Visita de estudo ajuda a escolher percurso académico

alunos num corredor do teatro anatómico

Eram 30 e vieram de carcavelos. Todos estudantes do 12º ano, da área das ciências. Visitaram o Teatro Anatómico e ficaram fascinados com o que por lá encontraram. Uma vez mais a equipa do Instituto de Anatomia partilhou histórias e conhecimento com estes jovens, alguns deles potenciais alunos da nossa faculdade.

A investigadora Xara Xapelli acompanhou também esta visita e levou-os ao Laboratório de Farmacologia e Neurociências onde contactaram com alguns investigadores que partilharam os estudos que estão a desenvolver.

estudantes sentados numa sala a ouvir apresentação de uma investigadora

Joana Coelho, Sandra Vaz e a própria Sara Xapelli abriram as portas dos seus laboratórios e partilharam a sua experiência.

A investigadora Joana Coelho trabalha com ratinhos e analisa o seu comportamento dando-lhes diversas tarefas. Estudam a capacidade de memória e de aprendizagem destes roedores que são geneticamente parecidos connosco e que permitem por isso estudar potenciais tratamentos para doenças como Alzheimer, Parkinson ou outras demências e doenças nos humanos.

investigadora do iMM a falar com alunos

Xara Xapelli partilhou imagens de tecidos analisadas no microscópio e Sandra Vaz explicou como é que estas experiências são depois aplicadas no dia a dia e que revoluções podem causar na indústria farmacêutica e na qualidade de vida dos doentes.

computador com imagem de uma experiência

Os alunos iam respondendo a perguntas e colocando questões de matérias que já tinham sido dadas na escola.

Foi uma manhã esclarecedora que pode ajudar a definir o futuro de alguns.