“Reforcem vocês os valores que nós tanto zelamos no nosso campo de ação”

- As palavras de Fausto Pinto na abertura do AIMS

Foi na Aula Magna da Universidade de Lisboa, na abertura do AIMS Meeting que o Diretor da Faculdade de Medicina, Fausto Pinto, agradeceu todo “o empenho dos estudantes e em particular no último ano, e diante de tempos tão difíceis”. Tempos que se traduzem pelo esperado aproximar do fim da crise pandémica, mas pela atual situação de guerra na Ucrânia. Mostrando, em nome da Escola Médica que dirige, total objeção contra qualquer tipo de agressão, Fausto Pinto reforçou o apoio, com total solidariedade, aos seus pares e toda a população ucraniana. “Este é um problema ainda maior que a pandemia”, afirmava. Referindo o congresso como uma “oportunidade única” de se cruzarem ideias, conhecimento e experiências humanas, o Diretor não deixou de constatar o brio de um curioso grupo de estudantes cuja sede do conhecimento é um dos seus maiores marcos.

Numa visita oficial que fazia com Angola, enquanto decorriam alguns workshops do AIMS, frisou o orgulho com que viu tantos diferentes estudantes a interagir com médicos e profissionais mais experientes, em manobras de simulação no novo centro tecnológico da Faculdade. “É tão importante este trabalho conjunto em que se reforçam as dinâmicas de equipa, a troca do conhecimento e a capacidade de continuarmos a trabalhar juntos para salvar vidas. A nossa missão é salvar, prolongar vidas, dar melhores condições à vida humana e é isso que se espera da nossa comunidade médica e científica. É esse o nosso dever!”.

Aumentar a probabilidade de vida e melhorar as condições de vida da humanidade são papéis de responsabilidade que o Diretor da Faculdade atribui não só à Ciência, como aos profissionais de saúde. Uma luta de valores que deve ser mantida, combatendo realidades como as que assistimos hoje na Ucrânia. “Esta deve ser a nossa luta, devemos transmitir estes valores ao mundo real, para que ele possa viver uma vida melhor”.

Comovido deixou aos estudantes um apelo final, “são vocês a garantia do futuro, a nós cabe-nos continuar a assegurar uma educação médica forte, para que ela se traduza numa ação real, para o mundo real, com as boas ações. Por isso queridos estudantes, continuem a lutar pelo bem da Ciência, dos cuidados médicos, mas também da amizade. Reforcem vocês os valores que nós tanto zelamos no nosso campo de ação, através da ética, da empatia, da paixão pela população e por tudo aquilo que possamos fazer por ela”.