pela Newsletter da F.M.U.L, para lá de ter sido um instrumento de coesão da Instituição, teve a preocupação do rigor e de ser o mais possível actualizada. A imagem que procurou transmitir para a Universidade, e para o exterior, foi a de uma Escola Médica Moderna centrada na formação de médicos, sem excluir as ciências afins à Medicina, e com níveis de funcionamento equivalentes às mais avançadas a nível Europeu.
A F.M.U.L. incorpora como componentes essênciais na formação médica que administra aos seus estudantes, o ensino pré e pós-graduado, bem como uma componente Clínica fortemente inserida na actividade hospitalar, quer no Hospital de Santa Maria quer nos Hospitais afiliados, a par de Investigação Científica, largamente difundida internacionalmente, nas suas vertentes Básica e Clínica.
A Newsletter da F.M.U.L. que agora comemora o seu 1º Aniversário procurou, pois, ser um instrumento de solidificação de uma ideia/conceito institucional alicerçada nos fundamentos constituintes do novo Projecto que a F.M.U.L. abraçou, que associa uma Reforma Curricular profunda à criação, em conjunto com o IMM e o Hospital de Santa Maria, do Centro Académico de Medicina.
J. Alexandre Ribeiro,
Prof. Catedrático do Instituto de Farmacologia e Neurociências da FMUL
Falar da Newsletter da FMUL, um ano após a edição online do seu primeiro número, não pode ser feito sem retrocedermos um pouco mais atrás no tempo. Um tempo que foi histórico para o germinar da comunicação interna da FMUL e para a FMUL.
Tudo começou pela constatação, por parte do grupo dos colaboradores não docentes, de que internamente era necessário conhecermo-nos melhor e comunicarmos o que se fazia na FMUL em cada um dos serviços, para se criar uma maior interacção e coesão institucional, e fazer germinar o espírito de se começar a sentir a FMUL como um todo, em que cada um contribui com a sua parte para o sucesso da instituição.
Para além disso, pensou-se que seria interessante dar visibilidade a alguns projectos pessoais de alguns colaboradores e aproveitarem-se boas práticas para envolver toda a instituição: assim, nasceu, por exemplo, o projecto de voluntariado da FMUL na campanha anual do banco alimentar contra a fome.
E, por que há mais vida para além da FMUL, começaram-se também a introduzir artigos na News vocacionados para o lazer.
Esta primeira aposta foi ganha e com um impacto tal em termos de visibilidade interna e externa, que esta boa prática deu origem à News@FMUL, projecto desde logo apoiado pela Direcção da FMUL e agora a cumprir um ano de existência, levando na sua bagagem um prémio externo de reconhecimento de qualidade.
Hoje, a Newsletter da FMUL é de todos e para todos.
A aposta na comunicação interna e externa institucional está ganha e o patamar de qualidade, atingiu um elevado nível reconhecido por entidades externas, transformando a Newsletter numa referência de leitura obrigatória mensal, sem a qual já não se pode passar.
É preciso não esquecer porém, que a Newsletter é também sinónimo de empenhamento, compromisso, dinamismo, resistência e empreendedorismo de uma equipa extraordinária, a qual, para além das suas actividades profissionais regulares que tem que cumprir diariamente na FMUL, dedica muito do seu tempo pessoal e brio profissional para que todos os meses a Newsletter surja serenamente, através de aviso de e-mail nos ecrans dos nossos computadores.
É por estes nossos colegas e para que esta Newsletter continue a registar o mesmo nível de qualidade e sucesso,que o contributo de toda a FMUL é mandatório sempre que somos chamados a participar.
O que será a News@FMUL no futuro? Tudo aquilo que nós todos (docentes, não docentes, dirigentes, médicos, enfermeiros, investigadores, alunos) quisermos que ela seja, mas decerto, será uma marca de qualidade inquestionável a dar visibilidade à instituição e que se transformará num futuro próximo na News@CAM – a Newsletter do Centro Académico de Medicina.
Paula Saraiva
Instituto de Formação Avançada da FMUL