O "Admirável Mundo" do Alzheimer
Share

Mulher sorridente segura um cérebro

Luísa Lopes é Professora da Faculdade de Medicina e Investigadora Principal do Laboratório de Neurobiologia do Envelhecimento do Instituto de Medicina Molecular. Enquanto neurocientista, Luísa Lopes busca compreender os mecanismos que induzem ao “envelhecimento precoce” e à perda acelerada da função cognitiva, nomeadamente, a memória.

No programa Admirável Mundo Novo, da Sic Notícias, no passado dia 31 de dezembro, foi entrevistada sobre a doença de Alzheimer e questionada sobre os recentes acontecimentos científicos relacionados com um novo medicamento, que apesar de muito promissor na luta para travar a progressão da doença, tem gerado polémica, a nível mundial, no seio da comunidade científica e da Industria Farmacêutica.

Neste âmbito, a Professora Luísa Lopes partilha ainda alguns detalhes sobre a investigação que tem levado a cabo, juntamente com a sua equipa do Laboratório, e reforça o alerta para os principais fatores de risco, nomeadamente, sedentarismo (físico e intelectual), distúrbios do sono, depressão e risco cardiovascular.