Avaliação do Dano Corporal (Pessoal) Pós-Traumático

O Curso de pós-graduação especialização em Avaliação do Dano Corporal organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e promovido pelo Instituto de Formação Avançada visa contribuir para a formação de uma atividade pericial, mantendo os conhecimentos doutrinais da especialidade de Medicina Legal e do Direito. É desenhado para facultar aos profissionais de saúde e a todos aqueles profissionais que exerçam funções no âmbito da Avaliação do Dano Corporal, a competência e a prática no campo da intervenção judicial e extrajudicial na reparação do dano.

Uma competência em Avaliação do Dano Corporal permite que os médicos realizem uma atividade pericial de acordo com a sua especialidade médica.

Este curso de Pós-graduação é dirigido essencialmente a licenciados e mestres em Medicina e Medicina Dentária que se dediquem ou possam vir a dedicar a avaliação do dano na pessoa, mas é aberto também a licenciados e mestres em Direito. Excecionalmente, poderão vir a ser admitidos auditores de outras áreas profissionais.

3 razões para escolher este curso

1.

São privilegiados os aspetos práticos de forma a proporcionar a peritos envolvidos na avaliação do dano corporal conhecimentos e competências práticas para uma avaliação qualificada do dano corporal nos seus diversos domínios.

2.

Para profissionais que pretendam prestar um serviço importante à comunidade no âmbito da avaliação do dano corporal.

3.

A detenção de um curso do tipo do que aqui se propõe, é um dos critérios obrigatórios para a admissão à competência em avaliação do dano corporal pela Ordem dos Médicos.

Objetivos

• Criar um período de aquisição de competências básicas em avaliação do dano corporal (conhecimentos, capacidades e atitudes), tendo em vista preparar os médicos e os médicos dentistas atuarem de forma correta e adequada, no melhor interesse da sociedade e sempre nos termos da lei, quando confrontados na sua vida profissional com questões de reparação do dano, independentemente da área em que trabalhem, de forma a contribuírem para adequada e justa avaliação do dano na pessoa.
  • Proporcionar conhecimentos teóricos e competências práticas para uma avaliação qualificada do dano na pessoa nos seus diversos domínios.
  • Proporcionar nos profissionais o desenvolvimento da investigação científica nesta área.

Competências a adquirir

• Capacitar os estudantes para a obtenção de um conjunto de conhecimentos básicos sobre as várias vertentes de atuação da avaliação do dano, no que se refere à sua abrangência, objetivos, competências e pertinente legislação, com particular ênfase na forma como esta área contribui para a boa administração da justiça.
  • Capacitar os estudantes para a obtenção de um conjunto de competências práticas para uma avaliação qualificada do dano e personalizada à pessoa nos seus diversos domínios.

Destinatários

• Os titulares do grau de licenciado ou de mestre em Medicina Dentária e Medicina;
  • Os titulares do grau de licenciado ou de mestre em Direito;
  • Os titulares de graus universitários estrangeiros equivalentes, cujo currículo demonstre uma adequada preparação de base e sobre os quais a comissão científica do ciclo de estudos dê um parecer favorável.

Saídas Profissionais

É um curso de especialização recomendado para todos os médicos e médicos dentistas que atuam como peritos.

Condições de Admissão

Os candidatos ao curso serão selecionados mediante os critérios a serem publicados em Edital do Curso para 2024-2025, de acordo com os destinatários. Todos os candidatos admitidos ao processo de seleção são seriados de acordo com a pontuação obtida no processo de seleção curricular, que pode ser eliminatório, e entrevista de acordo com a ponderação definida pela Comissão Científica do Curso de Especialização:

Apreciação Curricular: 60%;

Entrevista: 40%.

Regime de Frequência

Outras Informações

Para se candidatar aceda a: https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Os candidatos que já têm uma conta CAMPUS (que frequentam ou frequentaram um curso na Faculdade de Medicina), devem iniciar a candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Para aceder deve fazer login com a conta do Campus e depois aceder ao menu Candidato (no topo da página) para iniciar a candidatura.

Se não se lembrar do nome de utilizador ou senha da conta, clique AQUI e siga as instruções para a recuperação do nome de utilizador ou senha.  Se não conseguir recuperar o seu nome de utilizador ou palavra-passe através do mecanismo de recuperação, deverá enviar um e-mail para o endereço suporte@medicina.ulisboa.pt com os seguintes dados: nome completo; número de estudante; identificação do número do curso; número de identificação (BI/CC); e-mail externo.

Os candidatos que não tenham acesso à conta do Campus (Fenix) devem registar-se AQUI

Após criar a sua conta, receberá no seu e-mail o nome de utilizador após o qual poderá iniciar a formalização da candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Comissão Coordenadora

Professora Coordenadora / Comissão Científica