Maria Carmo-Fonseca | Prémio Universidade de Lisboa' 21

mulher de bata sentada em laboratório

É um dos grandes rostos da Ciência e forte referência dentro do nosso Campus.

A nossa Professora Catedrática e Presidente do iMM, Maria do Carmo Fonseca, foi distinguida com o Prémio Universidade de Lisboa 2021, um prémio que conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, no valor de 25 mil euros.

Um reconhecimento feito publicamente que destaca o seu “percurso excecional”, salientando  “o impacto social da sua investigação inovadora e liderança visionária” que a tornam “uma personalidade influente em Portugal e no mundo”.

Presidente do Conselho de Escola, Carmo Fonseca é filha singular da nossa Faculdade. Terminou o curso com a melhor nota do seu ano, mas decidiu que não ia ser médica e fez um pacto com a investigação científica, onde afinou o raciocínio para a Biologia Molecular. Pensamento brilhante e olhar atento ao microscópio,  culminou na descoberta de uma molécula de ácido ribonucleico (RNA) que é muito particular e que, quando manipulada não apenas interrompe o envelhecimento como leva as células velhas a comportarem-se como novas. Nesse grande passo publicado em artigos científicos explica ao mundo como o envelhecimento é reversível.

Primeira mulher a receber o Prémio Pessoa, destaca-se ainda o Prémio Femina por mérito na Ciência. Percurso vincado pelo rigor meticuloso, tem uma doçura que só delega a quem lhe merece essa consideração. Maria do Carmo Fonseca marca todos, marcará igualmente a história da nossa Escola nas paredes que a ela um dia lhe farão homenagem, afinal este Prémio distingue e premeia “ uma individualidade de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, que tenha contribuído de forma notável para o progresso e o engrandecimento da Ciência e/ou Cultura e para a projeção internacional do país”.

Parabéns Professora!