Notícias FMUL
Avaliação da News@FMUL - Principais Resultados
No mês em que a newsletter completa um ano de existência, a equipa que desenhou e implementou o projecto, desde a sua concepção à primeira edição da news@fmul, apresenta os resultados da avaliação realizada seis meses após o seu lançamento.
Com o objectivo de verificar se os objectivos iniciais do projecto têm vindo a ser alcançados e identificar aspectos a melhorar, esta avaliação consistiu na análise das cinco primeiras edições (de Novembro 2008 a Abril de 2009) e de todo o trabalho e recursos envolvidos para a publicação das mesmas, bem como na opinião dos intervenientes e dos leitores.
A metodologia utilizada baseou-se na análise de conteúdo das cinco primeiras edições e acessos às mesmas pelos leitores, em inquéritos por questionário aos leitores e à equipa convidada (participantes), em entrevistas à equipa editorial e na análise documental de suporte à news@fmul.
A newsletter tem sido enviada a cerca de 11 mil subscritores, internos e externos à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), tanto a nível nacional como internacional. No entanto, a newsletter é visualizada sobretudo pelo público interno, que acede preferencialmente a artigos académicos e institucionais. O público externo, com uma adesão mais reduzida, visualiza, sobretudo, artigos relacionados com formação avançada (cursos e eventos).
Os leitores, no geral, mostraram-se satisfeitos com a imagem da news@fmul, ou seja, com o interface gráfico, logótipo e com nome da publicação.
As funcionalidades da news@fmul também satisfazem os leitores, nomeadamente, a qualidade da tradução, a estrutura das rubricas, a acessibilidade e a periodicidade.
Ao longo das várias edições o número de artigos tem vindo a aumentar, sendo predominantes os artigos institucionais (ver gráfico 1). Os artigos são, na maioria, da autoria dos não docentes, de serviços e unidades da FMUL, sendo fraca a participação de docentes, investigadores e alunos.
Gráfico 1 – N.º de Artigos em cada edição da news@fmul
Quanto aos artigos e conteúdos da news@fmul, são factores de satisfação entre os leitores a dimensão, originalidade, clareza e actualidade dos conteúdos, existindo contudo alguma insatisfação quanto à diversidade dos temas e à adequação dos artigos face às necessidades pessoais e profissionais do leitor (ver gráfico 2).
Gráfico 2 – Nível de Satisfação dos leitores em relação aos Artigos e Conteúdos da news@fmul (n=57)
Para a publicação das várias edições da new@fmul tem sido fundamental o contributo dos autores dos artigos publicados. A publicação de um artigo resulta, quase sempre, de um convite endereçado por parte da equipa editorial, pretendendo-se, contudo, aumentar as participações por iniciativa própria, permitindo uma maior dinâmica no planeamento e organização de cada edição (ver gráfico 3).
Gráfico 3 – Tipo de participação em cada edição da news@fmul
Os participantes nas várias edições, mesmo que para tal tenham sido convidados, fizeram-no, essencialmente, por reconhecerem a importância e o interesse da publicação, a importância de partilhar conhecimento e informação e pela novidade da publicação.
O desempenho da equipa editorial na liderança deste processo revelou ser motivo de elevada satisfação por todos os que com ela já trabalharam, destacando como factores muito positivos na equipa, a capacidade de organização, o desenvolvimento de contactos, o elevado sentido de compromisso e responsabilidade com o projecto, o apoio prestado na verificação dos artigos e a resposta em tempo útil às solicitações (ver gráfico 4).
Gráfico 4 – Nível de Satisfação dos Elementos da EC em relação à participação na news@fmul (n=18)
A satisfação revelada entre os que têm vindo a participar em cada edição traduz-se na criação de um elo de ligação à newsletter, uma vez que pretendem vir a consultar as futuras edições, contribuir para a sua divulgação, quer através do incentivo à participação de outros colegas, bem como reencaminhar e promover a subscrição da publicação.
Grande parte do sucesso da news@fmul advém do empenho da equipa editorial e da forma como “agarrou” o projecto e o desenvolveu, dando continuidade a uma ideia, e transformando-o no principal meio de comunicação oficial da FMUL.
O caminho percorrido por esta equipa ao longo das edições foi, sobretudo, fruto de muitas horas extra de trabalho, da partilha e troca de conhecimentos e informação, da aprendizagem de novos métodos e técnicas de trabalho e, sobretudo, do aperfeiçoar de competências, proporcionada pelo trabalho em equipa. A forma como este desafio foi aceite pela equipa editorial é sem dúvida um exemplo de como as organizações podem tornar-se mais flexíveis e preparadas para a mudança, pois a iniciativa e autonomia concedida a esta equipa por parte da Direcção, ao apoiar e acompanhar este projecto, é sem dúvida um importante factor de sucesso. Outro factor de sucesso deste projecto foi a escolha de uma equipa multidisciplinar e transversal aos vários serviços da Instituição, permitindo um acesso mais fácil e directo à informação, tornando cada edição mais próxima da realidade da FMUL.
A opinião da equipa editorial é que o projecto news@fmul, até ao momento, está a ser bem conseguido, na medida em que foi possível dar forma ao que foi planeado e desenhado.
Os vários elementos da equipa demonstram vontade de continuar a trabalhar neste projecto, sublinhando o quanto acreditam no seu sucesso, tendo como meta uma newsletter institucional suficientemente aberta ao exterior e com participação de toda a comunidade FMUL.
Perante os resultados da avaliação à news@fmul e à sua envolvente, a equipa de projecto felicita a equipa editorial e todos os que têm vindo a colaborar e a tornar possível esta publicação, e sugere algumas recomendações de forma a serem melhorados alguns aspectos.
Para aumentar o impacto no exterior é necessário a realização de uma campanha de apresentação e de divulgação da news@fmul além FMUL, tanto a nível nacional como internacional. Também para aumentar o impacto e ir de encontro às necessidades dos leitores, é importante realizar um diagnóstico de interesses de leitura.
De forma promover a participação de todos na newsletter, através da redacção de artigos, deverá ser realizada uma campanha direccionada aos vários segmentos do público-alvo, a equipa editorial deverá efectuar convites internos e externos, também diferenciados segundo o tipo de público que se pretende atingir, e procurar estabelecer parcerias de participação, tanto a nível interno como externo.
Para a equipa editorial acompanhar o elevado nível de qualidade exigido pela news@fmul, de forma a alcançar maior maturidade e solidez, é fundamental a adopção de estratégias de motivação para um melhor desempenho da equipa, implementar metodologias de trabalho mais flexíveis e autonomizadas, uma reorganização das funções e tarefas, sendo essencial a exclusividade a este projecto, a presença do gestor de informação e um planeamento do trabalho adequado e ajustado, tendo em consideração a experiência adquirida ao longo das várias edições da newsletter.
A avaliação da equipa de projecto não estaria completa sem identificar um dos factores fundamentais do sucesso da iniciativa: os leitores e a sua adesão ao projecto. Se no início essa adesão foi tímida, com o passar do tempo ela tem vindo a ganhar maior significado. A publicitação pelo passa palavra e a divulgação entre colegas e amigos tem tornado a news@fmul cada vez mais sólida como meio de comunicação institucional da FMUL, contando cada vez mais com a adesão de toda a comunidade FMUL.
Já sabe, se é a primeira vez que contacta com a news@fmul, não hesite, vá a http://news.fm.ul.pt/ e subscreva a newsletter da FMUL.
A última palavra deixamo-la à equipa editorial mais uma vez, parabéns, continuem o excelente trabalho de levar cada vez mais longe o nome da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Ana Rute Braziel
Márcia Vila
Sofia Cruz
Sónia Barroso
Susana Leal
Com o objectivo de verificar se os objectivos iniciais do projecto têm vindo a ser alcançados e identificar aspectos a melhorar, esta avaliação consistiu na análise das cinco primeiras edições (de Novembro 2008 a Abril de 2009) e de todo o trabalho e recursos envolvidos para a publicação das mesmas, bem como na opinião dos intervenientes e dos leitores.
A metodologia utilizada baseou-se na análise de conteúdo das cinco primeiras edições e acessos às mesmas pelos leitores, em inquéritos por questionário aos leitores e à equipa convidada (participantes), em entrevistas à equipa editorial e na análise documental de suporte à news@fmul.
A newsletter tem sido enviada a cerca de 11 mil subscritores, internos e externos à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), tanto a nível nacional como internacional. No entanto, a newsletter é visualizada sobretudo pelo público interno, que acede preferencialmente a artigos académicos e institucionais. O público externo, com uma adesão mais reduzida, visualiza, sobretudo, artigos relacionados com formação avançada (cursos e eventos).
Os leitores, no geral, mostraram-se satisfeitos com a imagem da news@fmul, ou seja, com o interface gráfico, logótipo e com nome da publicação.
As funcionalidades da news@fmul também satisfazem os leitores, nomeadamente, a qualidade da tradução, a estrutura das rubricas, a acessibilidade e a periodicidade.
Ao longo das várias edições o número de artigos tem vindo a aumentar, sendo predominantes os artigos institucionais (ver gráfico 1). Os artigos são, na maioria, da autoria dos não docentes, de serviços e unidades da FMUL, sendo fraca a participação de docentes, investigadores e alunos.
Gráfico 1 – N.º de Artigos em cada edição da news@fmul
Quanto aos artigos e conteúdos da news@fmul, são factores de satisfação entre os leitores a dimensão, originalidade, clareza e actualidade dos conteúdos, existindo contudo alguma insatisfação quanto à diversidade dos temas e à adequação dos artigos face às necessidades pessoais e profissionais do leitor (ver gráfico 2).
Gráfico 2 – Nível de Satisfação dos leitores em relação aos Artigos e Conteúdos da news@fmul (n=57)
Para a publicação das várias edições da new@fmul tem sido fundamental o contributo dos autores dos artigos publicados. A publicação de um artigo resulta, quase sempre, de um convite endereçado por parte da equipa editorial, pretendendo-se, contudo, aumentar as participações por iniciativa própria, permitindo uma maior dinâmica no planeamento e organização de cada edição (ver gráfico 3).
Gráfico 3 – Tipo de participação em cada edição da news@fmul
Os participantes nas várias edições, mesmo que para tal tenham sido convidados, fizeram-no, essencialmente, por reconhecerem a importância e o interesse da publicação, a importância de partilhar conhecimento e informação e pela novidade da publicação.
O desempenho da equipa editorial na liderança deste processo revelou ser motivo de elevada satisfação por todos os que com ela já trabalharam, destacando como factores muito positivos na equipa, a capacidade de organização, o desenvolvimento de contactos, o elevado sentido de compromisso e responsabilidade com o projecto, o apoio prestado na verificação dos artigos e a resposta em tempo útil às solicitações (ver gráfico 4).
Gráfico 4 – Nível de Satisfação dos Elementos da EC em relação à participação na news@fmul (n=18)
A satisfação revelada entre os que têm vindo a participar em cada edição traduz-se na criação de um elo de ligação à newsletter, uma vez que pretendem vir a consultar as futuras edições, contribuir para a sua divulgação, quer através do incentivo à participação de outros colegas, bem como reencaminhar e promover a subscrição da publicação.
Grande parte do sucesso da news@fmul advém do empenho da equipa editorial e da forma como “agarrou” o projecto e o desenvolveu, dando continuidade a uma ideia, e transformando-o no principal meio de comunicação oficial da FMUL.
O caminho percorrido por esta equipa ao longo das edições foi, sobretudo, fruto de muitas horas extra de trabalho, da partilha e troca de conhecimentos e informação, da aprendizagem de novos métodos e técnicas de trabalho e, sobretudo, do aperfeiçoar de competências, proporcionada pelo trabalho em equipa. A forma como este desafio foi aceite pela equipa editorial é sem dúvida um exemplo de como as organizações podem tornar-se mais flexíveis e preparadas para a mudança, pois a iniciativa e autonomia concedida a esta equipa por parte da Direcção, ao apoiar e acompanhar este projecto, é sem dúvida um importante factor de sucesso. Outro factor de sucesso deste projecto foi a escolha de uma equipa multidisciplinar e transversal aos vários serviços da Instituição, permitindo um acesso mais fácil e directo à informação, tornando cada edição mais próxima da realidade da FMUL.
A opinião da equipa editorial é que o projecto news@fmul, até ao momento, está a ser bem conseguido, na medida em que foi possível dar forma ao que foi planeado e desenhado.
Os vários elementos da equipa demonstram vontade de continuar a trabalhar neste projecto, sublinhando o quanto acreditam no seu sucesso, tendo como meta uma newsletter institucional suficientemente aberta ao exterior e com participação de toda a comunidade FMUL.
Perante os resultados da avaliação à news@fmul e à sua envolvente, a equipa de projecto felicita a equipa editorial e todos os que têm vindo a colaborar e a tornar possível esta publicação, e sugere algumas recomendações de forma a serem melhorados alguns aspectos.
Para aumentar o impacto no exterior é necessário a realização de uma campanha de apresentação e de divulgação da news@fmul além FMUL, tanto a nível nacional como internacional. Também para aumentar o impacto e ir de encontro às necessidades dos leitores, é importante realizar um diagnóstico de interesses de leitura.
De forma promover a participação de todos na newsletter, através da redacção de artigos, deverá ser realizada uma campanha direccionada aos vários segmentos do público-alvo, a equipa editorial deverá efectuar convites internos e externos, também diferenciados segundo o tipo de público que se pretende atingir, e procurar estabelecer parcerias de participação, tanto a nível interno como externo.
Para a equipa editorial acompanhar o elevado nível de qualidade exigido pela news@fmul, de forma a alcançar maior maturidade e solidez, é fundamental a adopção de estratégias de motivação para um melhor desempenho da equipa, implementar metodologias de trabalho mais flexíveis e autonomizadas, uma reorganização das funções e tarefas, sendo essencial a exclusividade a este projecto, a presença do gestor de informação e um planeamento do trabalho adequado e ajustado, tendo em consideração a experiência adquirida ao longo das várias edições da newsletter.
A avaliação da equipa de projecto não estaria completa sem identificar um dos factores fundamentais do sucesso da iniciativa: os leitores e a sua adesão ao projecto. Se no início essa adesão foi tímida, com o passar do tempo ela tem vindo a ganhar maior significado. A publicitação pelo passa palavra e a divulgação entre colegas e amigos tem tornado a news@fmul cada vez mais sólida como meio de comunicação institucional da FMUL, contando cada vez mais com a adesão de toda a comunidade FMUL.
Já sabe, se é a primeira vez que contacta com a news@fmul, não hesite, vá a http://news.fm.ul.pt/ e subscreva a newsletter da FMUL.
A última palavra deixamo-la à equipa editorial mais uma vez, parabéns, continuem o excelente trabalho de levar cada vez mais longe o nome da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Ana Rute Braziel
Márcia Vila
Sofia Cruz
Sónia Barroso
Susana Leal