Passar para o conteúdo principal
Menu

Logo news@fmul

logos ULisboa FMUL CAML

  • PT
  • EN

Menu Lateral Icons

Menu Lateral

  • Eventos
  • Newsletter
  • Notícias
  • Espaço Ciência

Voltar ao topo

News nº
1
Novembro 2008
(Visite a edição completa)
Mais e Melhor
Centro Académico de Medicina de Lisboa
DrAdalbertoEm Portugal, a opção por um modelo de Serviço Nacional de Saúde, inspirado no modelo social europeu, tem vindo a consolidar a percepção, por parte dos cidadãos, da utilidade de um bem público que, muito embora comporte um elevado grau de dependência entre os cidadãos e o Estado, surge como a melhor forma de garantir os valores do acesso, da equidade e da solidariedade social.

A organização em sistema, do sector da saúde, fundada em critérios de qualidade e de idoneidade técnica e deontológica, favorece o planeamento, a coordenação e a integração de cuidados. As vantagens de um modelo sistémico devem, igualmente, contribuir para uma rigorosa ponderação de investimentos, em infra-estruturas e equipamentos bem como para uma adequada gestão dos recursos humanos.

A evolução económica, social e demográfica, dos últimos anos, não deixa grandes dúvidas quanto ao mapeamento de necessidades com que os sistemas de saúde se vão defrontar nas próximas décadas. Esta tendência é bem ilustrada pela recomendação, recentemente, produzida no âmbito do relatório da Comissão de Desenvolvimento do Parlamento Europeu ao referir a necessidade de ser, substancialmente, reforçado o orçamento da União Europeia para os custos do ensino e dos serviços de saúde a par dos encargos com os serviços sociais de base.

Embora os objectivos do sistema de saúde não se esgotem nos ganhos de eficiência ou na redistribuição de valor económico, a sua boa governação deve incorporar a cultura da eficiência enquanto instrumento de garantia de qualidade sustentável. É por isso fundamental que o desenvolvimento das políticas públicas tenha, sempre, em conta a qualidade das escolhas.

Os novos paradigmas assistenciais tornam cada vez mais exigentes as respostas do sistema de saúde. Neste sentido, os novos modelos de organização e de cooperação devem procurar compatibilizar as necessidades prioritárias de educação médica e da investigação, com o desenvolvimento da missão assistencial, no âmbito das responsabilidades do sistema de saúde. Este objectivo não deverá ser dissociado do aprofundamento da dimensão académica da medicina clínica bem como do fomento da investigação biomédica e clínica.

A cooperação estratégica institucional, no sector da saúde, deverá ter como eixos fundamentais a formação pré e pós-graduada e a educação médica continuada, medicina, ciências biomédicas e da saúde.

A reorientação do sistema de saúde implica, necessariamente, a capacidade de racionalização dos meios disponíveis de elevado custo e diferenciação. Este processo deve ter como determinante crítica a incorporação de valor científico, técnico e clínico ao mesmo tempo que se recentram as competências e os recursos, num ambiente multidisciplinar, que favoreça o incremento da investigação biomédica e clínica.

É neste contexto que importa reflectir sobre a utilidade social da criação de um Centro Académico de Medicina. Este projecto comum entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o Instituto de Medicina Molecular e o Hospital de Santa Maria (Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE) reúne as melhores condições, ao nível do ambiente institucional, para perseguir uma via de modernização nas áreas da educação médica e das ciências da saúde.

Estamos, profundamente convictos, de ter pela frente não apenas um grande desafio institucional mas, acima de tudo, uma grande oportunidade no desenvolvimento da dimensão académica na medicina clínica e dos princípios de governação clínica das áreas comuns para o ensino.

Adalberto Campos Fernandes
Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE
Share

news@fmul

Subscreva já!
Lista de contactos

Footer menu

  • Termos de Utilização
  • Proteção de Dados
  • Ficha Técnica
  • Mapa do Site

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (C) 2023

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação.

Ao carregar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

  • Estudar
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
      • Licenciatura em Ciências da Nutrição (1º Ciclo)
    • Mestrados, Doutoramentos e Cursos não conferentes de grau
    • Formação Contínua
    • Masterclass Online Courses
      • Operating Theatres Leadership and Perioperative Practice Management
      • Emergências Cardiovasculares
      • Emergências Cerebrovasculares
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacionais
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • Avaliação e Acreditação
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Biblioteca
  • Investigar
    • Investigação na FMUL
    • Produção Científica
    • Comissão de Ética do CAML
    • Apoios para a Investigação
    • Inovação e Empreendedorismo
      • Laboratório de Inovação
      • SynerGIEs
      • Workshops Tools for Innovation
  • Viver
    • A Cidade
    • Acessos
    • Alojamento
    • Custo de vida
    • Apoio Social
    • Desporto e bem-estar
  • Internacional
    • Mobilidade
      • Erasmus +
        • Incoming
        • Outgoing
      • Outras Mobilidades
    • Reconhecimento de Qualificações Estrangeiras
    • Convénios e Protolocos ULisboa
    • Visitas e Iniciativas Internacionais
  • A FMUL
    • Mensagem do Diretor
    • Enquadramento Estratégico
    • Marcos Históricos
      • História
        • Porquê reformar o ensino clínico?
      • Breve História da Reforma do Ensino Clínico de 2021 na FMUL
    • Organização
      • Organograma
      • Órgãos de Governo
        • Diretor
          • Despachos do Diretor
        • Conselho de Escola
        • Conselho Científico
        • Conselho Pedagógico
        • Conselho de Gestão
      • Unidades Estruturais
        • Áreas Disciplinares Autónomas
          • Área Disciplinar Autónoma de Imuno-Oncologia
        • Unidades de Investigação Autónomas
        • Clínicas Universitárias
        • Institutos
        • Laboratórios
        • Departamento de Educação Médica
        • Departamentos
      • Serviços Técnicos e Administrativos
        • Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação
          • Prémio GAPIC David-Ferreira
          • Dia da Investigação
          • Programa “Educação pela Ciência”
          • Bolsa Fundação Astrazeneca/ FMUL
          • Cursos GAPIC
          • GAPIC Alumni
          • Observar a actividade científica
        • Diretor Executivo
        • Direção de Serviços de Gestão Administrativa
        • Gabinete de Inovação e Empreendedorismo
          • SynerGIEs
          • Workshops Tools for Innovation
        • Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade
        • Instituto de Formação Avançada
        • Área Académica
          • Matrículas e Inscrições 2022/2023 – 1º Ano, 1ª Vez
        • Área de Gestão Financeira e Patrimonial
        • Área de Instalações, Equipamentos, Aprovisionamento e de Tecnologias de Informação
        • Área de Recursos Humanos e Vencimentos
          • SIADAP 3 - Avaliação Desempenho Trabalhadores Não Docentes
          • Procedimentos Concursais
          • Legislação e Bibliografia
          • Formação Profissional
          • Programa de Apoio Financeiro à Formação Académica
        • Área dos Polos Administrativos
        • Gabinete de Apoio ao Estudante
          • Embaixador Mentoring
          • Espaço S
            • Moving in
            • Onde posso obter ajuda?
          • simplesMENTE
          • Mentoring 2.0
          • Projeto Mentoring
          • Solvin’ It
          • Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP
          • Mapping your way
          • Take On
          • Transforma Portugal
          • iNerd
        • Gabinete de Comunicação
        • Unidade de Segurança, Saúde e Sustentabilidade
      • Museu Egas Moniz
    • Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
    • FMUL em números
    • Documentos Oficiais
    • Espaços Pedagógicos
    • Parcerias
      • Parcerias Institucionais
      • Instituições Afiliadas
      • Protocolos de Colaboração Nacional
      • Protocolos de Colaboração Internacionais
      • Parcerias no Ensino
      • Instituições Parceiras no âmbito do Programa Erasmus+
    • AAAFML
    • Fmul na Comunidade
      • Conselho de Cidadãos
      • Conselho Consultivo
      • Responsabilidade Social
      • Doação de Corpo à Ciência
    • Identidade Visual
    • Área Interna
      • Formulários e Documentos
    • Centro de Simulação - CTMA
    • Inclusão e Não Discriminação na FMUL
  • Acesso Rápido
    • Mestrado Integrado em Medicina (MIM)
    • Acesso para Licenciados
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
    • Qualificações Estrangeiras
    • Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN)
    • Institutos
    • Clínicas Universitárias
    • Erasmus +
    • Outras mobilidades
    • Laboratórios
    • Unidades de Investigação Autónoma
    • Formação contínua
    • Identidade Visual
    • Projetos Cofinanciados pela UE
    • Documentos Oficiais
    • Área Interna
    • FMUL digital
    • Procedimentos Concursais
    • Newsletter
    • Avaliação do Desempenho dos Docentes de Carreira por Ponderação Curricular | 2019-2021
    • Biblioteca
    • Serões de Literatura
  • Estudantes
    • Secretaria Virtual
      • Matrículas e Inscrições 2023/2024 – Outros Anos
      • Calendário de escolaridade e procedimentos de exames
      • Horários e Salas de Aula
      • Estatutos e Regimes
      • Propinas e emolumentos
      • Atribuição de Cacifos
      • Seguro escolar e ação social
      • Minutas e requerimentos
      • Creditações
      • Prescrição
      • Unidades Curriculares Optativas | Medicina
      • 6º ano | Estágio Clínico Profissionalizante
      • Trabalho final do Mestrado Integrado em Medicina
      • Regulamentos
      • Código de Honra
    • Aplicações
      • myFenix | vídeo
      • FenixEdu
      • Moodle (eLearning)
      • Webmail
    • Formação Contínua
    • Formação Avançada
      • Provas Académicas
    • Gabinete de Apoio ao Estudante
      • Pausa para a Saúde Mental
    • Provedor do Estudante
    • Mobilidade
    • Apoios para a Investigação
    • Biblioteca
    • AEFML
    • Estudantes com Necessidades Educativas Especiais