FMUL no Livro “Mulheres na Ciência”
várias mulheres
Créditos de imagem: Ciência Viva

Helena Cortez-Pinto, Luísa Vaqueiro Lopes, Catarina Fonseca e Maria José Diógenes fazem parte do volume lançado este ano, onde se destacam 100 mulheres ligadas à ciência.

A Ciência Viva lançou um novo volume do livro «Mulheres na Ciência» no Dia Internacional da Mulher. A cerimónia de lançamento decorreu no Pavilhão do Conhecimento e contou com a intervenção da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato e a participação do Primeiro-Ministro, António Costa.

O livro homenageia as mulheres cientistas através de uma compilação de 100 retratos de investigadoras portuguesas, de diferentes áreas do conhecimento e gerações.

O prefácio do livro é da autoria da Ministra Elvira Fortunato, que, pela primeira vez, participa neste projeto editorial ao qual se associa, visando a defesa da igualdade de género na qual assenta o desenvolvimento de uma sociedade, mais próspera, justa, diversa e equilibrada.

O livro «Mulheres na Ciência», com edição em 2016, 2019 e 2021, tem contribuído para demonstrar a importância das mulheres cientistas nos diversos aspetos da sociedade, da economia e da ciência, inspirando jovens estudantes que queiram seguir uma carreira científica.

Neste novo volume, a FMUL tem mais nomes: Luísa Vaqueiro Lopes e Helena Cortez-Pinto. A primeira é neurocientista e estuda a Neurobiologia do Envelhecimento enquanto Group Leader do iMM. Professora Convidada na Faculdade de Medicina, é elemento integrante do seu Conselho Científico, assim como apoiante do projeto GAPIC, onde recebe alguns alunos de Medicina no seu laboratório, ambos da mesma Faculdade. A segunda chama-se Helena Cortez-Pinto médica, Professora Catedrática na FMUl e Presidente do Conselho Científico, Diretora da Clínica Universitária de Gastrenterologia, e do Laboratório de Nutrição, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente da United European Gastroenterology (UEG) no passado ano.

Mas há mais nomes ligados à FMUL, consulte o livro aqui.

Parabéns a todas!