Nova Diretora-geral da Saúde
nova diretora-geral da Saúde
DR On Centro

Rita Sá Machado é quem vai substituir Graça Freitas como Diretora-geral da Saúde, segundo comunicado feito pelo Ministério da Saúde, na terça-feira.

Até agora a exercer funções na Organização Mundial de Saúde, OMS, como conselheira na área da saúde, vai iniciar funções neste novo cargo, no dia 1 de novembro.

Rita Sá Machado terminou o mestrado integrado em Medicina pela Nova Medical School e é mestre em Saúde Pública pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. Com formação em Medicina em Viagem e Populações Móveis, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, é também pós-graduada em Gestão na Saúde pela Católica Porto Business School, e pós-graduada em Educação Médica pela Harvard Medical School”, de acordo com informação veiculada pelo Ministério da Saúde.

Rita Sá Machado é médica de saúde pública e foi chefe de divisão de Epidemiologia e Estatística da DGS, até setembro de 2020. Atualmente desempenhava funções em Genebra como conselheira da OMS na área da Saúde e Migrações. Antes disso, foi Conselheira de Migração e Assuntos Humanitários no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Missão Permanente em Portugal.

A tutela liderada por Manuel Pizarro aproveita ainda para desejar “os maiores sucessos à nova diretora-geral da Saúde”, bem como para “renovar o agradecimento à anterior diretora, Graça Freitas, pela dedicação e qualidade do trabalho desenvolvido nos vários anos dedicados à instituição e à causa pública”, conclui.