Medicina humanitária e de catástrofe é nova área de aposta da Faculdade
Share

grupo faz formação

Nos passados dias 19 a 21 de Outubro, decorreu no antigo edifício do Hospital José Maria Antunes Júnior, em Torres Vedras, o primeiro curso de Gestão Multivitimas da Faculdade de Medicina.  Este curso faz parte de um conjunto de ações de formação na área da medicina humanitária e de catástrofe que irão realizar-se no futuro Medicina ULisboa Campus de Torres Vedras.

Este curso foi coordenado pelo Dr. Nelson Olim, consultor da Organização Mundial de Saúde e docente da FMUL, em colaboração com a Prof. Susana Fernandes diretora da Clínica Universitária de Medicina Intensiva.

Foram três dias de um intenso programa de aprendizagem, simulação e partilha de experiências que teve como objectivo principal capacitar formadores provenientes de várias instituições (INEM, CHULN, Forças Armadas e GNR) sobre a melhor abordagem clínica em cenários de catástrofe.

Este curso contou também com a preciosa colaboração da equipa da Câmara Municipal envolvida no planeamento deste novo Campus Universitário e o apoio pessoal da Exma. Presidente da Câmara de Torres Vedras, Eng. Laura Rodrigues.

Foi consensual o reconhecimento das condições excecionais que o futuro Medicina ULisboa Campus de Torres Vedras possui para acolher ações de formação na área da medicina de catástrofe.

grupo  de pessoas ao ar livre

Este curso de formação assume ainda uma maior relevância por ter sido o primeiro de um conjunto de iniciativas a que irão decorrer no futuro Medicina ULisboa Campus de Torres Vedras, espaço que se pretende que comece a ser usufruído por toda a nossa comunidade Académica.