Hospital campanha da ULisboa pronto para receber pacientes

primeiro ministro a falar para jornalistas

“Era imprescindível pôr o Estádio Universitário de Lisboa à disposição do país, uma vez que tem uma localização privilegiada para responder à situação”, António da Cruz Serra, Reitor da Universidade de Lisboa, referindo-se à pandemia Covid-19.

A estrutura foi montada em sete dias no Estádio Universitário, tem capacidade para 500 camas e já está ao serviço de todos. O objetivo é incrementar e melhorar a resposta do país na prestação de cuidados de saúde, evitando sobrecarregar o Sistema Nacional de Saúde nesta fase tão crítica da pandemia, aproveitando a proximidade geográfica do Hospital de Santa Maria.

A iniciativa louvável partiu da união de esforços da Universidade de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa, do Exército Português, da Cruz Vermelha, e de três centros hospitalares da capital lisboeta. Outras entidades contribuíram, também, para erguer este hospital campanha, nomeadamente, a Fundação AIP, a Associação de Comerciantes e Industriais Luso-Chinesa, a Associação de Hotelaria de Portugal, e a Provincial Geral dos Dehonianos (Sacerdotes do Sagrado Coração que Jesus) que coordenou doações de equipamento em várias instituições religiosas.

camas alinhadas

tendas num relvado

Assim, graças ao esforço de múltiplas entidades e associações do nosso país que muito nos honram, todos os pavilhões do Estádio Universitário estão agora transformados em apoio hospitalar de retaguarda, dispondo de uma tenda com 1000m2 e outras de menores dimensões, que servem de apoio a instalações sanitárias, serviços e refeições, estas últimas preparadas pelos Serviços de Ação Social da ULisboa.

A Faculdade de Medicina não podia estar mais orgulhosa de pertencer a esta Universidade que se move pela saúde de todos os portugueses!