Mais e Melhor
Projecto MOVE-TE
Para os nossos leitores que desconhecem ainda esta iniciativa, apresentamos nesta edição um núcleo autónomo da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, o Projecto MOVE-TE. Esta iniciativa surgiu em 2008, por parte de alguns alunos da faculdade, tendo como objectivo principal desenvolver voluntariado nacional e internacional dando primazia à acção na área da saúde.
Várias são as vertentes abordadas pelo projecto, sendo que, os Rastreios Cardiovasculares, a colaboração com outras instituições de voluntariado Nacional, nomeadamente a Associação Conversa Amiga, Associação vida e Paz e Associação coração Amarelo assumem principal destaque.
O projecto MOVE-TE integra também várias actividades relacionadas com o meio estudantil da Faculdade de Medicina de Lisboa, tendo participado na Festa Erasmus e noite de tunas, Magusto e tendo feito a venda de rifas do Cabaz dos Reis e Cabaz Olímpico.
O grupo de Voluntariado é constituído por mais de quarenta alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa que se empenham em sensibilizar todos os alunos para a prática de voluntariado, incentivando todos os interessados a participarem nas actividades desenvolvidas pelo Projecto MOVE-TE.
Em 2010, cinco voluntários do projecto integraram Missões internacionais em parceria com os Médicos do Mundo em São Tomé e Principe, Guiné e Timor Leste.Os custos da Missão são assegurados por esta iniciativa que desenvolve actividades como as supra referidas e recebe donativos de quem pretende ajudar o projecto.
Neste momento, oito voluntarios desta iniciativa preparam-se para integrar Missões internacionais no Verão, com duração de um ou dois meses, em São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Angola em parceria com várias organizações como "Helpo" e "Ondjoyetu"em que serão desenvolvidas actividades relacionadas com saúde, tais como formação da população, vacinação e saúde pública em geral.
Mais recentemente, no passado dia 13 de Junho os nossos alunos voluntários estiveram presentes nas festividades dos Santos Populares de Lisboa, com uma tasquinha típica no largo de São Martinho.
Para ficarmos com uma noção mais profunda poderíamos ainda abordar outras actividades importantes como as formações, a participação na "Feira da Solidariedade" ou os "Semestres temáticos com o MOVE-TE".
Mas será talvez mais cativante sabermos mais na primeira pessoa em próximas edições.
Grupo Move-te
geral@aefml.ul.pt