Medicina Dentária Forense

Logotipo FMDUL  Logotipo Zagreb

O Curso de Especialização em Medicina Dentária Forense é desenhada para facultar aos profissionais de saúde e a todos aqueles profissionais que exerçam funções no âmbito médico-legal e forense, a competência e a prática no campo da intervenção da medicina dentária forense. Uma competência em Medicina Dentária Forense permite que os médicos dentistas realizem perícias forenses, conforme o solicitado pelo ministério público, tribunais ou médicos legistas.

Em parceria com a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e a Escola de Medicina Dentária da Universidade de Zagreb.

Curso de Especialização em Medicina Dentária Forense, Ano Letivo 2022-2023

Curso Bilingue (Inglês/Português)

3 razões para escolher este curso

1.

São privilegiados os aspetos práticos da medicina dentária forense e uma compreensão aprofundada da correta manipulação profissional, exame, interpretação e apresentação de provas dentárias e orais que podem ser apresentadas às autoridades legais.

2.

Para profissionais que pretendam prestar um serviço importante à comunidade no âmbito civil, criminal e deontológico.

3.

Com uma abordagem transversal e um acompanhamento personalizado, este curso privilegia o diálogo interdisciplinar e a intervenção biossocial.

Plano de Estudos

Com esta especialização em Medicina Dentária Forense, a FMUL e a FMDUL prosseguem a sua promoção da investigação e da intervenção especializada nesta área do conhecimento.

Objetivos

Criar um período de aquisição de competências básicas em medicina dentária forense (conhecimentos, capacidades e atitudes), tendo em vista preparar os profissionais de saúde e outros profissionais das ciências forenses e judiciais para atuarem de forma correta e adequada, no melhor interesse da sociedade e sempre nos termos da lei, quando confrontados na sua vida profissional com questões de índole da medicina dentária forense, independentemente da área em que trabalhem, de forma a contribuírem para uma boa administração da Justiça, para a prevenção da violência e para o tratamento, proteção, reabilitação e reintegração das pessoas envolvidas em questões com repercussão forense e médico-legal.

Proporcionar conhecimentos teóricos e competências práticas no âmbito da intervenção da Medicina Dentária Forense.

Competências a adquirir

Capacitar os estudantes para a obtenção de um conjunto de conhecimentos básicos sobre as várias vertentes de atuação da medicina dentária forense, no que se refere à sua abrangência, objetivos, competências e pertinente legislação, com particular ênfase na forma como esta ciência se pode e deve articular com as restantes áreas da intervenção médico-legal, jurídica, judicial e forense. Esta capacitação é avaliada, para os titulares do grau de licenciado ou de mestre em Medicina Dentária e em Medicina, mediante a competência prática que o estudante demonstra na realização prática das perícias médico-legais fundamentais na legislação em vigor no âmbito das mesmas. Para os estudantes titulares de outros cursos para além dos anteriormente indicados, aquela capacitação é avaliada, mediante a competência de aquisição de conhecimentos teóricos no âmbito da Medicina Dentária Forense.

Saídas Profissionais

Este curso de especialização fornece as ferramentas necessárias para prosseguir na investigação em Medicina Dentária Forense. É um curso de especialização recomendado para todos os profissionais que atuam como peritos nas áreas da Medicina Dentária Forense.

Destinatários

1. Os titulares do grau de licenciado ou de mestre em Medicina Dentária e Medicina;
  2. Os titulares do grau de licenciado ou de mestre em Direito, Química, Bioquímica, Ciências Laboratoriais Forenses e Criminais, Biologia, Psicologia, Antropologia, Enfermagem, Higiene Oral e Ciências Policiais;
  3. Os titulares do grau de licenciado ou de mestre cujo currículo demonstre uma adequada preparação de base e sobre os quais a comissão científica do ciclo de estudos dê um parecer favorável;
  4. Os titulares de graus universitários estrangeiros equivalentes, cujo currículo demonstre uma adequada preparação de base e sobre os quais a comissão científica do ciclo de estudos dê um parecer favorável.

A propina poderá ser paga, na sua totalidade ou em prestações, de acordo com os prazos e valores indicados para o ano letivo 2022/2023.

Comissão Coordenadora

Mulher de cabelo castanho a sorrir
Cristiana Palmela Pereira
Professora Coordenadora (FMDUL)