O Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa – CCUL tem como missão contribuir para o conhecimento do Sistema Cardiovascular, no estado de saúde e de doença, através de investigação interdisciplinar, permitindo a translação dos conhecimentos básicos para a prática clínica, de forma a intervir decisivamente no prognóstico, cuidados e qualidade de vida dos doentes, organizar-se para desenvolver inovação disruptiva e assegurar liderança na formação da próxima geração de cientistas.
Objetivos: Fomentar descobertas inovadoras e disruptivas contribuindo para a compreensão dos processos da doença cardiovascular, seguindo o padrão de excelência na investigação, clínica e educação médica. Investigadores do CCUL organizam cursos de pós-graduação (Cardio-oncologia; New Frontiers in Cardiology: Focus on CTO; Pulmonar Hypertension) e mestrados na área cardiovascular (Reabilitação Cardiovascular).
A estratégia atual do CCUL é a de construir em Portugal em paralelo com os objetivos do Serviço, uma plataforma de pesquisa translacional tangível, madura e eficaz em ciências cardiovascular com base em pilares de excelência das ciências clínicas e básicas, integrada na estratégia alargada da investigação do Serviço e nos objetivos do serviço nacional de saúde.
Principais Áreas de Atuação:
- Insuficiência Cardíaca
- Hipertensão Pulmonar
- Imagiologia Cardiovascular
- Cardiologia de Intervenção Arritmologia
- Doença Coronária
- Valvulopatias
- Miocardiopatia
- Cirurgia Cardíaca
- Cirurgia Vascular
- Patologia da Aorta
- Biologia Vascular, Neovascularização e Angiogénese
- Cardio-oncologia
- Reabilitação Cardiovascular
- Farmacologia cardiovascular
- Cirurgia Cardíaca
- Função Autonómica Cardiovascular
- Nefrologia
- Paramiloidose
A dedicação e empenho dos investigadores dos Serviços de Cardiologia, e da sua rede de parceiros, associado a uma sólida base estratégica e estrutural, contribuirá para o posicionamento e expansão do papel de Portugal nas ciências cardiovasculares, com benefícios diretos para a comunidade científica e utentes.
O CCUL, a prestar apoio à Investigação cientifica desde 1980, conta atualmente com 58 Investigadores, dos quais 23 são Investigadores Integrados.
A maioria dos investigadores do CCUL desempenham atividade clínica no Departamento Coração e Vasos no HSM, CHULN. Colaboram com plataformas (CETERA, GAIC) que são fundamentais no desenvolvimento de ensios clínicos nacionais e internacionais.
Secretariado: Fátima Casaca
Extensão Interna: 44507 | 44509