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A BIBLIOTECA-CDI no caminho da QUALIDADE - Da Auto-Avaliação ao Plano de Melhorias
Embora a utilização da Qualidade como uma ferramenta de gestão nas organizações tenha surgido com Taylor na primeira metade do século XX, somente a partir da década de 80 se começou a aplicar na Administração Pública.
A procura da Qualidade nas organizações, em todas as etapas do processo produtivo e em todos os níveis hierárquicos, é uma preocupação que tem assumido particular relevo, orientando para melhoria de conceitos, hábitos e procedimentos e colocando particular ênfase na valorização do ser humano no processo de crescimento e desenvolvimento das organizações. Também nas Bibliotecas, já em 1966 a ALA: American Library Association se referia a padrões mínimos de qualidade nas bibliotecas quanto a “pessoal especializado, recursos bibliográficos, instalações adequadas, recursos financeiros e equipamento”.
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, no actual contexto competitivo e respondendo aos desafios de um mundo em permanente mudança, elegeu também como sua prioridade a preparação da FMUL para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade. Neste sentido apresentou uma candidatura ao POPH: Programa Operacional Potencial Humano com vista a obter financiamento para recorrer a uma equipa de consultores externos, com saber técnico sobre avaliação, sistemas de gestão de qualidade e processos de melhoria contínua, destinada a dinamizar o processo de formação / acção da equipa de colaboradores da FMUL que assumiram o início da caminhada para a certificação na Qualidade.
Ver o Artigo Completo
Emília Calado Clamote
BIBLIOTECA – CDI
clamote@fm.ul.pt
A procura da Qualidade nas organizações, em todas as etapas do processo produtivo e em todos os níveis hierárquicos, é uma preocupação que tem assumido particular relevo, orientando para melhoria de conceitos, hábitos e procedimentos e colocando particular ênfase na valorização do ser humano no processo de crescimento e desenvolvimento das organizações. Também nas Bibliotecas, já em 1966 a ALA: American Library Association se referia a padrões mínimos de qualidade nas bibliotecas quanto a “pessoal especializado, recursos bibliográficos, instalações adequadas, recursos financeiros e equipamento”.
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, no actual contexto competitivo e respondendo aos desafios de um mundo em permanente mudança, elegeu também como sua prioridade a preparação da FMUL para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade. Neste sentido apresentou uma candidatura ao POPH: Programa Operacional Potencial Humano com vista a obter financiamento para recorrer a uma equipa de consultores externos, com saber técnico sobre avaliação, sistemas de gestão de qualidade e processos de melhoria contínua, destinada a dinamizar o processo de formação / acção da equipa de colaboradores da FMUL que assumiram o início da caminhada para a certificação na Qualidade.
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Emília Calado Clamote
BIBLIOTECA – CDI
clamote@fm.ul.pt