Doutorado em Biofísica - Bioengenharia (Ciências Biológicas Aplicadas), pela Vrije Universiteit Brussel (VUB), Brussels, Belgium, tendo realizado o doutoramento no Swich Lab, Flemish Institute for Biotechnology (VIB), VUB, Brussels, Belgium (now relocated to VIB, Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven), Belgium, em conjunto com o Serrano Lab, European Molecular Biology Laboratory (EMBL), em Heidelberg, Alemanha. O doutoramento foi suportado pela fundação Boeheringher Ingelheim Fonds (BIF), Alemanha e posteriormente, de forma parcial, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Portugal.
Fiz post-doc na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brazil em colaboração com o Instituto de Medicina Molecular (iMM), Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, por meio de bolsa da União Europeia, Marie Curie International Outgoing Fellowship (MC-IOF), e em parte, pela fundação FCT, Portugal.
Recebi também apoio, sob a forma do prémio Fronteiras na Investigação em Ciências da Vida 2010, por parte da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), Portugal.
Desenvolvendo atividades de investigação por meio de contrato financiado pela FCT (Investigador FCT, seguido de contrato CEE-IND), desde 2014.
Co-fundador em 2017 da startup de base académica e tecnológica DART Diagnostics (ABDART Diagnostics, LDA), a qual tem vindo a desenvolver investigação aplicada com financiamentos nacionais e europeus, privados e públicos.
Inventor em 3 famílias de patentes distintas, e autor de diversos trabalhos científicos, na área de estrutura de proteínas, nomeadamente virais, bem como estudos de péptidos amiloidógénicos e interação com lípidos, entre outras atividades.
Professor Auxiliar Convidado de Bioquímica (a 0%, pro-bono) na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa desde 2019.
Docente
Nota biográfica