Comunicação em Saúde e Educação e Comunicação em Ciências da Saúde - CSeECCS

A saúde no século XXI está em mudança e a capacitação de pessoas, enfermeiros e médicos, outros ciências sociais: antropologia, psicologia, etc. no sentido de mudança de comportamentos que preservem a sua saúde e das suas comunidades, podem determinar a sua condição de saúde e de vida. Desenvolver esta área científica em capacitação de pessoas que serão mediadoras e formadoras de pessoas, comunidades e de doentes, seja em Portugal ou nos Países Africanos, podem fazer a diferença. Assim, comunicação em saúde (CS) é apresentada como um determinante da saúde e designada pela Organização Mundial de Saúde, uma Essential Public Health Operation (EPHO9) ou Função Essencial da Saúde Pública que visa a promoção da saúde e a prevenção da doença. Combinada com a educação e comunicação em ciências da saúde (ECCS), respondem, juntas, à necessidade de comunicar e informar os diferentes públicos-alvo (PA), por parte dos diferentes stakeholders da saúde. Juntas, desenvolvem novas metodologias para e com os diferentes PA, através do seu cariz interdisciplinar entre as Ciências da Saúde, especialmente a Medicina Preventiva (MP) e também a Saúde Pública (SP) com as Ciências da Comunicação. Um domínio especial, na medida em que cruza duas áreas com profundas diferenças, difíceis de compatibilizar, adaptando-se às idiossincrasias das populações alvo e objetivos do problema de saúde pública através de ADVOCACIA, COMUNICAÇÃO (com literacia e informação) e MOBILIZAÇÃO SOCIAL para a SAÚDE. O seu ensino vai ser realizado por especialistas e académicos prestigiados, docentes, e pretende a aquisição pelos formandos/discentes, dos conceitos e teorias e modelos experimentais e o conhecimento, cujas aplicações, através de estratégia de mudança de comportamentos, informação aos PA e Ganhos em saúde e redução de custos em saúde/medicina.

3 razões para escolher este curso

1.

Desenvolver competências de comunicação e literacia em saúde.

2.

Criar estratégias de saúde e adaptá-las aos públicos-alvo, sobretudo vulneráveis, Medicina intensiva e de Emergência de saúde pública.

3.

Investigar e intervir na sociedade com fundraising.

Plano de Estudos

O programa deste curso conta com um painel de docentes diferenciado e promove uma visão transversal da Comunicação e Educação em Saúde.

Objetivos

Os objetivos do curso centram-se na aquisição de conhecimento sobre metodologias de comunicação em Saúde FACE:

  • Formar em conteúdos e técnicas científicas de Comunicação em Saúde Educação em Ciências da Saúde (CSECS) com base nos principais indicadores e problemas de saúde (até humanitários) que possam existir em sociedades de países desenvolvidos ou em populações de países que vítimas de conflitos, epidemias, crises nutricionais e desastres naturais nos países em desenvolvimento.
  • Adaptar as estratégias de comunicação aos públicos-alvo específicos e/ou vulneráveis os principais elementos e os problemas de saúde e humanitários que sofrem as populações vítimas de conflitos, epidemias, crises nutricionais e desastres naturais nos países em desenvolvimento.
  • Criar metodologias de comunicação em Saúde e Ciências de Saúde e de investigação com recurso a empreendedorismo na investigação e mecanismos de financiamento e partnership e de edutainment eficazes, aplicação nos diferentes tipos de resposta que as organizações a que pertencem podem oferecer às crises em saúde pública, com vista, por um lado, à minimização da morbilidade e redução da mortalidade e, aliviar o sofrimento e melhorar as condições de vida destas populações (saúde e investigação, doenças crónico-degenerativas e nutrição, água e saneamento, refúgios, etc.) e, por outro, no aumento de projetos de investigação e de intervenção com e para a comunidade, visando a prevenção da doença e de situações de risco.
  • Empoderar os discentes – em ensino graduado e pós-graduado – com novas competências (especializadas) e treino dos skills pessoais dos médicos e cientistas ou comunicadores especializados, e outros profissionais, de modo a atuarem com eficácia e evidência em situações de REC, como pandemias e humanitárias, destacando situações de desastre ambiental e pandémico.

Competências a adquirir

Por se tratar de um curso inovador na área das Tecnologias da Saúde e Ramos de Educação e Comunicação em Ciências da saúde e que pretende ser mobilizador de vários públicos, prevê diferentes níveis de formação, desde social e política à ciência e saúde, vai contribuir para:

  • O enriquecimento dos formandos nos domínios da comunicação em saúde com as diferentes ciências da saúde, interligando as áreas curriculares sempre à da comunicação em saúde, destacando evidência científica com comunicação e saúde pública, ou neurociências e comunicação, comunicação institucional da saúde ou mesmo empreendedorismo na comunicação em saúde;
  • Desenvolver competências na comunicação proativa e de risco;
  • Desenvolver competências na gestão de catástrofe e emergência em saúde pública
  • Comunicação da evidencia científica em saúde.

 

Saídas Profissionais

  • Comunicador em saúde e ciências de saúde (especialidades médicas e enfermeiros);
  • Gestor da comunicação e crise humanitária (guerra e catástrofes ambientais) em saúde - parceria Cruz Vermelha Portuguesa;
  • Comunicador de ciência médica;
  • Jornalista especialista sociedade;
  • Gestor da comunicação em economia gestão em saúde.

 

Linhas de Investigação

  • Educação e Comunicação em Ciências da Saúde (ECCSS)
  • Medicina
  • Neurociências
  • Organização e Gestão em Saúde (OGS)
  • Saúde Ambiental

Destinatários

Destina-se a licenciados ou equivalente legal na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos em medicina, enfermagem, biologia, farmacêuticos, comunicação social e outras áreas afins cujo currículo demonstre uma adequada preparação de base e sobre os quais a comissão científica do ciclo de estudos dê um parecer favorável.

 

Condições de Admissão

Os candidatos ao CE são seriados através de apreciação curricular e entrevista de acordo com os critérios e ponderação definidos pela Comissão Científica do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO, nomeadamente:

Apreciação curricular: 70%, que incluirá avaliação dos seguintes parâmetros:

  • Classificação obtida em grau(s) anterior(es);
  • Motivação e racional da candidatura, expressa na carta de motivação;
  • Experiência profissional na área, incluindo trabalhos realizados.

Entrevista: 30%, que incidirá sobre os seguintes parâmetros:

  • Competências demonstradas:
  • Adequação do discurso do candidato aos objetivos do CE à qual se candidata;
  • Enquadramento das necessidades e expetativas do candidato às potencialidades e limitações do programa do CE;
  • Capacidade de empatia e de relação interpessoal do candidato, no contexto do trabalho de investigação em equipa e multidisciplinar;

Abertura do candidato para explorar áreas afins em potenciais projetos integrados com outros grupos dedicados a temas diversos.

 

Outras Informações

Para se candidatar aceda a: https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Os candidatos que já têm uma conta CAMPUS (que frequentam ou frequentaram um curso na Faculdade de Medicina), devem iniciar a candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Para aceder deve fazer login com a conta do Campus e depois aceder ao menu Candidato (no topo da página) para iniciar a candidatura.

Se não se lembrar do nome de utilizador ou senha da conta, clique AQUI e siga as instruções para a recuperação do nome de utilizador ou senha.  Se não conseguir recuperar o seu nome de utilizador ou palavra-passe através do mecanismo de recuperação, deverá enviar um e-mail para o endereço suporte@medicina.ulisboa.pt com os seguintes dados: nome completo; número de estudante; identificação do número do curso; número de identificação (BI/CC); e-mail externo.

Os candidatos que não tenham acesso à conta do Campus (Fenix) devem registar-se AQUI.

Após criar a sua conta, receberá no seu e-mail o nome de utilizador após o qual poderá iniciar a formalização da candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Comissão Coordenadora

Professora Coordenadora
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Ana Paula Martins
Comissão Científica (FFUL)