Medicina do Sono e Circadiana

O Mestrado em Medicina do Sono e Circadiana tem um currículo inovador na interseção das Ciências e Medicina do Sono e Circadiana. O programa possui um enfoque prático, clínico e translacional, da investigação básica às aplicações clínicas, dotando os alunos de competências técnicas, clínicas, de comunicação e de investigação. Os alunos irão adquirir experiência na orientação clínica e interdisciplinar das perturbações do sono e na promoção da saúde com soluções inovadoras. Este programa foi desenvolvido para os futuros líderes na área.

3 razões para escolher este curso

1.

Diferenciação profissional de elevada qualidade.

2.

Participação em redes nacionais e internacionais.

3.

Corpo docente multidisciplinar e altamente diferenciado.

Plano de Estudos

Este Mestrado pretende relacionar diferentes especialidades de forma transversal criando profissionais altamente diferenciados na área do ensino, investigação e na prática clínica.

Objetivos

  • Compreensão dos mecanismos: Desenvolver uma compreensão profunda e abrangente dos mecanismos  fisiológicos do sono, dos ritmos circadianos e da sua estreita interação, assim como das suas patologias, construindo uma base sólida para a investigação e para a prática clínica.
  • Competências de diagnóstico: Promover competências para a avaliação das perturbações do sono, incluindo a avaliação clínica e a utilização de tecnologias e metodologias de ponta em medicina do sono.
  • Estratégias de Tratamento Integrativo: Promover a aquisição de conhecimentos sobre as abordagens integrativas e multidisciplinares para o tratamento das perturbações do sono, incorporando as mais recentes modalidades terapêuticas e tecnologias emergentes.
  • Colaboração Interdisciplinar: Promover competências na abordagem interdisciplinar, envolvendo profissionais de diversas áreas (medicina, psicologia, neurociências, engenharia, etc.) para abordar os complexos desafios da biologia e medicina do sono/circadiana.
  • Liderança e comunicação em Medicina do Sono e Circadiana: Desenvolver a capacidade de liderança e comunicação, contribuindo para avanços na medicina do sono, iniciativas de saúde pública, desenvolvimento de políticas da saúde e preparando os estudantes para liderar e inovar num cenário em constante evolução como a área da medicina do sono e circadiana.
     

Competências a adquirir

  • Proficiência em diagnóstico avançado: Adquirir/Desenvolver experiência na utilização da avaliação clínica e de instrumentos e técnicas de diagnóstico para avaliar o sono e as suas patologias, incluindo interpretação de resultados de polissonografia, actigrafia e outras avaliações especializadas.
  • Capacidade de planificação de intervenções terapêuticas: Adquirir/Desenvolver a capacidade de conceção e implementação de planos de tratamento personalizados para as diversas patologias do sono, integrando abordagens terapêuticas baseadas na evidência científica, intervenções comportamentais e estratégias farmacológicas, cirúrgicas ou outras.
  • Investigação e Análise Crítica: Adquirir/Desenvolver competências de investigação, incluindo analisar criticamente a literatura científica, projetar e conduzir projetos de investigação em medicina do sono e circadiana, contribuindo significativamente para avanços científicos na área.
  • Colaboração Interdisciplinar: Adquirir/Desenvolver competências para a colaboração interdisciplinar nos vários desafios da medicina do sono e circadiana. A comunicação eficaz e o trabalho em equipa são estimulados para uma abordagem mais holística.
  • Educação e comunicação: Adquirir/Desenvolver a capacidade de comunicação de conceitos complexos como a fisiologia do sono/ritmos circadianos e suas patologias aos pacientes, profissionais de saúde e à comunidade em geral. Foco na educação e literacia em saúde.

 

 

Saídas Profissionais

  • Especialista em medicina do sono
  • Investigador clínico e básico em medicina do sono e circadiana
  • Técnico de sono
  • Psicólogo de sono
  • Consultor em saúde ocupacional ou na indústria

 

 

Linhas de Investigação

  • Determinantes sociais e ambientais do sono
  • Sono e ritmos nas doenças neurológicas
  • Sono e ritmos nas doenças respiratórias
  • Sono e ritmos nas doenças psiquiátricas
  • Tecnologia e monitorização do sono

Destinatários

Os destinatários podem incluir indivíduos com formação ou interesses em vários campos relacionados à saúde, ciências e investigação, incluindo:
Profissionais de saúde - Médicos (ex. pneumologistas, neurologistas, pediatras, psiquiatras, otorrinolaringologistas, estomatologistas, cirurgiões maxilo-faciais) e Médicos Dentistas, Enfermeiros, Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, Psicólogos. Terapeutas ocupacionais, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Farmacêuticos e outros profissionais de saúde interessados no impacto do sono e dos ritmos circadianos na reabilitação e na saúde geral.
Investigadores: Licenciados com formação em biologia, neurociências, engenharia biomédica ou disciplinas relacionadas que procuram especializar-se e investigar na área da medicina do sono e circadiana.

 

Condições de Admissão

Ter completado o 1º ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado numa das áreas de intervenção deste mestrado.

Os candidatos são seriados através de apreciação curricular e entrevista de acordo com os critérios e ponderação definidos pela Comissão Científica do mestrado, nomeadamente:

Apreciação curricular: 60%, que incluirá avaliação dos seguintes parâmetros:

  • Experiência profissional na área, incluindo trabalhos realizados.
  • Motivação e racional da candidatura, expressa na carta de motivação;
  • Classificação obtida em grau(s) anterior(es);

Entrevista: 40%, que incidirá sobre os seguintes parâmetros:

  • Competências demonstradas:
  • Enquadramento das necessidades e expetativas do candidato às potencialidades e limitações do programa de mestrado;
  • Adequação do discurso do candidato aos objetivos da pós-graduação à qual se candidata;
  • Capacidade de empatia e de relação interpessoal do candidato, no contexto do trabalho de investigação em equipa e multidisciplinar;
  • Abertura do candidato para explorar áreas afins em potenciais projetos integrados com outros grupos dedicados a temas diversos.

 

Outras Informações

Para se candidatar aceda a: https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Os candidatos que já têm uma conta CAMPUS (que frequentam ou frequentaram um curso na Faculdade de Medicina), devem iniciar a candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Para aceder deve fazer login com a conta do Campus e depois aceder ao menu Candidato (no topo da página) para iniciar a candidatura.

Se não se lembrar do nome de utilizador ou senha da conta, clique AQUI e siga as instruções para a recuperação do nome de utilizador ou senha.  Se não conseguir recuperar o seu nome de utilizador ou palavra-passe através do mecanismo de recuperação, deverá enviar um e-mail para o endereço suporte@medicina.ulisboa.pt com os seguintes dados: nome completo; número de estudante; identificação do número do curso; número de identificação (BI/CC); e-mail externo.

Os candidatos que não tenham acesso à conta do Campus (Fenix) devem registar-se AQUI.

Após criar a sua conta, receberá no seu e-mail o nome de utilizador após o qual poderá iniciar a formalização da candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Comissão Coordenadora

mulher sorri
Cátia Reis
Comissão Científica
Avatar
Ana Rita Peralta
Comissão Científica
Avatar
Rosário Ferreira
Comissão Científica

Acreditação

Ciclo de estudos: MEDICINA DO SONO E CIRCADIANA
Instituição de Ensino Superior: UNIVERSIDADE DE LISBOA
Unidade Orgânica: FACULDADE DE MEDICINA (UL) (UNIVERSIDADE DE LISBOA)
Número processo: NCE/22/2200246
Grau: MESTRE
Decisão: ACREDITADO
Data Publicação: 2023-10-26