Programa de Doutoramento do Centro Académico de Medicina de Lisboa – PhD CAML


A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), o Instituto de Medicina Molecular (IMM) e o Hospital Universitário de Santa Maria (HSM-CHLN) criaram um Programa Doutoral conjunto: Programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML). Um programa centrado em projectos de investigação de excelência, que inclui uma componente de formação flexível e modular.

A nossa missão é habilitar os candidatos a desenvolver projectos de investigação independentes e originais e promover o seu pensamento crítico.

O Programa de Doutoramento do CAML procura candidatos motivados para seguirem investigação num dos seguintes ramos (e nas suas respectivas especialidades): Ciências Biomédicas; Medicina e Ciências e Tecnologias da Saúde.

 

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), o Instituto de Medicina Molecular (IMM) e o Hospital Universitário de Santa Maria (HSM-CHLN) formaram recentemente o Centro Académico de Medicina de Lisboa, CAML (Portaria n.º 1371/2009 de 27 de Outubro), um consórcio que visa promover o desenvolvimento da dimensão académica e da excelência da prática clínica, a modernização e o desenvolvimento da investigação, da educação médica e inovação das ciências da saúde. O CAML pretende assegurar a compatibilização indispensável da educação médica e da investigação com o desenvolvimento da missão assistencial, renovando o conceito de hospital universitário.

No âmbito deste consórcio a FMUL, o IMM e o HSM-CHLN desenharam um programa de doutoramento conjunto: o Programa Doutoral do CAML. Um programa centrado em projectos de investigação de excelência, que inclui uma componente de formação flexível e modular.

O Programa de Doutoramento do CAML, sendo orientado para a investigação, visa estimular os clínicos a formular novas perguntas relativamente aos doentes e às doenças e a trazê-las para o laboratório. E reciprocamente levar perguntas do laboratório para a prática clínica. Ao reunir investigadores médicos e não médicos, o programa estimula novas abordagens de colaboração e uma comunicação mais efectiva entre os investigadores básicos e clínicos.

As três instituições, FMUL, IMM e HSM-CHLN, participaram activamente na concepção do Programa de Doutoramento, utilizando os recursos existentes e criando novas sinergias para criar um ambiente atractivo e motivador para os médicos e investigadores desenvolverem as suas teses de doutoramento. O programa é gerido por uma Direcção e Comissão Científica, ambas compostas por representantes das três instituições.

O Programa de Doutoramento do CAML, sendo orientado para a investigação, visa estimular os clínicos a formular novas perguntas relativamente aos doentes e às doenças e a trazê-las para o laboratório. E reciprocamente levar perguntas do laboratório para a prática clínica. Ao reunir investigadores médicos e não médicos, o programa estimula novas abordagens de colaboração e uma comunicação mais efectiva entre os investigadores básicos e clínicos.

Este programa privilegia, de forma intencional, a investigação e propõe uma estrutura curricular muito flexível que se possa adaptar a candidatos das diferentes áreas médicas e afins bem como permitir aos alunos optar entre um regime de dedicação total ou parcial. Assim são criados percursos individuais, que melhor se adeqúem aos perfis dos doutorandos.

Durante o seu doutoramento, os candidatos são acompanhados por um orientador e por um Comité de Tese. O Comité de Tese tem por função acompanhar e analisar os progressos realizados pelo aluno. É constituído por 2 elementos propostos pelo orientador, preferencialmente um da instituição de acolhimento, que sejam especialistas em áreas afins do tema da tese e por um terceiro elemento, o Tutor, escolhido pelo aluno de entre os investigadores seniores. O Tutor tem um papel de provedor e deve acompanhar a integração institucional e o desenvolvimento da cultura científica do doutorando.

O Programa de Doutoramento é composto por:

Uma componente de Formação Avançada equivalente a 1 semestre (correspondendo a 30 ECTS) com estrutura modular (“student-oriented”), podendo ser desenvolvida de forma continuada ou intermitente durante a duração do Programa de Doutoramento
e
Um Projecto de Investigação, conducente à apresentação e discussão de Dissertação de Doutoramento, com a duração equivalente a sete semestres (210 ECTS, incluindo 30 ECTS correspondentes à orientação do projecto científico pelo orientador de tese ao longo dos quatro anos).

Gostaria de desenvolver investigação científica conducente a um Doutoramento?

No Programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa queremos apoiar candidaturas de qualidade e inovadoras. Pode apresentar uma Pré-candidatura a qualquer altura do ano, bastando para isso enviar uma carta de intenção (expondo a sua motivação e interesses de investigação) e um Curriculum Vitae.

A Comissão Científica apoiará os candidatos para encontrar as condições necessárias ao desenvolvimento do seu projeto de doutoramento. Acreditamos que cada projecto é único e por isso propomo-nos acompanhar os candidatos de uma forma personalizada.

O Programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa surge da associação entre a Faculdade de Medicina de Lisboa (FMUL), o Instituto de Medicina Molecular (IMM) e o Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte. Participam neste programa equipas de investigação de excelência, com Investigadores / Professores reconhecidos internacionalmente, que desenvolvem projectos científicos em várias áreas da investigação fundamental, clínica e de translação.

O programa inclui uma componente formativa que é modular e flexível, e que se distribui ao longo do período de doutoramento, podendo o candidato, com o apoio do orientador, escolher os módulos a frequentar

Neste âmbito, o programa organiza anualmente um conjunto de cursos avançados para os seus doutorandos. Estes cursos estão também abertos a outros participantes. Pode consultar os cursos previstos e inscrever-se aqui.

Edital PhDCAML

Para mais informações envie e-mail para: camlphd@medicina.ulisboa.pt

Candidatos que já tenham um projeto definido e um orientador podem apresentar a sua candidatura em qualquer altura (ver abaixo):

Candidaturas Abertas

Para se candidatar ao Programa Doutoral do CAML terá de estar inserido numa unidade de investigação do CAML e ter assegurado a orientação ou co-orientação científica do projecto por um investigador da FMUL/IMM/Centro Hospitalar Lisboa Norte.

EDITAL – (a disponibilizar brevemente)

A candidatura é efetuada exclusivamente através do portal académico

Os candidatos que possuam conta Campus (que frequentem ou tenham frequentado um curso da Faculdade de Medicina), devem iniciar a candidatura . Ao aceder devem realizar login com a conta Campus e depois aceder ao menu de Candidato (no topo da página) para iniciar a Candidatura.

Se não se recordar das suas credenciais (username ou password) da conta Campus aceda ao link – recuperar credenciais – e siga as instruções fornecidas.

Caso não consiga recuperar o username ou password através do mecanismo de recuperação, deverá enviar um email para o endereço suporte@medicina.ulisboa.pt indicando os seguintes dados:
Nome completo; Nº de aluno;  Nº do curso; Nº de identificação (BI/CC);  Email externo.

Os candidatos que não possuam conta de acesso ao fénix devem efetuar o seu registo – Registo Fénix. Após criarem a conta vão receber no e-mail o username, após o qual podem iniciar a formalização da candidatura através do portal académico.

Notas sobre a instrução do processo de candidatura:  

A formalização da candidatura é efetuada no portal académico com a submissão dos seguintes documentos ( o modelo de CV e projeto e requerimento deve ser descarregados da plataforma após o registo inicial):

i) Carta de motivação com justificação pessoal da opção de candidatura (endereçada ao Presidente do Conselho Científico da FMUL)

Exmo. Sr. Professor José Melo Cristino, Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Medicina de Lisboa da Universidade de Lisboa.

ii) Declarações do orientador ou orientadores de tese com referência às condições de acolhimento e execução do projeto, com explicitação do grau de inovação e potencial do projeto gerar publicações em revistas indexadas. O orientador ou coorientador, num máximo de 3 elementos na equipa de orientação, deve ter vinculo à Universidade de Lisboa, preferencialmente à FMUL.

iii) Curriculum Vitae resumido do orientador  e coorientadores, sempre que aplicável,  com referencia a publicações relevantes para o projeto.

 

iv)Proposta de comité de tese

O Comité de Tese é constituído por 2 elementos escolhidos pelo Orientador (preferencialmente um interno e outro externo ao CAML) e por um terceiro elemento escolhido pelo Doutorando de entre os Professores/Investigadores do CAML (preferencialmente Doutorados). Nesta proposta devem constar os contactos e afiliação dos membros propostos.

O tutor pode ser indicado até 6 meses após a aprovação do projeto de doutoramento em Conselho Cientifico da FMUL.  No ato da submissão da candidatura só existe a obrigatoriedade de  apresentar os 2 elementos propostos pelo orientador.

CANDIDATURAS AOS CURSOS AVANÇADOS

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

PROGRAMAS DOS CURSOS AVANÇADOS 2019/2020

O programa Doutoral do CAML destaca-se pelo seu percurso individualizado e flexível. A sua organização está centrada no doutorando e no seu projeto de investigação.

O nosso objetivo, principal, é habilitar os doutorandos a desenvolverem projetos de investigação originais, potenciado por um clima académico de investigação e assistencial único, que inclui investigadores clínicos e não clínicos, num conceito integrador envolvendo as áreas clínicas, biomédicas e das ciências e tecnologias da saúde.

A estrutura curricular do programa Doutoral, consultar plano de estudos, pode ser realizada ao longo dos quatro anos de doutoramento, num total de 30 créditos, consultar caderneta formativa.

Se for nosso estudante de Doutoramento poderá frequentar o Curso Completo de Investigação Clinica realizando uma única inscrição, ou poderá inscrever-se a um ou vários módulos de acordo com as datas de candidatura definidas.

As instruções para realizar a candidatura encontram-se abaixo.
 

CORE COURSES
 

INVESTIGAÇÃO CLÍNICA (Curso Completo)
calendário
Coordenadores: António Vaz Carneiro / José Ferro
Data candidatura: de 06 novembro a 18 a novembro

 

INVESTIGAÇÃO CLÍNICA (por módulos) 
calendário

Módulo I – Introdução
Coordenadores: António Vaz Carneiro / José Ferro
ECTS: 7,5
Data: 29 e 30 de novembro 2019
Data Candidatura: de 06 novembro a 18 a novembro

Módulo II – Ética na Investigação Clínica
Programa
Coordenador: António Barbosa
ECTS: 7,5
Date: 13 e 14 de dezembro 2019
Candidatura até:

Módulo III – Testes Estatísticos
Programa
Coordenador: Ruy Ribeiro
ECTS: 7,5
Date: 10 e 11 de janeiro 2020
Candidatura até:

Módulo IV – Estudos de Causalidade
Programa
Coordenador: José Ferro
ECTS: 7,5
Data: 24 e 25 de janeiro 2020
Candidatura até:

Módulo V – Ensaios Clínicos
Programa
Coordenador: Joaquim Ferreira
ECTS: 7,5
Data: 7 e 8 de fevereiro 2020
Candidatura até:

Módulo VI – Estudos Diagnósticos
Programa (em breve)
Coordenador: António Vaz Carneiro
ECTS: 7,5
Data: 6 e 7 de março 2020
Candidatura até:

Módulo VII – Estudos Prognósticos
Programa (em breve)
Coordenador: Catarina Fonseca
ECTS: 7,5
Data: 17 e 18 de abril 2020
Candidatura até:

Módulo VIII – Revisões Sistemáticas
Programa (em breve)
Coordenador: João Costa
ECTS: 7,5
Data: 8 e 9 de maio 2020
Candidatura até:

 

WORKSHOPS

 

SCIENCE CAREERS 
Data do Curso: 19 de novembro de 2019 (19h)
Local: Anfiteatro 57 – Edifício Egas Moniz, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Coordenador: Domingos Henrique, em colaboração com a Comissão de Estudantes de Doutoramento
Data candidatura: de 13 a 17 de novembro
ECTS: não aplicável

APPLICATION FORM

Applications will be submitted on https://fenix.medicina.ulisboa.pt

 

Applicants who already have a @campus.ul.pt account (who are attending or have attended a course at the Faculdade de Medicina), must start the application at https://fenix.medicina.ulisboa.pt/application.

To access must log in with the Campus account and then access the Candidate menu (at the top of the page) to start the application.

If you don’t remember the username or password of the account click HERE and follow the instructions for the recovery of the username or password.  If you cannot retrieve your username or password trough the recovery mechanism, you should send an email to the address suporte@medicina.ulisboa.pt with the following data: full name; student number; course number identification; ID number (BI/CC); External email.

 

Applicants who do not have a @campus.ul.pt account (Fenix) should register HERE. After creating your account you will receive in your email the username after which can start the formalization of the application in https://fenix.medicina.ulisboa.pt.

 

For further questions please contact: camlphd@medicina.ulisboa.pt

Com Avaliação A3ES em 2018, por 4 anos

Registo Inicial: R/A-Cr 107/2010 de 28-07-2010

240 ECTS | 8 Semestres | CNAEF 720 Saúde | Código: 5449

Incluí curso doutoral

Grau atribuído: Doutor

Observações: Ramo inserido no Programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa

 

Percursos Alternativos

Especialidades: Anatomia, Anatomia Patológica, Anestesiologia e Reanimação, Biofísica, Biologia Celular e Molecular, Biomatemática, Bioquímica Médica, Cardiologia, Cirurgia Cárdio-torácica, Cirurgia Geral, Cirurgia Maxilo -Facial, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Cirurgia Vascular, Deontologia Médica, Dermatologia e Venereologia, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Economia da Saúde, Endocrinologia, Epidemiologia, Farmacologia, Farmacologia Clínica, Fisiologia, Fisiopatologia, Gastrenterologia, Genética, Gerontologia, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia, Histologia e Embriologia, História da Medicina, Imagiologia, Imunologia, Imunologia Clínica, Medicina Física e de Reabilitação, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Medicina Legal e Ciências Forenses, Medicina Nuclear, Medicina Preventiva e Saúde Pública, Microbiologia e Parasitologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica, Pediatria, Pneumologia, Psicologia Médica, Psiquiatria e Saúde Mental, Reumatologia, Sociologia da Saúde, Urologia.

Com Avaliação A3ES em 2018, por 4 anos

Registo inicial: R/A-Cr 107/2010 de 28-07-2010

240 ECTS | 8 Semestres | CNAEF 721 Medicina | Código: 5573

Inclui curso doutoral

Grau atribuído: Doutor

Observações: Ramo inserido no Programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa.


Percursos alternativos

Especialidades: Biologia Computacional; Biologia Celular e Molecular; Biologia do Desenvolvimento; Biofísica; Bioquímica Médica; Ciências Biopatológicas; Ciências Funcionais; Fisiologia; Ciências Morfológicas; Epidemiologia; Genética; Imunologia; Microbiologia e Parasitologia; Neurociências

Com Avaliação A3ES em 2018, por 4 anos

Registo inicial: R/A-Cr 107/2010 de 28-07-2010

240 ECTS | 8 Semestres | CNAEF 421 Biologia e bioquímica | Código: 5596

Inclui curso doutoral

Grau atribuído: Doutor

Observações: Ramo inserido no Programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa.


Percursos alternativos

Especialidades: Bioética; Biologia Computacional; Biometria Humana; Bionanotecnologias; Cuidados Paliativos; Desenvolvimento Humano e Social; Educação e Comunicação em Ciências da Saúde; Epidemiologia; Saúde da Adolescência; Medicina Legal e Ciências Forenses; Microbiologia; Nutrição; Organização e Gestão em Saúde; Psicologia Médica; Psicopatologia; Saúde Ambiental

Programas Doutorais FCT

The University of Lisbon is the leading institution in Neurosciences in Portugal, as assessed either by number of publications or quotations in international Journals.

The Lisbon University Doctoral Program in Integrative Neuroscience (NeurULisboa) congregates the resources of renowned academic and research institutions of the University of Lisbon, to provide advanced training in Neuroscience.

With the general aim of better understanding the human nervous system, neuroscience remains one of the most challenging areas in biomedical research with a scope that ranges from the molecule, to (...)

The changes and instabilities occurring with environment, communities and local or regional cultures have major impacts upon the individuals, with marked and often negative effects upon their health, wellbeing and quality of life. Influences are however reciprocal, since human activity and behaviours also influence the environment and communities. These complex and closely intertwined influences between the environment, the impact of humans upon it, and in turn its influence upon human health and wellbeing are the aspects that make up the scope of Environmental Health.

On these days of (...)

 

The INTERFACE Program brings together three internationally renowned institutions in the Lisbon area, with strong proficiency in the field of host-microbe interactions: Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB NOVA), Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) and Instituto de Medicina Molecular (iMM).

ITQB/IGC/iMM provide the Interface program with a rich and exciting training and research environment that can be easily adjusted to specific expectations and needs. The Interface students will be exposed to a culture of rigor, excellence, innovation and cutting edge performance at the (...)

The Lisbon Biomedical and Clinical Research PhD Program (LisbonBioMed) provides privileged education and training to generate PhDs in areas encompassing the full spectrum of biomedicine, based on the principle that science informs and shapes medicine, while human diseases provide critical clues for basic biological research.

The LisbonBioMed PhD Program encourages young basic and clinical researchers to work together, and to apply and produce new knowledge in the interplay between laboratory and clinical practice, acquiring a unique skill-set to succeed in international careers within the (...)

The Medical Biochemistry and Biophysics Doctoral Programme (M2B-PhD) joins Portuguese academic centres of Medical Biochemistry and Biophysics, distributed by 3 universities in 3 different cities (University of Lisbon, including the former Technical University of Lisbon, University of Porto and University of Coimbra)

There is an increasing demand for doctoral scientific training able to cope with quantitative reasoning in Molecular Sciences applied to Health Sciences. The aim of the “Medical Biochemistry and Biophysics” Doctoral Programme (M2B-PhD) is to train through research highly qualified (...)

Contactos


Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Instituto de Formação Avançada
Edifício Egas Moniz
Avenida Professor Egas Moniz
1649-028 Lisboa - Portugal

Horário de atendimento
2ª / 3ª / 4ª
 – 10h -13h
5ª / 6ª – 10h-13h / 14h-16h


Cursos de Especialização, Mestrados, Provas Académicas e Certificação

Ana Estêvão
Extensão Interna: 47 054
Ema Geraldes
Extensão Interna: 47 050
Mariana Passos
Extensão Interna: 47 063

Doutoramentos

Andreia Gaspar
Extensão Interna: 47 055
Filipa Lopes 
Extensão Interna: 47 016
Marta Manso 
Extensão Interna: 47057​

Apoio às Atividades Letivas

Cristina Pereira
Extensão Interna: 47 015

Telefone
+351 21 798 5100