Mais e Melhor
Viagem histórica à evolução da Clínica de Otorrinolaringologia
size="10"
A Clínica Universitária de Otorrinolaringologia celebrou 100 anos no passado ano. No âmbito dessa centenária celebração, o Professor Óscar Dias, Catedrático da FMUL e Regente da Cadeira de Otorrino, lançou um desafio pioneiro aos seus alunos, para que aprendessem Otorrinolaringologia através da História da especialidade. Assim a cada aluno foi atribuído um tópico para investigar e desenvolver com o objetivo de, em conjunto criarem um livro incluído no Projeto Pedagógico História e Evolução da ORL.
"A Cadeira de ORL tem um precioso espólio de documentos, livros, material audiovisual, e instrumental antigo que foi reunido pelos sucessivos Professores da Clínica Universitária, enriquecido ainda por dádivas de famílias de várias gerações de médicos ORL.
Foi no ano letivo de 2015-2016 que se iniciou uma colaboração com o Museu da Universidade de Lisboa e com a Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, com o objetivo de dar vida ao património existente na Cadeira de ORL. “Nessa altura apercebemo-nos que tínhamos um espólio enorme fechado e cuja perda seria irreparável”.
Esse foi o momento em que o Professor resolveu contactar o Museu da Universidade de Lisboa para saber como se podia “arrumar” tão vasta e preciosa informação. A Profª Marta Lourenço (Curadora do MUNHAC) acolheu de forma muito calorosa a ideia e forneceu a própria base de dados do Museu. Começou-se a catalogar cada um dos documentos e peças de acordo com as normas internacionais dos museus, e cada artigo da coleção foi fotografado em alta definição. O trabalho deu origem à criação de 6 catálogos e que traduzem a evolução ao longo dos 100 anos. “Este é o património dos professores”.
Depois de tudo catalogado de forma sistematizada, o Professor Óscar Dias pensou que ninguém tomaria conhecimento desta pesquisa, se ela não fosse divulgada. O seu levantamento exaustivo perderia então o impacto, foi aí que resolveu envolver os seus estudantes. “Desafiei-os a fazer um levantamento da História de Otorrino do mundo inteiro. Começámos por fazer um índice e o projeto foi crescendo, crescendo… Começámos em 2000 / 3000 A.C e chegamos aos dias de hoje, contando a história toda. Dividi tudo por tópicos e dei um tópico a cada aluno. Daí nasceu um livro”.
Dois anos foi o tempo que demoraram para compilar toda a informação.
Para já existe um dossier com cerca de 1200 páginas que aguarda por vir a ser um grande Manual de Estudo, ou um guia digital. “Conta a história de cada um dos instrumentos de Otorrino, mas também a história das operações cirúrgicas, dos principais conceitos, das principais personalidades, dos prémios Nobel. Mas depois, olhei para este trabalho todo documentado e pensei que isto tinha de ter outra visibilidade e pedi que os alunos recriassem os seus ensaios em apresentações em PowerPoint”.
Já tínhamos o Manual, os PowerPoint e pensámos em criar uns guias semelhantes aos que adquirimos em qualquer museu. Assim, “fizemos os guias do museu do ouvido, da laringe, e por aí em diante. São publicações muito agradáveis de ler e que contam os principais acontecimentos na evolução dos conceitos e do engenho médico em cada um dos territórios.
A Profª Marta Lourenço (Curadora do MUNHAC) em reconhecimento pelo trabalho efetuado sinalizou a existência desta coleção museológica de ORL, nos documentos oficiais da Universidade e que passou a constar na última edição do livro do Património da Universidade.
Para dar mais profundidade ao projecto desafiei ainda alunos para fazerem trabalhos de Mestrado sobre a História de Otorrino e de repente, nasce uma área de grande dimensão, onde alunos e professores contribuem para dar “espessura” ao conhecimento, todos aprendem muito com a História. Quando olhamos para ela nesta escala macro percebemos que há meia dúzia de invenções de vulto. Outros fatores de progresso e evolução são adaptações de ideias do passado às tecnologias do momento. Todos nós no dia-a-dia podemos cultivar o progresso e a melhoria. Isto é o que pretendo passar aos Estudantes para os estimular na sua vida profissional futura. Outra grande lição do projeto é que todos nós temos de continuar a aprender pois o que aprendemos agora poderá estar desatualizado dentro de pouco tempo.
Desde o início o projeto tem tido o apoio do Departamento de Educação Médica e da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa. Os estudantes adoraram conhecer mais factos da História e não só aprenderam, como fizeram trabalhos e comentários lindíssimos sobre as suas aprendizagens”.
O Professor prometeu aos estudantes levar o seu trabalho ao Museu da Universidade de Lisboa, porque “no fundo eles é que são os donos deste projeto”. Com a ajuda do E- Learning Lab da Universidade criou-se uma estação multimédia em que se misturam apresentações PowerPoint que contam a História da ORL, com o Manual da História e Evolução dos alunos, com os Guias do futuro Museu virtual, com os trabalhos de Mestrado Integrado e com os Catálogos da Coleção Museológica de ORL. As novas tecnologias permitiram gerir e apresentar toda esta informação de forma acessível e simples e sem custos.
Os dois dias da exposição na Galeria de Medicina do Museu da Universidade serviram de reunião e apresentação das ideias para abrir caminho a novos horizontes e a novos patrocinadores. A Edigma (empresa de ecrã tátil) emprestou o plasma e a IBM fez-se deslocar com uma vasta equipa para tomar conhecimento do projeto e articular com o Professor Óscar Dias os
próximos passos a dar.
Por considerar o projeto inovador, a IBM Portugal atribuiu uma bolsa em 2017 criando um roadmap grant e assegurando consultoria para a construção do projeto.
Óscar Dias estudou Medicina na Faculdade da Universidade de Lisboa e logo aos 18 ficou monitor de Anatomia. Há 44 anos que faz parte das estruturas da casa. Em tempos também foi o responsável pela Biblioteca e pelos livros raros no Instituto de Anatomia, promete agora mais um livro raro, o Manual da História e Evolução da Otorrino, mas raro porque até hoje nenhum trabalho semelhante foi feito.
size="20"
Ana Raquel Moreira
Joana Sousa
Equipa Editorial