Daniel Salvador, Licenciado em Biologia, Mestre em Biologia Humana e Ambiente, e, recentemente, Doutor em Ciências e Tecnologias da Saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Iniciou o seu percurso de investigação na microbiologia das águas em 2013/2014, quando desenvolveu o seu projeto de mestrado sobre a influência dos fatores ambientais na expressão de genes associados à produção de toxinas em cianobactérias de água doce, no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
Mais tarde, com a entrada no Programa Doutoral Empresarial EnviHealth&Co, do Instituto de Saúde Ambiental, enveredou pela virologia ambiental, tendo realizado o seu último projeto no Laboratório da Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL), relativo à monotorização de vírus entéricos em diferentes matrizes de água portuguesas.
Atualmente, trabalha como Técnico Superior no Laboratório da EPAL, encontrando-se a implementar as metodologias para a deteção e quantificação de SARS-CoV-2 em água. Nesta entrevista, fala sobre o seu projeto de doutoramento, explicando como se processa a pesquisa de vírus na água e, também, algumas curiosidades e responsabilidades que devemos ter com a água.
Leonel Gomes
Equipa Editorial