Programa de Doutoramento do Centro Académico de Medicina de Lisboa – PhD CAML

Gostaria de desenvolver investigação científica conducente a um Doutoramento?

O PhD CAML procura candidatos motivados para seguirem investigação num dos seguintes ramos (e nas suas respetivas especialidades): Ciências Biomédicas; Medicina e Ciências e Tecnologias da Saúde. A nossa missão é habilitar os candidatos a desenvolver projetos de investigação independentes e originais e promover o seu pensamento crítico. Faça parte da comunidade de investigação do Centro Académico de Medicina, aqui  vai encontrar bases teóricas, metodológicas e experimentais  necessárias para que possa desenvolver o seu projeto de investigação.

 

5 razões para escolher este programa

1.

Corpo docente com uma intensa atividade de investigação científica multidisciplinar e qualidade reconhecida nacional e internacionalmente e associado a relevantes redes nacionais e internacionais de investigação e de referenciação clínica

2.

A rede de contatos, diversidade de projetos, protocolos de investigação com entidades nacionais e estrangeiras que proporcionam aos estudantes oportunidades de desenvolvimento de investigação integrada em equipas e contextos de grande exigência científica, além de oportunidades de estágio e integração em empresas após terminarem o curso, daqui resultando o registo de patentes, teses desenvolvidas em ambiente empresarial e até alguns casos de criação de empresas

3.

Flexibilidade na adequação da estrutura curricular às necessidades de cada estudante, no contexto do seu projeto de doutoramento

4.

Sucesso ao nível da qualidade das publicações científicas resultantes do trabalho dos estudantes do Programa, o que em muito contribui e é reforçado, pelo sucesso no acesso a financiamento competitivo através de projetos nacionais e internacionais, num claro mecanismo de retroação positiva

5.

Consolidação e institucionalização do Programa Doutoral ao longo destes anos, tanto em termos da sua relação com a comunidade cientifica, quer em termos dos seus processos e dinâmicas internas

Plano de Estudos

O PhD CAML destaca-se pelo seu percurso individualizado e flexível. A sua organização está centrada no doutorando e no seu projeto de investigação.

 

Poderá consultar mais informações no separador cursos avançados 

As candidaturas ao PhDCAML estão abertas em permanência

Pré-candidatura

Se ainda não tem um projeto e equipa de orientação pode apresentar uma Pré-candidatura a qualquer altura do ano, bastando para isso enviar uma carta de intenção (expondo a sua motivação e interesses de investigação) e um Curriculum Vitae para o endereço de correio eletrónico camlphd@medicina.ulisboa.pt

A Comissão Científica apoiará os candidatos para encontrar as condições necessárias ao desenvolvimento do seu projeto de doutoramento. Acreditamos que cada projeto é único e por isso propomo-nos acompanhar os candidatos de uma forma personalizada.

Candidatura

Para se candidatar ao Programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa tem que ter assegurada a orientação ou coorientação científica do projeto por um docente ou investigador da FMUL.

A candidatura é efetuada exclusivamente através do portal académico, e não dispensa a consulta do edital.

A formalização da candidatura é efetuada no Fénix com a submissão dos seguintes documentos (template de CV e projeto deve ser descarregado da plataforma após o registo inicial):

  • Carta de motivação com justificação pessoal da opção de candidatura (endereçada ao Presidente do Conselho Científico da FMUL)
  • Declarações do orientador ou orientadores de tese com referência às condições de acolhimento e execução do projeto, com explicitação do grau de inovação e potencial do projeto gerar publicações em revistas indexadas. O orientador ou coorientador, num máximo de 3 elementos na equipa de orientação, deve ter vínculo à Universidade de Lisboa, preferencialmente à FMUL.
  • Curriculum Vitae resumido do orientador e coorientadores, sempre que aplicável, com referência a publicações relevantes para o projeto.
  • Proposta de comité de tese

O Comité de Tese é constituído por 2 elementos escolhidos pelo Orientador (preferencialmente um interno e outro externo ao CAML) e por um terceiro elemento escolhido pelo Doutorando de entre os Professores/Investigadores do CAML (preferencialmente doutorados). Nesta proposta devem constar os contactos e afiliação dos membros propostos.

O tutor pode ser indicado até 6 meses após a aprovação do projeto de doutoramento em Conselho Científico da FMUL. No ato da submissão da candidatura só existe a obrigatoriedade de apresentar os 2 elementos propostos pelo orientador.

Clique aqui, em caso de dúvidas sobre o registo em fénix ou recuperação de credenciais.

O que precisa de saber sobre este programa

 

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), o Instituto de Medicina Molecular (IMM) e o Hospital Universitário de Santa Maria (HSM-CHLN) formaram recentemente o Centro Académico de Medicina de Lisboa, CAML (Portaria n.º 1371/2009 de 27 de Outubro), um consórcio que visa promover o desenvolvimento da dimensão académica e da excelência da prática clínica, a modernização e o desenvolvimento da investigação, da educação médica e inovação das ciências da saúde. O CAML pretende assegurar a compatibilização indispensável da educação médica e da investigação com o desenvolvimento da missão assistencial, renovando o conceito de hospital universitário.

No âmbito deste consórcio a FMUL, o IMM e o HSM-CHLN desenharam um programa de doutoramento conjunto: o Programa Doutoral do CAML. Um programa centrado em projectos de investigação de excelência, que inclui uma componente de formação flexível e modular.

O Programa de Doutoramento do CAML, sendo orientado para a investigação, visa estimular os clínicos a formular novas perguntas relativamente aos doentes e às doenças e a trazê-las para o laboratório. E reciprocamente levar perguntas do laboratório para a prática clínica. Ao reunir investigadores médicos e não médicos, o programa estimula novas abordagens de colaboração e uma comunicação mais efectiva entre os investigadores básicos e clínicos.

As três instituições, FMUL, IMM e HSM-CHLN, participaram activamente na concepção do Programa de Doutoramento, utilizando os recursos existentes e criando novas sinergias para criar um ambiente atractivo e motivador para os médicos e investigadores desenvolverem as suas teses de doutoramento. O programa é gerido por uma Direcção e Comissão Científica, ambas compostas por representantes das três instituições.

Pode consultar a sua constituição AQUI

Atribuições da Comissão Científica:

  • Avaliação dos programas de formação e créditos, apreciação das cadernetas formativas;
  • Apreciação dos processos de creditação;
  • Acompanhamento do processo de seleção e do percurso curricular do candidato;
  • Apreciação dos projetos de investigação científica para Tese e da admissibilidade para provas da tese final;
  • Elaboração de Pareceres para o Conselho Científico.

 Todas as decisões relacionadas com estas competências estão sujeitas à ratificação pelo Conselho Científico.

O Programa de Doutoramento do CAML, sendo orientado para a investigação, visa estimular os clínicos a formular novas perguntas relativamente aos doentes e às doenças e a trazê-las para o laboratório. E reciprocamente levar perguntas do laboratório para a prática clínica. Ao reunir investigadores médicos e não médicos, o programa estimula novas abordagens de colaboração e uma comunicação mais efectiva entre os investigadores básicos e clínicos.

Este programa privilegia, de forma intencional, a investigação e propõe uma estrutura curricular muito flexível que se possa adaptar a candidatos das diferentes áreas médicas e afins bem como permitir aos alunos optar entre um regime de dedicação total ou parcial. Assim são criados percursos individuais, que melhor se adequem aos perfis dos doutorandos.

Durante o seu doutoramento, os candidatos são acompanhados por um orientador e por um Comité de Tese. O Comité de Tese tem por função acompanhar e analisar os progressos realizados pelo aluno. É constituído por 2 elementos propostos pelo orientador, preferencialmente um da instituição de acolhimento, que sejam especialistas em áreas afins do tema da tese e por um terceiro elemento, o Tutor, escolhido pelo aluno de entre os investigadores seniores. O Tutor tem um papel de provedor e deve acompanhar a integração institucional e o desenvolvimento da cultura científica do doutorando.

O Programa de Doutoramento é composto por:

Uma componente de Formação Avançada equivalente a 1 semestre (correspondendo a 30 ECTS) com estrutura modular (“student-oriented”), podendo ser desenvolvida de forma continuada ou intermitente durante a duração do Programa de Doutoramento
e
Um Projeto de Investigação, conducente à apresentação e discussão de Dissertação de Doutoramento, com a duração equivalente a sete semestres (210 ECTS, incluindo 30 ECTS correspondentes à orientação do projecto científico pelo orientador de tese ao longo dos quatro anos).

 

Regulamentos do PhD CAML

Guia dos procedimentos administrativos

Regulamento do Programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa

Ramos e Especialidades de PhD CAML

Ao abrigo Despacho n.º 6665/2011, criação do programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa, durante o seu doutoramento, os candidatos são acompanhados por uma equipa de orientação e pelo Comité de Tese e tutor. O Comité de Tese (CT) tem por função acompanhar e analisar os progressos realizados pelo aluno. O Tutor tem um papel de provedor e deve acompanhar a integração institucional e o desenvolvimento da cultura científica do doutorando.

Consultar em detalhe as notas sobre o a organização do CT:

Efetuar download dos relatórios do CT de 1.º ano, 3.º ano e de acompanhamento (se aplicável) 

A renovação anual da inscrição, é anual e obrigatória nos prazos estabelecidos, realiza-se na secretaria académica fénix nos prazos estabelecidos anualmente e publicitados AQUI. Pode consultar o Despacho Anual de propinas AQUI.

A renovação da inscrição pressupõem:

  1. Submissão do relatório anual na secretaria  académica fénix - Submissão Relatório Doutoramento

Submissão de 15 de junho a 31 de julho de 2022

  • Declaração do(s) Orientador(es) - A equipa de orientação, formalmente aprovada em Conselho Cientifico da FMUL tem que emitir parecer, que pode ser individual ou conjunto.
  • Relatório Anual - Apresentação anual do relatório escrito sobre a evolução dos trabalhos com o parecer da equipa de orientação, a enviar anualmente de 28 de junho a 31 de agosto
  • Relatórios Comité de Tese - Ao abrigo Despacho n.º 6665/2011, criação do programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa, durante o seu doutoramento, os candidatos são acompanhados por uma equipa de orientação e pelo Comité de Tese e tutor. O Comité de Tese (CT) tem por função acompanhar e analisar os progressos realizados pelo aluno. O Tutor tem um papel de provedor e deve acompanhar a integração institucional e o desenvolvimento da cultura científica do doutorando. Devem ser anexados os relatórios do CT referentes ao ano em questão, se aplicável, 1.º ano, 3.º ano e relatório intercalar se aplicável.
  • Renovação Bolsa FCT - Os estudantes bolseiros FCT estão obrigados a enviar o contrato de bolsa FCT ou a sua renovação. A propina só será isentada em fénix após o recebimento deste documento.

Nota: Caso não seja aplicável submeta uma folha em branco. 

  1. Aspetos processuais  a observar
  • Inexistência de dívidas de anos anteriores;
  • Pagamento da 1.ª prestação do ano letivo em questão, ou, aplicável aos estudantes bolseiros FCT, apresentação do contrato de bolsa ou da sua renovação anual;
  • Apresentação anual do relatório escrito sobre a evolução dos trabalhos com o parecer da equipa de orientação, a enviar anualmente de 1 de junho a 31 de agosto para o endereço de correio eletrónico camlphd@medicina.ulisboa.pt 
  • Instruções técnicas para formalizar a inscrição em fénix no separador: 
    • Aluno – Inscrever  - Processos de inscrição – Inscrever – selecionar a “Discussão do Projeto Científico pelo Orientador”, guardar, continuar, finalizar.
    • Aluno – Inscrever - Processos de inscrição – Inscrever – selecionar a “ano respetivo da tese”, guardar, continuar, finalizar.

Os estudantes em 1.º ano que não tenham à data da matrícula e inscrição na Faculdade de Medicina o contrato com a FCT, devem enviar ao IFA para o endereço de correio eletrónico camlphd@medicina.ulisboa.pt documento que comprove que foi considerado elegível para atribuição de bolsa.

Apos a formalização do contrato com a FCT deve ser enviada cópia do contrato para atribuição da isenção da propina gerada no sistema académico Fénix.

Anualmente devem solicitar a renovação anual da bolsa junto da FCT, com o envio da documentação e prazos definidos pela FCT:

https://www.fct.pt/faq/pr.phtml.pt?idFaq=EC5094EE-9E6E-4723-A89B-709B5CF8DD4A

As declarações de inscrição no programa doutoral para efeitos de renovação de bolsa FCT são emitidas pelo IFA, após solicitação do estudante.

 

  • Internos Doutorandos

A manutenção do estatuto de interno doutorando depende da apresentação de relatórios anuais elaborados pelo interno doutorando e confirmados pelo orientador do doutoramento e pelo responsável pela formação, que atestem o cumprimento dos objetivos estabelecidos.

Os relatórios anuais são enviados anualmente pelo estudante, antes da data de renovação, ao IFA, ACSS, FCT, Internato Medico.

A não apresentação do relatório anual ou a apresentação de um relatório com documentos em falta pode resultar na perda do estatuto de interno doutorando.

Nota: Esta informação não dispensa a consulta e a observação das regras definidas pela FCT e ACSS.

 

  • Custos de formação FCT

Para maior detalhe sobre o tema pode consultar o Despacho 23/2021, referente ao procedimento de disponibilização de verbas para a aquisição de bens e serviços diretamente relacionado com o projeto de doutoramento.

https://www.medicina.ulisboa.pt/sites/default/files/documentos/despacho-23-2021_0.pdf

 

As requisições mencionadas no despacho 23/2021 são efetuadas no portal da FMUL, com a indicação de requisição ao abrigo de “ PROJECTO” e referência “ neste campo colocar a referência da bolsa FCT”.

formulário da internet

As requisições são acompanhadas dos orçamentos e da carta do orientador a fundamentar a aquisição no âmbito do projeto de doutoramento em curso.

A validação das requisições e a gestão das verbas está a cargo da equipa de projetos da FMUL, integrada na área financeira, com o contato de endereço eletrónico   projetos@medicina.ulisboa.pt .

A instrução do processo é efetuada no portal académico fénix área candidato, com o preenchimento de todos os separadores e submissão dos seguintes documentos: 

  • Proposta de redação da tese - Versão Provisória 
  • Resumo atualizado do Curriculum Vitae, com referencia às publicações indexadas (2 até 5 folhas A4); 
  • Resumo da tese (a tese deve incluir resumos em português e noutra língua oficial da União Europeia, com um mínimo de 300 palavras cada, até 5 palavras-chave em português e noutra língua oficial da União Europeia, e índices).

Quando, de acordo com a regulamentação específica, a tese seja redigida em língua estrangeira, deve ser acompanhada de um resumo mais desenvolvido em português, com uma extensão compreendida entre 1200 e 1500 palavras.

 

Documentos de suporte:

Logotipos FMUL + ULisboa

A instrução do processo é efetuada no Instituto de Formação Avançada (IFA) com a submissão dos documentos, em formato pdf. por correio eletrónico através da partilha do link da Dropbox, Google Drive ou WeTransfer para o endereço de email: provas.academicas@medicina.ulisboa.pt 


Documentos que constituem o processo:

 

Regras internas a observar na capa interna da tese

Por determinação expressa do Director da FML (despacho-48/2004), para efeitos de impressão da tese de Doutoramento, todos os volumes devem conter na capa interna a seguinte declaração, em negrito e corpo 14, no 1/4 interior daquela página:

“A impressão desta tese foi aprovada pelo Conselho Científico da Faculdade de Medicina de Lisboa em reunião de (data em que recaiu a aprovação).”

 

Documentos de suporte:

Logotipo FMUL + ULisboa

 

Aprovação da Tese 

A tese assume caracter definitivo após a realização das provas (quando não tenham sido solicitadas correções) ou após a confirmação pelo Presidente do Júri da introdução das correções solicitadas.

Documentos a serem submetidos:

O candidato dispõe, depois da prova, de 30 dias uteis para entregar, nos termos do artigo 46.º D, do Decreto-Lei n.º 65/2018, 1 exemplar da tese em papel para efeitos do depósito legal previsto no n.º 4 do artigo 50.º do mesmo decreto-lei.

É ainda necessário a entrega em suporte digital pen-drive:

  • 3 Exemplares da tese definitiva;
  • 1 curriculum vitae;
  • 1 exemplar da versão da tese provisória;

A formatação da capa da tese definitiva obedece aos mesmos critérios definidos na formatação da capa provisória excluindo a designação “ versão provisória”.

Programas dos Cursos Avançados 2022/2023

O programa Doutoral do CAML destaca-se pelo seu percurso individualizado e flexível. A sua organização está centrada no doutorando e no seu projeto de investigação.

O objetivo, principal, é habilitar os doutorandos a desenvolverem projetos de investigação originais, potenciado por um clima académico de investigação e assistencial único, que inclui investigadores clínicos e não clínicos, num conceito integrador envolvendo as áreas clínicas, biomédicas e das ciências e tecnologias da saúde.

A estrutura curricular do programa Doutoral, pode ser realizada ao longo dos quatro anos de doutoramento, num total de 30 créditos, consultar caderneta formativa.

Enquanto estudante de Doutoramento da FMUL pode frequentar o curso completo de investigação clinica: curso prático, realizando uma única inscrição, ou poderá inscrever-se em um ou vários módulos, de acordo com as datas de candidatura definidas.

As instruções para realizar a candidatura encontram-se abaixo.

 

Core Courses - Inscrição curso por módulos ou completo de especialização em Investigação Clínica

 

HORÁRIO

SEXTA-FEIRA:

  • 9.00h – 13.00h (inclui 30 min de coffee break)
  • 14.00h – 18.00h (inclui 30 min de coffee breack)

SÁBADO:

  • 9.00h – 13.00h (inclui 30 min de coffee breack)

 

CLINICAL RESEARCH

Module I – Introduction

  • ​​​​​Data do Cursoa anunciar em breve
  • Local: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Coordenação: Prof. Doutor João Costa e Prof.ª Doutora Ana Catarina Fonseca
  • ECTS: 7.5
  • ​​​Candidaturasa anunciar em breve

Fees: FMUL/ PhD Students - Free

CLINICAL RESEARCH

Module II – Ethics in Clinical Research 

  • Data do Curso: a anunciar em breve
  • Local: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Coordenação: Prof. Doutor Miguel Oliveira e Silva (FMUL)
  • ECTS: 7.5
  • ​​​Candidaturasa anunciar em breve

Fees: FMUL/ PhD Students - Free 

CLINICAL RESEARCH

Module III – Clinical Trials

  • Data do Cursoa anunciar em breve
  • Local: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Coordenação: Prof. Doutor Joaquim Ferreira (FMUL)
  • ECTS: 7.5
  • ​​​Candidaturasa anunciar em breve

Fees: FMUL/ PhD Students - Free 

 

 

CLINICAL RESEARCH

Module IV –  Causation Studies

  • Data do Cursoa anunciar em breve
  • Local: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Coordenação: Prof.ª Diana Aguiar de Sousa e Prof. José Ferro (Co-coordenador) (FMUL)
  • ECTS: 7.5
  • ​​​Candidaturasa anunciar em breve

Fees: FMUL/ PhD Students - Free 

CLINICAL RESEARCH

Module V –  Diagnostic Studies

  • Data do Curso: a anunciar em breve
  • Local: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Coordenação: Prof. Doutor João Costa e Prof. A.Vaz Carneiro (Co-Coordenador) (FMUL)
  • ECTS: 7.5
  • ​​​Candidaturasa anunciar em breve

Fees: FMUL/ PhD Students - Free 

CLINICAL RESEARCH

Module VI –  Statistical Tests 

  • Data do Cursoa anunciar em breve
  • Local: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Coordenação: Prof. Doutor Paulo Nogueira (FMUL)
  • ECTS: 7.5
  • ​​​Candidaturasa anunciar em breve

Fees: FMUL/ PhD Students - Free

 

CLINICAL RESEARCH

Module VII – Prognostic Studies 

  • Data do Cursoa anunciar em breve
  • Local: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Coordenação: Prof.ª Doutora Catarina Costa (FMUL)
  • ECTS: 7.5
  • ​​​Candidaturasa anunciar em breve

Fees: FMUL/ PhD Students - Free 

CLINICAL RESEARCH

Module VIII – Systematic Reviews 

  • Data do Cursoa anunciar em breve
  • Local: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Coordenação: Prof. Doutor Daniel Caldeira (FMUL)
  • ECTS: 7.5
  • ​​​Candidaturasa anunciar em breve

Fees: FMUL/ PhD Students - Free 

 

 

COMPLEMENTARY SKILLS

Introduction to Circadian Biology and Medicine –  a anunciar em breve

 

 

WORKSHOP

Integridade na investigação - a anunciar em breve

 

 

Useful Information

Applications will be submitted on https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Applicants who already have a @campus.ul.pt account (who are attending or have attended a course at the Faculdade de Medicina), must start the application at https://fenix.medicina.ulisboa.pt/application.

To access must log in with the Campus account and then access the Candidate menu (at the top of the page) to start the application.

If you don’t remember the username or password of the account click HERE and follow the instructions for the recovery of the username or password.  If you cannot retrieve your username or password trough the recovery mechanism, you should send an email to the address suporte@medicina.ulisboa.pt with the following data: full name; student number; course number identification; ID number (BI/CC); External email.

Applicants who do not have a @campus.ul.pt account (Fenix) should register HERE. After creating your account you will receive in your email the username after which can start the formalization of the application in https://fenix.medicina.ulisboa.pt.

For further questions please contact: camlphd@medicina.ulisboa.pt