Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa
Direção

Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa – CCUL tem como missão contribuir para o conhecimento do Sistema Cardiovascular, no estado de saúde e de doença, através de investigação interdisciplinar, permitindo a translação dos conhecimentos básicos para a prática clínica, de forma a intervir decisivamente no prognóstico, cuidados e qualidade de vida dos doentes, organizar-se para desenvolver inovação disruptiva e assegurar liderança na formação da próxima geração de cientistas.

Objetivos: Fomentar descobertas inovadoras e disruptivas contribuindo para a compreensão dos processos da doença cardiovascular, seguindo o padrão de excelência na investigação, clínica e educação médica. Investigadores do CCUL organizam cursos de pós-graduação (Cardio-oncologia; New Frontiers in Cardiology: Focus on CTO; Pulmonar Hypertension) e  mestrados na área cardiovascular (Reabilitação Cardiovascular).

A estratégia atual do CCUL é a de construir em Portugal em paralelo com os objetivos do Serviço, uma plataforma de pesquisa translacional tangível, madura e eficaz em ciências cardiovascular com base em pilares de excelência das ciências clínicas e básicas, integrada na estratégia alargada da investigação do Serviço e nos objetivos do serviço nacional de saúde.

Principais Áreas de Atuação:

• Insuficiência Cardíaca
  • Hipertensão Pulmonar
  • Imagiologia Cardiovascular
  • Cardiologia de Intervenção Arritmologia
  • Doença Coronária
  • Valvulopatias
  • Miocardiopatia
  • Cirurgia Cardíaca
  • Cirurgia Vascular
  • Patologia da Aorta
  • Biologia Vascular, Neovascularização e Angiogénese
  • Cardio-oncologia
  • Reabilitação Cardiovascular
  • Farmacologia cardiovascular
  • Cirurgia Cardíaca
  • Função Autonómica Cardiovascular
  • Nefrologia
  • Paramiloidose

A dedicação e empenho dos investigadores dos Serviços de Cardiologia, e da sua rede de parceiros, associado a uma sólida base estratégica e estrutural, contribuirá para o posicionamento e expansão do papel de Portugal nas ciências cardiovasculares, com benefícios diretos para a comunidade científica e utentes.

O CCUL, a prestar apoio à Investigação cientifica desde 1980, conta atualmente com 58 Investigadores, dos quais 23 são Investigadores Integrados.

A maioria dos investigadores do CCUL desempenham atividade clínica no Departamento Coração e Vasos no HSM, CHULN.  Colaboram com plataformas (CETERA, GAIC) que são fundamentais no desenvolvimento de ensios clínicos nacionais e internacionais.

Secretariado: Fátima Casaca
Extensão Interna: 44507 | 44509