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I ENCONTRO NACIONAL DA CAF | “Melhorar o desempenho organizacional com a CAF”
I ENCONTRO NACIONAL DA CAF
“Melhorar o desempenho organizacional com a CAF”
DGAEP | Ministério das Finanças | 21 e 22 de Outubro de 2014
Nos últimos anos, o sector público enfrentou novos desafios, levando as organizações a orientar cada vez mais a sua atividade para resultados na procura de garantir a qualidade dos serviços prestados à sociedade. A lógica inerente a estes processos de mudança tem sido a de fazer mais com menos e, na procura de ganhos de eficiência, nem sempre se garante a coerência entre os objetivos traçados e o resultado final, entre a missão organizacional e as tarefas fundamentais.
Neste domínio, a CAF – Common Assessment Framework - tem demonstrado ser um modelo cada vez mais robusto, ao permitir que as organizações recorram a processos reflexivos de autoavaliação e melhoria contínua do seu desempenho e da qualidade dos serviços prestados.
Contudo, é importante refletir sobre o próprio instrumento e sobre a sua aplicação no contexto da administração pública portuguesa. O propósito do I Encontro Nacional da CAF, que se realizou nos dias 21 e 22 de Outubro, no Ministério das Finanças foi esse mesmo: partilhar experiências de aplicação da CAF em realidades distintas, mas próximas, e debater os aspetos mais significativos que dificultam e facilitam o aproveitamento em pleno dos benefícios do modelo.
O Encontro contemplou apresentações no domínio genérico da CAF (dia 21), bem como na área específica da CAF – Educação (dia 22) - PROGRAMA
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa foi convidada a participar através de um convite que a DGAEP dirigiu à Dra. Isabel Aguiar (Departamento de Gestão Administrativa da FMUL). O trabalho foi preparado em conjunto com o Dr. António Santos (Unidade de Avaliação Pedagógica da Área Académica), membros da Equipa do Plano de Melhorias responsável pelo Projecto de Implementação de Acções de Melhoria na FMUL.
A apresentação foi feita pelo Dr. António Santos e teve como título “CAF-Uma abordagem não-tradicional”. Esta incidiu sobre a aplicação prática da CAF na FMUL, com a participação directa de 36 colaboradores não-docentes (dirigentes e não dirigentes) num processo de auto-avaliação que resultou na produção de 3 relatórios com mais de 300 propostas de melhoria à organização. Deste trabalho resultou a criação de um Grupo de responsável pela elaboração de um Plano de Melhorias que, após uma análise crítica dos resultados da CAF, criou uma série de objectivos que assentaram em três eixos: Processos, Bem-Estar Organizacional e Comunicação. A apresentação terminou com o reforço da ideia que o processo de melhoria é sempre contínuo numa organização que aposta na qualidade.
Este I Encontro Nacional da CAF contou com a participação de um público muito diversificado, representatativo de organizações diversas, o que indica a preocupação presente na introdução de uma abordagem de gestão da qualidade no sector público.
Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt
“Melhorar o desempenho organizacional com a CAF”
DGAEP | Ministério das Finanças | 21 e 22 de Outubro de 2014
Nos últimos anos, o sector público enfrentou novos desafios, levando as organizações a orientar cada vez mais a sua atividade para resultados na procura de garantir a qualidade dos serviços prestados à sociedade. A lógica inerente a estes processos de mudança tem sido a de fazer mais com menos e, na procura de ganhos de eficiência, nem sempre se garante a coerência entre os objetivos traçados e o resultado final, entre a missão organizacional e as tarefas fundamentais.
Neste domínio, a CAF – Common Assessment Framework - tem demonstrado ser um modelo cada vez mais robusto, ao permitir que as organizações recorram a processos reflexivos de autoavaliação e melhoria contínua do seu desempenho e da qualidade dos serviços prestados.
Contudo, é importante refletir sobre o próprio instrumento e sobre a sua aplicação no contexto da administração pública portuguesa. O propósito do I Encontro Nacional da CAF, que se realizou nos dias 21 e 22 de Outubro, no Ministério das Finanças foi esse mesmo: partilhar experiências de aplicação da CAF em realidades distintas, mas próximas, e debater os aspetos mais significativos que dificultam e facilitam o aproveitamento em pleno dos benefícios do modelo.
O Encontro contemplou apresentações no domínio genérico da CAF (dia 21), bem como na área específica da CAF – Educação (dia 22) - PROGRAMA
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa foi convidada a participar através de um convite que a DGAEP dirigiu à Dra. Isabel Aguiar (Departamento de Gestão Administrativa da FMUL). O trabalho foi preparado em conjunto com o Dr. António Santos (Unidade de Avaliação Pedagógica da Área Académica), membros da Equipa do Plano de Melhorias responsável pelo Projecto de Implementação de Acções de Melhoria na FMUL.
A apresentação foi feita pelo Dr. António Santos e teve como título “CAF-Uma abordagem não-tradicional”. Esta incidiu sobre a aplicação prática da CAF na FMUL, com a participação directa de 36 colaboradores não-docentes (dirigentes e não dirigentes) num processo de auto-avaliação que resultou na produção de 3 relatórios com mais de 300 propostas de melhoria à organização. Deste trabalho resultou a criação de um Grupo de responsável pela elaboração de um Plano de Melhorias que, após uma análise crítica dos resultados da CAF, criou uma série de objectivos que assentaram em três eixos: Processos, Bem-Estar Organizacional e Comunicação. A apresentação terminou com o reforço da ideia que o processo de melhoria é sempre contínuo numa organização que aposta na qualidade.
Este I Encontro Nacional da CAF contou com a participação de um público muito diversificado, representatativo de organizações diversas, o que indica a preocupação presente na introdução de uma abordagem de gestão da qualidade no sector público.
Raquel Moreira
Equipa Editorial
news@medicina.ulisboa.pt