Estudantes da FMUL a caminho da Ucrânia para prestar ajuda
menino no comboio
Créditos: Jornal de Brasília

São três os estudantes da FMUL que estão a postos para seguir até à fronteira da Ucrânia e avaliar em que condições podem ajudar os refugiados que continuam a tentar fugir todos os dias da guerra.

O Eddy Martins do 4º ano e a Joana Matos do 2º ano, ambos de Medicina, com o Rodrigo Bernardo do 2º ano de Nutrição, partem de Portugal dia 15 e seguem de  avião rumo à Polónia, onde permanecerão por cinco dias em Przemysl.

A notícia propagou-se rapidamente depois do relato passar na TSF. A iniciativa não foi ao acaso, mantendo a ligação à Associação Entremundos, cujo foco é a integração de refugiados em Portugal, a AEFML decidiu que este ano a Feira Solidária, que se realiza todos os anos durante uma semana intensiva, devia agilizar ajuda aos refugiados ucranianos.

Envolvida no projeto da Feira Solidária, Maria Delícias referiu-nos não ter mãos a medir com tantas que têm sido as ajudas que fazem chegar à sede da Associação de Estudantes (AEFML). Medicamentos e material médico são os pedidos desta equipa. Quem quiser ajudar ainda o pode fazer até segunda dia 14. Todos os produtos seguirão logo depois até ao seu destino em camiões.

poster entremundos

À frente seguem os três estudantes que, juntamente com mais 6 elementos da Entremundos, avaliam nesta primeira fase que condições há nas zonas de fronteira avaliando assim quantos refugiados podem trazer em segurança até Portugal. “Por agora vão recolher a informação necessária, é um trabalho de campo, e regressam dia 20. Só depois se decidirá que meios serão necessários e quantas pessoas se podem resgatar”.

Característica da Entremundos, a Maria explica ainda que, “esta Associação solidária nunca ajuda pessoas se não garantir determinadas condições de trabalho, segurança e casa”. Localizadas mais a norte do país, são várias as ofertas de trabalho feitas para quem precise de recomeçar a vida em segurança, “Há várias Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais que asseguram os empregos a estes refugiados e preparam tudo para que eles possam vir”.

Com a promessa de continuarmos a acompanhar esta equipa de ajuda, podemos no entanto ir acompanhando quase em tempo real que experiências a Joana, o Eddy e o Rodrigo terão para nos passar. Para saber deles e do ambiente que os espera, basta seguir a conta de instragram da Feira Solidária - @feira.solidaria.fml