O Plano de Atividades da FMUL para 2022 (ver AQUI), foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Escola no passado dia 3 de dezembro de 2021.
Em 2022 procuraremos dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser efetivado, centrando-se nas linhas gerais traçadas no Programa de Ação da FMUL para 2018/2022, que apresentei quando da minha candidatura a um segundo mandato como Diretor da FMUL.
A ação estratégia da nossa Escola visa ministrar um ensino de qualidade, aliado a uma investigação de excelência e a uma prática médica ao mais alto nível de desenvolvimento científico e tecnológico, assumindo-se como uma instituição moderna, inovadora e aberta ao exterior, com capacidade de comunicar e de estreitar relações a vários níveis da sociedade num ambiente cada vez mais global. As circunstâncias decorrentes da pandemia que vivemos vieram ainda mais acentuar a necessidade duma formação de excelência, bem como a necessidade de inovar no desenvolvimento de metodologias de ensino e investigação que se adaptem melhor às condições atuais.
Os objetivos estratégicos da FMUL para 2018/2022 encontram-se alinhados com as principais linhas orientadoras da Universidade de Lisboa (ULisboa), que acreditamos nos permitirão colocar num patamar cada vez mais competitivo a nível nacional e internacional, mesmo em condições adversas como aquelas que temos vindo a experienciar desde 2020.
O Plano de Atividades da FMUL para 2022 foi elaborado ainda numa conjuntura afetada pela maior crise de Saúde Pública que a Humanidade já defrontou nos últimos 100 anos, devendo, pois, ser apreciado nesse contexto.
Acreditamos que com o entusiasmo e empenho de todos, estudantes, investigadores, colaboradores docentes e não docentes, continuaremos em 2022 a construir uma Escola que honra o passado e constrói o futuro!
Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Diretor da FMUL