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I Sessão promovida pela Comissão de Integração de Alunos Licenciados
I Sessão promovida pela Comissão de Integração de Alunos Licenciados (CIAL), destinada a todos os alunos que ingressaram na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa pelo Concurso Especial para Acesso ao Curso de Medicina por Titulares do Grau de Licenciado no ano letivo 2015/2016.
No passado dia 17 de setembro de 2015, decorreu na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) a primeira sessão promovida pela Comissão de Integração de Alunos Licenciados (CIAL), destinada aos 47 alunos que ingressaram na FMUL através do “Concurso Especial para Acesso ao Curso de Medicina por Titulares do Grau de Licenciado”, no ano letivo 2015/2016. Esta sessão contou com a presença do Professor Doutor Miguel Castanho, Subdiretor da FMUL, do aluno José dos Reis Correia, Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), e dos membros da CIAL. Face a esta iniciativa, foi possível verificar uma forte adesão por parte dos alunos licenciados que ingressaram na FMUL por esta via de acesso, o que reforça a pertinência desta ação.
A CIAL apresenta, como objetivo primordial, facilitar a integração dos alunos supracitados, tendo para este efeito criado plataformas de comunicação, que garantem o contato permanente com os alunos e, juntamente com a AEFML, promoveu a integração destes estudantes no programa Tutorial Mentoring.
Este projeto foi desenvolvido por alunos que ingressaram na FMUL pelo mesmo sistema de acesso, tendo recebido o apoio do Professor Doutor Mamede de Carvalho, Subdiretor da FMUL, e do Professor Doutor Miguel Castanho, Subdiretor da FMUL.
A CIAL é composta por quatro elementos, mais concretamente por três alunos da FMUL: Cláudio Maroco (Coordenador), Sílvia de Lourenço (Responsável pelas Plataformas de Comunicação) e Ricardo Grilo (Representante da AEFML), sendo o quarto elemento um colaborador da FMUL (Hugo Caldeira) que é responsável pelo apoio administrativo, que representa o elo entre os alunos e a Faculdade.
Comentários da Direção da FMUL sobre a criação da CIAL
Considero de grande relevância pelo seu enorme efeito prático a iniciativa de receber, informar e integrar os alunos licenciados no Mestrado Integrado de Medicina da UL. Este grupo é distinto da maioria na experiência de vida, na idade e, mesmo, porventura, em alguns objetivos. Do reconhecimento desta diversidade e da capacidade de potenciar as vantagens da mesma, reside o segredo para o sucesso, que esta iniciativa soube antever. Fundamental será manter este percurso com o necessário acerto nos detalhes. (Prof. Doutor Mamede de Carvalho).
A constituição da Comissão de Integração dos Alunos Licenciados (CIAL) é um enorme progresso para a FMUL. Os alunos licenciados têm características próprias por terem um percurso diferente da maioria dos alunos. A sua boa integração tem características especiais a nível interpessoal e académico, sobretudo em matéria de equivalências. A experiência mostra que os alunos licenciados tendem a subestimar o esforço necessário para estudar no Mestrado Integrado em Medicina, ainda que todos tenham sido advertidos na entrevista de seleção. O abandono do curso, temporário ou definitivo, é algo que devemos evitar até ao limite das nossas forças. Por cada aluno que entra, muitos mais ficam excluídos. Cada abandono tem, face aos que ficaram de fora, um custo social impossível de aceitar. (Prof. Doutor Miguel Castanho).
Comissão de Integração de Alunos Licenciados
No passado dia 17 de setembro de 2015, decorreu na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) a primeira sessão promovida pela Comissão de Integração de Alunos Licenciados (CIAL), destinada aos 47 alunos que ingressaram na FMUL através do “Concurso Especial para Acesso ao Curso de Medicina por Titulares do Grau de Licenciado”, no ano letivo 2015/2016. Esta sessão contou com a presença do Professor Doutor Miguel Castanho, Subdiretor da FMUL, do aluno José dos Reis Correia, Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), e dos membros da CIAL. Face a esta iniciativa, foi possível verificar uma forte adesão por parte dos alunos licenciados que ingressaram na FMUL por esta via de acesso, o que reforça a pertinência desta ação.
A CIAL apresenta, como objetivo primordial, facilitar a integração dos alunos supracitados, tendo para este efeito criado plataformas de comunicação, que garantem o contato permanente com os alunos e, juntamente com a AEFML, promoveu a integração destes estudantes no programa Tutorial Mentoring.
Este projeto foi desenvolvido por alunos que ingressaram na FMUL pelo mesmo sistema de acesso, tendo recebido o apoio do Professor Doutor Mamede de Carvalho, Subdiretor da FMUL, e do Professor Doutor Miguel Castanho, Subdiretor da FMUL.
A CIAL é composta por quatro elementos, mais concretamente por três alunos da FMUL: Cláudio Maroco (Coordenador), Sílvia de Lourenço (Responsável pelas Plataformas de Comunicação) e Ricardo Grilo (Representante da AEFML), sendo o quarto elemento um colaborador da FMUL (Hugo Caldeira) que é responsável pelo apoio administrativo, que representa o elo entre os alunos e a Faculdade.
Comentários da Direção da FMUL sobre a criação da CIAL
Considero de grande relevância pelo seu enorme efeito prático a iniciativa de receber, informar e integrar os alunos licenciados no Mestrado Integrado de Medicina da UL. Este grupo é distinto da maioria na experiência de vida, na idade e, mesmo, porventura, em alguns objetivos. Do reconhecimento desta diversidade e da capacidade de potenciar as vantagens da mesma, reside o segredo para o sucesso, que esta iniciativa soube antever. Fundamental será manter este percurso com o necessário acerto nos detalhes. (Prof. Doutor Mamede de Carvalho).
A constituição da Comissão de Integração dos Alunos Licenciados (CIAL) é um enorme progresso para a FMUL. Os alunos licenciados têm características próprias por terem um percurso diferente da maioria dos alunos. A sua boa integração tem características especiais a nível interpessoal e académico, sobretudo em matéria de equivalências. A experiência mostra que os alunos licenciados tendem a subestimar o esforço necessário para estudar no Mestrado Integrado em Medicina, ainda que todos tenham sido advertidos na entrevista de seleção. O abandono do curso, temporário ou definitivo, é algo que devemos evitar até ao limite das nossas forças. Por cada aluno que entra, muitos mais ficam excluídos. Cada abandono tem, face aos que ficaram de fora, um custo social impossível de aceitar. (Prof. Doutor Miguel Castanho).
Comissão de Integração de Alunos Licenciados