II Curso de Psicopatologia Clínica

O curso tem como objetivo familiarizar o/as formando/as com a Perturbação Mental e com sua apresentação através dos fenómenos psicopatológicos. Também tem como objetivo, contribuir para a aquisição de competências de colheita da história clínica e do exame psicopatológico, bem como de comunicação com doentes psiquiátricos. Abordar-se-á também as especificidades da investigação em psicopatologia, e alguns aspetos conceptuais e históricos essenciais para a compreensão desta área disciplinar.

Com a colaboração da Associação Portuguesa de Psicopatologia

logo associação portuguesa de psicopatologia

Calendário

Este curso realizar-se-á entre 13 de janeiro e 27 de abril de 2024. A inscrição é efetuada na secretaria académica Fénix com conta campus.

Objetivos

• Compreender o conceito de “Perturbação Mental”, como foi evoluindo este conceito até aos nossos dias
  • Conhecer as principais classificações das Perturbações Mentais
  • Compreender a evolução dos principais conceitos utilizados em psicopatologia e como foram evoluindo até aos nossos dias
  • Saber classificar os diferentes fenómenos psicopatológicos, considerados expressão da presença de “Perturbação Mental”
  • Saber identificar os critérios diagnósticos e os sintomas psicopatológicos nas principais perturbações mentais
  • Saber colher uma história clínica nesta área com todas as suas componentes
  • Saber identificar no discurso do paciente os diferentes fenómenos psicopatológicos e organizá-los no “exame psicopatológico”
  • Saber, com base na história e no exame psicopatológico chegar a uma hipótese diagnóstica, a uma síndrome e a um diagnóstico
  • Identificar as principais competências de comunicação relativamente a pacientes com Perturbações Mentais e saber aplicá-las na prática
  • Conhecer as principais áreas de investigação na área da psicopatologia clínica e conhecer a especificidade da investigação nesta área
  • Compreender a diferença entre valor e facto e a importância dos valores morais e não morais no diagnóstico das Perturbações Mentais

Destinatários

Titulares do grau de licenciado e titulares de graus universitários estrangeiros desde que considerados equivalentes ou reconhecidos na área da Medicina, Psicologia, Enfermagem e outros profissionais de saúde.

Mínimo 20, máximo 30

Data de candidaturas: 16 de outubro a 13 de Dezembro de 2023;

Data de pagamento : 21 a 31 de dezembro de 2023;

Data de inscrição: 03 a 05 de janeiro de 2024.

Data de realização: 13 de janeiro de 2024 a 27 de abril de 2024.

Horário de Formação

Sábados das 09h00 às 13h00.

O curso esta previsto na modalidade presencial.

Para possibilitar a participação de alunos de vários pontos do país e de fora do país, o curso far-se-á em regime (não presencial a componente teórica) misto (presencial e não presencial) a componente prática (podendo os alunos que se conseguem deslocar à FMUL assistir presencialmente, e aqueles que não conseguem, participar à distância).

Taxa de Candidatura

Não aplicável

Propinas

Valor de inscrição: € 500 (pago em 3 prestações)

1.ª prestação no valor de € 200

2.ª prestação no valor de € 150

3.ª prestação no valor de € 150

Certificação

Para efeitos de emissão de certificação, devem formalizar os respetivos pedidos para o endereço eletrónico posgrad@medicina.ulisboa.pt, mediante preenchimento do formulário próprio, disponível aqui.

• Certificado de inscrição: 10€
  • Certificado de aproveitamento: 10€
  • Certificado de conlusão: 20€

Caso pretenda requerer o comprovativo de inscrição ou declarações de presença/avaliações (sem pagamento associado) deverá aceder à sua secretaria académica fénix e clicar no separador “Pessoal”, “Serviços” e “Requerimentos”.

Para se candidatar aceda a: https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Os candidatos que já têm uma conta CAMPUS (que frequentam ou frequentaram um curso na Faculdade de Medicina), devem iniciar a candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Para aceder deve fazer login com a conta do Campus e depois aceder ao menu Candidato (no topo da página) para iniciar a candidatura.

Se não se lembrar do nome de utilizador ou senha da conta, clique AQUI e siga as instruções para a recuperação do nome de utilizador ou senha.  Se não conseguir recuperar o seu nome de utilizador ou palavra-passe através do mecanismo de recuperação, deverá enviar um e-mail para o endereço suporte@medicina.ulisboa.pt com os seguintes dados: nome completo; número de estudante; identificação do número do curso; número de identificação (BI/CC); e-mail externo.

Os candidatos que não tenham acesso à conta do Campus (Fenix) devem registar-se AQUI

Após criar a sua conta, receberá no seu e-mail o nome de utilizador após o qual poderá iniciar a formalização da candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Comissão Coordenadora

Ciro Oliveira