Universidade de Lisboa abre faculdade em Xangai

O Ministério da educação da república popular da China aprovou a criação de uma faculdade da Universidade de Lisboa, na universidade de Xangai.

Para o próximo ano letivo vão estar já disponíveis 3 licenciaturas: engenharia civil, engenharia eletrotécnica e engenharia do ambiente. Para o ano seguinte vão ter início três cursos de mestrado nas mesmas áreas.

O corpo docente vai ser criado recorrendo a uma política de quotas. 1/3 dos professores será da UL, 1/3 da universidade de Xangai e outro terço a recrutar internacionalmente. O número de estudantes para frequência destes cursos é de 900.

As aulas vão ser lecionadas em inglês, mas o português assume-se como segunda língua e fará parte do currículo dos respetivos cursos. De salientar que uma parte da frequência das licenciaturas será em Lisboa.

A criação de uma Faculdade da ULisboa na República Popular da China é mais um importante passo na afirmação internacional da Universidade de Lisboa.