Pensar o ensino, pensar a Medicina e aprender com os especialistas na área da Educação Médica, são os objetivos do Beyond MEd, o Congresso de Educação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa organizado pelo Conselho Pedagógico da FMUL, em parceria com o Departamento de Educação Médica - DEM – e a Associação de Estudantes – AEFML.
Este congresso é um momento privilegiado para docentes, investigadores, clínicos e alunos (da FMUL e a nível nacional) debaterem a realidade do Ensino quer na FMUL, como nas restantes escolas médicas nacionais, procurando trazer à discussão novas possibilidades de crescimento e inovação em Educação Médica. O Beyond MEd “cresceu desde o último ano: em 2018 teve 280 inscritos, este ano 370, um aumento de cerca de 30%, muito significativo.”
O Professor Rui Tato Marinho, Coordenador da Comissão Organizadora deste evento, falou-nos na importância deste Congresso “que a pouco-e-pouco vai ocupando o seu lugar na agenda da nossa Faculdade e também extramuros. A Pedagogia Médica, o ensino da Arte e Ciência que é a Medicina, é ancestral, tem novos desafios e novos contextos. Ensinar Medicina tem-se tornado numa área que necessita de especialização, diferenciação e investigação. A FMUL tem a felicidade de ter a trabalhar consigo profissionais de nível internacional na área da Pedagogia Médica, como é o caso da Profª Madalena Patrício. Tem havido um esforço muito grande da parte das várias estruturas docentes e discentes no sentido de fazer mais e melhor nesta área vital. Já não é só o Conselho Pedagógico, mas também a dimensão do Beyond Med, a atividade vem crescendo no Departamento de Educação Médica, na AEFML, entre outras múltiplas atividades.
O Beyond MEd é uma excelente oportunidade para reforçar o network interno entre as três instituições que integram o Centro Académico de Medicina de Lisboa (Centro Hospitalar Universitário de Lisboa, Instituto de Medicina Molecular, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) mas também, reforçando o network externo.
O objetivo de todas estas atividades assenta na missão que, eu diria, conjunta destas três grandes instituições: queremos os melhores alunos, investigadores de excelência, professores que sejam excelentes transmissores de conhecimentos e motivadores, para formarmos médicos da mais elevada qualidade. Queremos uma prática médica da mais elevada eficiência, para segurança de todos os nossos doentes. É uma questão de segurança pública e confiança da população portuguesa. Diria mesmo que, deverá constituir um desígnio nacional.”
O trabalho de organização do Congresso, este ano, contou com 12 elementos, inclusivamente com a co-organização do aluno Francisco Baptista, com experiência na Annual International (bio) Medical Students Meeting - AIMS. Esta Comissão Organizadora, dividida em várias vertentes (coordenação geral, científico, imagem e comunicação e logística) entende que, os temas escolhidos, foram muito abrangentes, na área da pedagogia médica.
“Tivemos a oportunidade de contar com quatro convidados de excelência, Key Opinion Leaders nesta área: José Miguel Pêgo (Prova Nacional de Acesso), Ray Land (um interessante conceito, Threshold Concept), Andrew Lees (um dos Neurologistas mais citados), Peter Dieter (TTT-Teach the Teachers). Outros temas abordados em mesas-redondas como a simulação médica, e em dez workshops, como seja, o que temos a aprender com a aviação em termos de segurança e fiabilidade da atividade humana para evitar o erro, ensino em África, o raciocínio médico, a reforma curricular em curso, o bullying por parte dos doentes para com os médicos, etc.
Saliento, que aumentámos a oferta de 6 para 10 workshops, foi criado um site próprio para o Beyond MEd e pela primeira vez, tivemos trabalhos oriundos de outras Escolas Médicas. Estamos a fazer um caminho…” refere-nos Rui Tato Marinho
A cerimónia terminou com a entrega do Prémio de Mérito Pedagógico Prof. Doutor J. Gomes-Pedro, este ano recebido pelo Professor Miguel Castanho. Este prémio tem como objetivo, “por um lado, homenagear o Professor Gomes-Pedro, com uma obra de excelência na área da Pedagogia Médica, que marcou de forma indelével a nossa Faculdade (foi um dos pioneiros nesta área) e por outro lado homenagear também o docente homenageado, este ano o Prof. Miguel Castanho, que tem sido ao longo dos anos muito acarinhado pelos alunos em resultado não só do seu prestígio científico, mas também pelas suas qualidades pedagógicas e organizativas e pela proximidade que tem tido de forma muito afável com os alunos da nossa Faculdade.
Em reação ao Prémio, o vencedor recebeu esta notícia com grande responsabilidade. "Sendo um prémio que resulta da nomeação dos alunos e da seleção dos meus colegas empenhados no desenvolvimento e melhoria continuada da Educação Médica na FMUL, este prémio reflete um reconhecimento amplo da minha dedicação à docência, a par com a investigação, o que me deixa muito orgulhoso. Como disse na cerimónia da entrega do diploma, dedico a distinção aos meus alunos, os de hoje e os de sempre. Eles fazem com que tudo valha a pena." - Professor Miguel Castanho.
O Professor Rui Tato Marinho reforçou ainda, "o prémio, tem uma dupla ou tripla função: chamar a atenção para a área da Pedagogia Médica, premiar quem tem obra feita e de grande dedicação à FMUL e estimular os premiados do futuro a fazerem mais e melhor.”
O Professor Rui Tato Marinho deixou uma mensagem a todos os que colaboraram e tornaram possível mais uma edição, de sucesso, deste Congresso:
“Por último queria dizer que foi uma honra e um grande prazer ajudar a organizar o 6º Beyond MEd coordenando uma grande equipa que incluiu o Francisco Baptista a coordenar de forma “semi-profissional”, o Prof. João Eurico, a Profª Maria José Diógenes, o Prof. Luís Soares de Almeida, o Prof. Nuno Santos, o João Afonso, o António Velha, o David Farinha, o Henrique Roque, o José Rodrigues, a Inês Mendo, Inês Costa Louro e Irina Spac, com a ajuda de muitos outros elementos como seja a Profª Isabel Pavão Martins, a Profª Madalena Patrício, o Prof. Joaquim Rodrigues, o Prof. Lucindo Ormonde, o Prof. Fausto Pinto, a Dora Ramos, entre muitos outros.”
Termina o seu agradecimento, citando Sir William Osler: “A University has two purposes. A great University has a dual function, to teach and to think. The successful teacher and the student are close. Teachers are also students (Sir William Osler, 1849-1919).”
Ana Raquel Moreira
Equipa Editorial