Prof. João Eurico da Fonseca comenta consultas à distância em reportagem da SIC
Share

 

medico sentado a uma secretária

Intitulada “Consultas à Distância”, a reportagem especial emitida pela SIC revela uma realidade que se tornou preponderante em tempo de pandemia e contou com a participação do Professor João Eurico da Fonseca, que dirige o Serviço de Reumatologia do CHULN  (Centro Hospital Universitário de Lisboa Norte).

Em entrevista à SIC, o Prof. João Eurico da Fonseca revelou que têm sido atendidas cerca de 400 chamadas por semana na Reumatologia de Santa Maria, recordando que nos primeiros contactos, aquando da reestruturação dos próprios serviços do HSM, “houve alguns doentes que choraram pela sensação de acompanhamento imprevisto que afinal estavam a ter, demonstrando a enorme validade deste método”. Para além disso, o Professor reconhece que o tempo ganho com a poupança nas deslocações e admissão presencial no próprio hospital é, igualmente, uma grande vantagem.

Realizadas por telefone ou videoconferência, são de facto muitas as consultas médicas que decorrem à distância. Médicos e pacientes reconhecem benefícios e acredita-se que a “tele-saúde” veio mesmo para ficar, aliando-se ao regime presencial as consulta à distância num novo modelo de atendimento médico que poderá estabelecer-se no pós-pandemia, assim defendem os especialistas, na reportagem que ilustra o que se passa nos nossos hospitais e unidades de saúde para ver aqui.