Notícias do Pedagógico
Notícias de abril de 2016
Nº 41 | ABR'16
INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
ACTIVE LEARNING CLASSROOM
As Active Learning Classrooms (ALC) são uma iniciativa
desenvolvida com o objetivo de aumentar a atenção,
retenção de matéria e assiduidade em disciplinas
consideradas fundamentais.
Os benefícios desta estratégia passam por um aumento
do número de alunos a assistir às aulas, um aumento na
sua performance, uma melhoria na aprendizagem de
conceitos quando comparado a aulas téoricas ou
mesmo em laboratório e ainda uma melhoria no trabalho
em equipa, entre muitos outros benefícios.
Se quiser saber mais sobre esta iniciativa, pode ler AQUI
______________________________
Nº 42 | ABR'16
SABIA QUE...?
VANTAGENS DO SONO
De entre as várias funções do sono, o seu papel no
estabelecimento de memórias parece ter particular
importância.
O sono tem sido caracterizado como um estado de
optimização da consolidação de informação recentemente
adquirida em memória.
Esta consolidação durante o sono promove
alterações quantitativas e qualitativas na memória.
O sono REM era tido como essencial à consolidação
da memória, mas estudos nesta área têm vindo a
indicar que também o sono NREM, mais especificamente
o SWS (slow-wave sleep), que precede o sono
REM, tem um papel indispensável neste processo.
Poderá encontrar informações mais detalhadas AQUI
______________________________
Nº 43 | ABR'16
DICAS E CONSELHOS
CONTROLO DA ASSIDUIDADE
As aulas práticas são momentos importantes e
indispensáveis para a aprendizagem dos alunos
que não devem, portanto, ser desperdiçados.
Desta forma, não permita a fraude durante
estes momentos de aprendizagem, nomeadamente
certificando-se que todos os alunos cuja assinatura
está na pauta se encontram presentes.
O combate à fraude é uma responsabilidade dos
discentes mas, também e não menos importante,
dos docentes.
______________________________
Nº 44 | ABR'16
DICAS E CONSELHOS
QUESTÕES EM AMBIENTE CLÍNICO
A colocação de questões aos alunos é uma
realidade diária em ambiente clínico em ambiente clínico
e tem um papel central e multifatorial na educação médica.
Verifica-se que muitos docentes são influenciados
pela forma como foram ensinados quando chega à sua
vez de desempenhar o papel de professor.
Cria-se assim uma transferência geracional das
estratégias de ensino que pode resultar
num método de colocação que questões conhecido
como "pimping", definido como a forma de questionar
com a intenção de envergonhar o aluno de modo
a manter a hierarquia na educação médica.
Este método provoca emoções
negativas nos alunos e contribui negativamente
para a aprendizagem.
Neste artigo poderá encontrar formas de1515
interrogação mais centradas no aluno e
que estimulam o pensamento crítico durante a
formação médica.
Notícias do Pedagógico