Carlos Marques Neves é membro da Associação Médica Portuguesa (licença profissional nº 31093) desde 1987 e do Colégio de Especialidade de Oftalmologia desde 1994. Concluiu o doutoramento em Medicina (Fisiologia) em 2005 e, em 2016, tornou-se Fellow da Sociedade Europeia de Oftalmologia.
Atualmente é Diretor da Clínica Universitária de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Lisboa (FMUL) (2017-), trabalhando também como Professor Associado da FMUL (2020-). Em 2021 tornou-se Assistente Diplomado Hospitalar do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (HSM/CHULN); atualmente, é o responsável pela residência médica em oftalmologia do HSM/CHULN e regente das unidades curriculares (Oftalmologia) do mestrado integrado em Medicina da FMUL e do mestrado em Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico da mesma Universidade.
Entre 2017 e 2021, Carlos Marques Neves deu 18506 consultas e realizou 3119 cirurgias, tendo como principal área de intervenção a catarata e a cirurgia vítreo-retiniana. Foi também pioneiro (2013) em Portugal no tratamento do estafiloma macular posterior míope e transplante de retina autóloga(2017).
Paralelamente à sua carreira clínica e científica, Carlos Marques Neves tem sido responsável e colaborador em vários ensaios clínicos e projetos científicos financiados nacional e internacionalmente. Tem autoria/edição de 15 livros e capítulos de livros e publicou mais de 60 artigos em revistas indexadas (Scopus h-index=14).
Professor Associado Faculdade Medicina Universidade de Lisboa
Assistente Graduado Oftalmologia/ CHULN
Área de Investigação
Circulação ocular
Angio-OCT
Retina
Sistema Nervoso Autónomo e Olho