Nesta newsletter vamos falar de sentidos! E porquê? porque os inícios mexem com as emoções e estas são o resultado daquilo que absorvemos através dos nossos 5 sentidos: visão, tato, olfato, audição e paladar. São estes os nossos recetores externos responsáveis pela captação de estímulos sensoriais que nos permitem verdadeiramente sentir e interpretar o mundo à nossa volta. Como diz Alberto Caeiro “Eu não tenho filosofia: tenho sentidos”, no poema “O guardador de rebanhos.”
Ainda se sentia o cheiro dos dias quentes quando se deram os encontros junto ao Edifício Egas Moniz, onde o Diretor da FMUL, Prof. João Eurico Cabral da Fonseca recebeu todos os alunos de 1º ano, para um convívio informal acompanhado de refresco e bolo.
Nesses primeiros contactos visuais surgiram conversas onde ficámos a conhecer a Maria, o Diogo, a Margarida a Mariana, o Francisco e tantos outros alunos que agora fazem parte da família FMUL, e que vêm de todos os sítios, inclusivamente do estrangeiro. Uns trazem já uma licenciatura, outros fizeram um semestre noutros cursos e há quem pise pela primeira vez o chão de uma escola de Ensino Superior. Agora, partilham os corredores da FMUL e por aqui hão de ficar pelo menos, durante 6 anos.
A semana de boas-vindas merece também um olhar e contamos-lhe quem subiu ao palco para motivar a plateia de alunos de medicina e de nutrição. As histórias que alguns médicos, investigadores e professores convidados partilharam com os alunos são um empurrão para uma corrida de fundo e uma motivação extra para não faltar aos treinos.
E porque para correr estas distâncias faz falta um coração forte e saudável, contamos-lhe como foi, para que serviu e como surgiu o encontro multidisciplinar “Por um coração saudável: À procura de uma comunicação eficaz para a prevenção de doenças cardiovasculares”, que decorreu no Dia Mundial do Coração.
Temos ainda a história de João Carlos Guimarães, um dos mais recentes rostos da Faculdade de Medicina, que entrou para liderar projeto Era Chair iSTARS e que foi recebido de braços abertos pela Prof. Brígida Riso. Nesta entrevista partilhou as ambições e os projetos que vai pôr em prática nos próximos tempos ao serviço da FMUL.
O Prof. Joaquim Ferreira e a Prof. Leonor Correia estiveram no “Movin´on series” onde se discutiu a Educação Médica na Doença de Parkinson e que contou com a participação de um chef que desenvolveu alguns menus específicos para estes doentes que sofrem de disfagia. Houve até menus de degustação que, vistos nas fotografias, fazem crescer água na boca.
E uma vez que falamos de sentidos é a introdução perfeita para o que se segue: fomos ter com o Prof. Óscar Dias, otorrinolaringologista e Professor na FMUL, ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência, onde o escutámos com muita atenção na apresentação “Vamos espreitar o ouvido, o nariz e a garganta”.
Boas leituras!