Introdução à Biologia e Medicina Circadiana

ilustração de duas cabeças com relógio dentro

Ao longo das últimas décadas, o nosso entendimento avançou rapidamente sobre um assunto que há 50 anos era um mistério: a existência e função de mecanismos biológicos inatos para reconhecer a hora local do dia e para medir a passagem do tempo ("relógios" circadianos endógenos). Enquanto o impacto cognitivo, médico e social da cronometragem diária faz parte da experiência de vida de todos, para a maioria dos investigadores e profissionais biomédicos continua a ser uma lacuna nos seus conhecimentos fundamentais e de trabalho no terreno. Este curso foi concebido para uma vasta gama de alunos que procuram uma base de princípios fundamentais e lições práticas em saúde e bem-estar, incluindo investigadores e clínicos que procuram uma preparação especializada para a prática da biologia circadiana na sala de aula, laboratório, hospital e clínica.

Calendário

A frequência do curso será possível à distância, para estudantes internacionais e externos de outras universidades.

Candidaturas até 7 de maio de 2023

Objetivos

• Este curso visa fornecer conhecimentos básicos e clínicos em ritmos biológicos para aplicação na investigação e na prática clínica.

Destinatários

Este curso é dirigido a estudantes licenciados da FMUL-CAML de todas as áreas, mas também deve ser de interesse para investigadores e clínicos praticantes. A frequência do curso também será possível à distância, para estudantes internacionais e externos de outras universidades.

• Conceitos básicos de cronometragem circadiana;
  • Substratos moleculares, celulares e neurais de relógios circadianos;
  • Sincronização do ritmo circadiano com o ciclo dia-noite de 24 horas;
  • Regulação circadiana da fisiologia, do metabolismo e do sono;
  • Desalinhamento circadiano e o seu papel na sintomatologia e etiopatogenia de doenças;
  • Métodos de investigação circadiana em organismos-modelo e sujeitos humanos;
  • Métodos e protocolos de análise circadiana, desde a análise molecular à clínica;
  • Considerações circadianas no diagnóstico e terapia médica (cronoterapia);
  • O futuro da medicina circadiana translacional e personalizada;
  • Biologia e sociedade circadiana.

Data de Realização

De 22 a 26 de maio 2023 das 15h00 às 19h00

Sala 8 do Edifício Egas Moniz.

Fees

FMUL/ Estudantes de doutoramento - Grátis

Para estudantes externos - 300 euros

Para se candidatar aceda a: https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Os candidatos que já têm uma conta CAMPUS (que frequentam ou frequentaram um curso na Faculdade de Medicina), devem iniciar a candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Para aceder deve fazer login com a conta do Campus e depois aceder ao menu Candidato (no topo da página) para iniciar a candidatura.

Se não se lembrar do nome de utilizador ou senha da conta, clique AQUI e siga as instruções para a recuperação do nome de utilizador ou senha.  Se não conseguir recuperar o seu nome de utilizador ou palavra-passe através do mecanismo de recuperação, deverá enviar um e-mail para o endereço suporte@medicina.ulisboa.pt com os seguintes dados: nome completo; número de estudante; identificação do número do curso; número de identificação (BI/CC); e-mail externo.

Os candidatos que não tenham acesso à conta do Campus (Fenix) devem registar-se AQUI

Após criar a sua conta, receberá no seu e-mail o nome de utilizador após o qual poderá iniciar a formalização da candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Comissão Coordenadora

mulher sorri