Diana Aguiar de Sousa

  • Docente
  • Professor/a Auxiliar Convidado/a
Nota biográfica

Diana Aguiar de Sousa é Neurologista da Unidade de Doenças Cerebrovasculares do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e investigadora do Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa.  
Concluiu o mestrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2010, com a classificação de 18 valores. Completou em 2020 o doutoramento em Neurologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, dedicado à Trombose Venosa Cerebral, pelo qual recebeu o prémio de tese João Lobo Antunes (aprovada com distinção e louvor por unanimidade). Foi premiada com uma bolsa da Academia Europeia de Neurologia para realizar um estágio em tratamento de AVC no Inselspital Bern, na Suíça, sob orientação do Professor Marcel Arnold, em 2016.
Orientadora de teses de mestrado e doutoramento. Professora no mestrado e doutoramento em Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Coordenadora do módulo sobre estudos de causalidade no curso pós-graduado de Introdução à investigação clínica do Centro Académico de Medicina de Lisboa.  Membro do corpo docente do Mestrado em AVC da Universidade de Berna, do curso “EXMINT” da Sociedade Europeia de Intervenção minimamente invasiva, da ESO Stroke Summer school e da ESO Winter Stroke School.
Diana Aguiar de Sousa é membro do “Steering Committee” para a implementação do plano de acção europeu para o AVC e é membro da subcomissão de Investigação Clínica da Academia Americana de Neurologia (AAN). É também membro da comissão executiva da Organização Europeia do AVC (ESO) e coordenadora do grupo de jovens médicos da mesma sociedade. Faz parte do “Guideline Board” da ESO, e da direção da Sociedade Portuguesa do AVC.
Co-Chair” da conferência “Garmisch Stroke Science Workshop” em 2021 em 2023. Membro da comissão organizadora do ESO-GAINS-WSO Early Career Investigators Trials and Cohorts Workshop em 2020 e 2021. É ainda membro da Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde e da Comissão de Avaliação do Medicamento do INFARMED.
Participação em múltiplos ensaios clínicos internacionais desde 2012, incluindo como membro de comissões de eventos e comissões de monitorização de segurança e como coordenadora nacional. 
Prémios e bolsas:
- Prémio do Jovem Investigador da Organização Europeia do AVC em 2016 e o prémio de “outstanding reviewer” da revista “Stroke” em 2019. 
- Prémio “Paul Dudley White International Scholar Award” na “International Stroke Conference” em 2022.
- Bolsa “Dom Manuel de Mello”, da Fundação Amélia de Mello em  2015
- Bolsa de doutoramento da FCT para médicos internos doutorandos em 2014
- 11ª bolsa AstraZeneca-FMUL em 2015
Trabalho editorial:
- Editora assistente da “Stroke” (AHA/ASA), membro do “editorial board” do European Stroke Journal e do International Journal of Stroke e editora do blog da ESO. Editora convidada da secção de doenças cerebrovasculares na revista “Current Opinion in Neurology” em 2022. Revisora de mais de 200 manuscritos e candidaturas a bolsas.
Publicações:
É autora ou co-autora de mais de 80 artigos e capitulos de livros, sendo os seus principais interesses Trombose Venosa cerebral, implementação de cuidados ao AVC, AVC no jovem e na grávida.