ESCRS com Presidência Portuguesa
Share
fotografia em cima de um palco durante congresso de medicina
Congresso Ásia Pacífico, em representação da ERCS, onde ganhou o prémio de Melhor Vídeo com uma "tip"

 

Filomena Ribeiro, Médica oftalmologista e professora na FMUL, foi eleita Presidente da European Society of Cataract and Refractive Surgeons (ESCRS), naquela que é uma presidência tripartida. Eleita em 2022, numa reunião do Conselho no congresso que decorreu em Milão, tomou posse em janeiro deste ano e após cumprir os dois anos de mandato, assumirá o cargo de Past President, que acumula a função de Chair do Comité de Educação, num mandato com a mesma duração.

A médica, que é também Professora na Faculdade de Medicina, considera que esta eleição “é uma grande oportunidade para potenciar o futuro da nossa especialidade e uma excelente representação da oftalmologia portuguesa. Também um voto de confiança a todos os oftalmologistas.”

O Presidente da ESCRS é escolhido pelos membros eleitos do Conselho da Sociedade, num total de 10 votos de diferentes nacionalidades europeias. Conta com 7500 membros provenientes de 130 países e tem como objetivos promover a investigação na área da Cirurgia da Catarata e da Cirurgia Refrativa e facilitar a sua aplicação para a prática clínica. Ser uma plataforma de partilha de resultados científicos e conhecimento clínico e o de promover e fornecer educação dando apoio aos membros no desenvolvimento profissional e na prestação de cuidados.

A Sociedade é responsável pela organização do maior congresso de oftalmologia que se realiza anualmente e ainda pelo Congresso de Inverno, “puramente educacional”. Têm ainda o compromisso de implementar “uma estratégia educacional digital para aprimorar ainda mais a disseminação do conhecimento oftalmológico”, e com isto permitir a utilização das tecnologias mais recentes “ampliando assim o alcance do nosso congresso e fortalecendo a nossa missão de contribuir para o avanço da oftalmologia global”, concluiu.