Medicina Dentária Forense

Logotipo FMDUL  Logotipo Zagreb

A especialização em Medicina Dentária Forense é desenhada para facultar aos profissionais de saúde e a todos aqueles profissionais que exerçam funções no âmbito médico-legal e forense, as competências e a prática no campo da intervenção da medicina dentária forense. Uma especialização em Medicina Dentária Forense permite que os médicos dentistas realizem exames e perícias forenses, conforme o solicitado pelo ministério público, tribunais ou órgãos de investigação criminal. A especialização privilegia os aspetos práticos da medicina dentária forense e uma compreensão aprofundada da correta manipulação profissional, exame, interpretação e apresentação de provas dentárias e orais que podem ser apresentadas às autoridades legais. Estes profissionais prestam um serviço importante à comunidade no âmbito civil, criminal, laboral e deontológico. Antes de se inscrever, os futuros alunos devem considerar que a natureza dos conceitos e do trabalho nos casos exigidos costumam ser de confronto e podem ser angustiantes para algumas pessoas.

 

 

Esta especialização é concebida para médicos dentistas que desejam adquirir experiência na área profissional da Medicina Dentária Forense e, adicionalmente para todos os profissionais que de alguma forma estão relacionadas com as várias áreas de intervenção Medicina Dentária Forense. Inclui os profissionais da área de direito, da área da medicina, da área da enfermagem, da área de higiene oral e outras áreas que intervém de uma forma interdisciplinar. Esta especialização no âmbito da medicina dentária forense com uma componente desenhada de forma individual para estes profissionais, dará uma formação técnico-científica que lhes permita dentro de cada área de formação, uma atuação mais adequada na área da medicina dentária forense.

Com esta especialização em Medicina Dentária Forense, a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Medicina Dentária prosseguem, assim, a sua função de qualificação de mestres e licenciados e de promoção da investigação e da intervenção especializada nesta área do conhecimento, privilegiando o diálogo interdisciplinar e a intervenção biossocial.

O Curso de Especialização é certificado e é gerido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa com a colaboração da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Zagreb.

Inglês é de caráter obrigatório.

Português é de caráter facultativo.

 

 

3 razões para escolher este curso

1.

São privilegiados os aspetos práticos da medicina dentária forense e uma compreensão aprofundada da correta manipulação profissional, exame, interpretação e apresentação de provas dentárias e orais que podem ser apresentadas às autoridades legais.

2.

Para profissionais que pretendam prestar um serviço importante à comunidade no âmbito civil, criminal e deontológico.

3.

Com uma abordagem transversal e um acompanhamento personalizado, este curso privilegia o diálogo interdisciplinar e a intervenção biossocial.

Plano de Estudos

Com esta especialização em Medicina Dentária Forense, a FMUL e a FMDUL prosseguem a sua promoção da investigação e da intervenção especializada nesta área do conhecimento.

Objetivos

  • Criar um período de aquisição de competências básicas em medicina dentária forense (conhecimentos, capacidades e atitudes), tendo em vista preparar os profissionais de saúde e outros profissionais das ciências forenses e judiciais para atuarem de forma correta e adequada, no melhor interesse da sociedade e sempre nos termos da lei, quando confrontados na sua vida profissional com questões de índole da medicina dentária forense, independentemente da área em que trabalhem, de forma a contribuírem para uma boa administração da Justiça, para a prevenção da violência e para o tratamento, proteção, reabilitação e reintegração das pessoas envolvidas em questões com repercussão forense e médico-legal.
  • Proporcionar conhecimentos teóricos e competências práticas no âmbito da intervenção da Medicina Dentária Forense.

Competências a adquirir

  • Capacitar os estudantes para a obtenção de um conjunto de conhecimentos básicos sobre as várias vertentes de atuação da medicina dentária forense, no que se refere à sua abrangência, objetivos, competências e pertinente legislação, com particular ênfase na forma como esta ciência se pode e deve articular com as restantes áreas da intervenção médico-legal, jurídica, judicial e forense. Esta capacitação é avaliada, para os titulares do grau de licenciado ou de mestre em Medicina Dentária e em Medicina, mediante as competências práticas que o estudante demonstra na realização prática das perícias médico-legais fundamentais na legislação em vigor no âmbito das mesmas.
  • Para os estudantes titulares de outros cursos para além dos anteriormente indicados, aquela capacitação é avaliada, mediante a competência de aquisição de conhecimentos teóricos no âmbito da Medicina Dentária Forense.

Saídas Profissionais

​​​​​Este curso de especialização fornece as ferramentas necessárias para prosseguir na investigação em Medicina Dentária Forense. É um curso de especialização recomendado para todos os profissionais que atuam como peritos nas áreas da Medicina Dentária Forense. Como exemplo, médicos dentistas e médicos contratados para o exercício de funções periciais junto dos Tribunais ou no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, peritos médicos dentistas e médicos ou juristas de Companhias Seguradoras. Para os estudantes internacionais, as oportunidades de carreira são as mesmas, nos respetivos países. 

Destinatários

  • Os titulares do grau de licenciado ou de mestre em Medicina Dentária e Medicina;
  • Os titulares do grau de licenciado ou de mestre em Direito, Química, Bioquímica, Ciências Laboratoriais Forenses e Criminais, Biologia, Psicologia, Antropologia, Enfermagem, Higiene Oral e Ciências Policiais;
  • Os titulares do grau de licenciado ou de mestre cujo currículo demonstre uma adequada preparação de base e sobre os quais a comissão científica do ciclo de estudos dê um parecer favorável;
  • Os titulares de graus universitários estrangeiros equivalentes, cujo currículo demonstre uma adequada preparação de base e sobre os quais a comissão científica do ciclo de estudos dê um parecer favorável;

 

Perfil dos candidatos

Este curso de especialização é recomendado para todos os interessados em obter formação avançada na área da Medicina Dentária Forense e suas aplicações. Incluem, os profissionais que já atuam como peritos, especialistas, investigadores e profissionais nesta área e noutras áreas forenses e jurídicas com ligação a esta área das ciências forenses.

 

Horário do Curso de Especialização

As unidades curriculares de frequência obrigatória são lecionadas preferencialmente durante dois dias, às sextas e sábados, das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00. A lecionação de outras atividades, designadamente de índole prática e seminários, também de frequência obrigatória, poderá ocorrer no período da manhã ou/e da tarde, de segunda a sexta, de acordo com os conteúdos programáticos e a disponibilidade dos serviços das instituições.

 

Avaliação

A avaliação dos conhecimentos será realizada, por cada unidade curricular, através de exame escrito, a realizar-se exclusivamente em duas épocas a designar-se – normal e de recurso. Os exames terão uma classificação quantitativa numa escala de zero a vinte valores.  A classificação final de cada unidade curricular corresponde à nota obtida no exame final. Uma classificação inferior a 10 valores implica a reprovação à unidade curricular.
A classificação final da especialização é calculada através da média aritmética por ECTS das notas obtidas em cada uma das unidades curriculares. Um estudante termina o curso de especialização quando tiver obtido obrigatoriamente os 60 ECTS. Caso o estudante reprove a pelo menos uma das unidades curriculares não finaliza o Curso de especialização.

 

Obtenção de frequência

É obrigatória a presença em, pelo menos, 80% da totalidade das aulas teóricas de cada unidade curricular e de 100% da totalidade das aulas práticas/laboratoriais. O não cumprimento desta frequência implicará a reprovação automática do estudante à unidade curricular.

 

Língua de Aprendizagem/Avaliação

Inglês é de caráter obrigatório
Português é de caráter facultativo.

 

Número de Vagas

Mínimo 15, Máximo 20

 

Datas previstas

Início do ano letivo 2023-2024 a 20 de outubro de 2023.

 

Condições de Admissão

Os candidatos ao curso serão selecionados mediante os critérios a serem publicados em Edital do Curso para 2023-2024. Todos os candidatos admitidos ao processo de seleção são seriados de acordo com a pontuação obtida no processo de seleção curricular, que pode ser eliminatório, e entrevista de acordo com a ponderação definida pela Comissão Científica do Curso de Especialização:

Apreciação Curricular: 60%;

Entrevista: 40%.

 

Outras Informações

Para se candidatar aceda a: https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Os candidatos que já têm uma conta CAMPUS (que frequentam ou frequentaram um curso na Faculdade de Medicina), devem iniciar a candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Para aceder deve fazer login com a conta do Campus e depois aceder ao menu Candidato (no topo da página) para iniciar a candidatura.

Se não se lembrar do nome de utilizador ou senha da conta, clique AQUI e siga as instruções para a recuperação do nome de utilizador ou senha.  Se não conseguir recuperar o seu nome de utilizador ou palavra-passe através do mecanismo de recuperação, deverá enviar um e-mail para o endereço suporte@medicina.ulisboa.pt com os seguintes dados: nome completo; número de estudante; identificação do número do curso; número de identificação (BI/CC); e-mail externo.

Os candidatos que não tenham acesso à conta do Campus (Fenix) devem registar-se AQUI

Após criar a sua conta, receberá no seu e-mail o nome de utilizador após o qual poderá iniciar a formalização da candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

 

 

Comissão Coordenadora

Professora Coordenadora / Comissão Científica (FMDUL, FMUL)
Professor Co-Coordenador / Comissão Científica
Comissão Científica (FMDUL)
Comissão Científica (FDUC)
Comissão Científica (SDM Zagreb, FMDUL)
Comissão Científica (SDM Zagreb, FMDUL)