Formação em “Sistemas de Alerta Precoce. Simulação de Cenários Críticos”
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equipa médica no centro de simulação durante formação

Decorreu no Centro de Simulação no Edifício Reynaldo dos Santos o curso “Sistemas de Alerta Precoce. Simulação de Cenários Críticos”, um desafio lançado pela professora Mariana Alves aos formadores, médicos de anestesiologia e de medicina intensiva, que pretendia sensibilizar para um projeto em desenvolvimento na ULS Santa Maria na deteção do agravamento clínico.

O público-alvo foram os médicos do Internato Geral, “mas esta foi uma formação de pontapé de saída. O objetivo é que haja mais cursos e que incidam em áreas de formação mais avançadas com internos da especialidade e especialistas,” quem dá esta explicação é o médico anestesiologista, João Valente Jorge, coordenador do curso.

equipa médica no centro de simulação durante formação

A formação arrancou com uma pequena introdução teórica sobre o tema: sistemas de alerta precoce, que já estão implementados em alguns Hospitais do SNS e que na ULS se encontram em processo de implementação, reforçando assim a necessidade de formação. “É importante sensibilizar e formatar equipas para que sejam capazes de dar respostas imediatas”.

 

equipa médica no centro de simulação durante formação

Com recurso aos vários simuladores que vão “conversando” com os formandos, foi possível recriar várias situações críticas e urgentes que exigiram respostas atempadas e adequadas. Este treino cria situações que, sendo hipotéticas no momento, preparam equipas para respostas a situações reais. “Estes modelos de simulação mimetizam situações reais e permitem imprimir a deterioração fisiológica que vemos nos doentes, o que dá uma noção do agravamento clínico do quadro geral”. Esta experiência é vital para que quando estão numa situação real percebam exatamente os sinais, “que vão permitir sinalizar o doente antes que haja falência de órgãos, sobretudo quando falamos de condições mais graves.”

Formadores desta equipa mista vieram de duas especialidades: Anestesiologia com João Valente, Manuel Abecasis, Joana Ribeiro e Alexandre Caldeira. Da parte da Medicina Intensiva Filipa Bessa, Nuno Gaibino e Maria Serrano. 

O médico João Valente mostrou-se satisfeito com a formação e com o número de participantes, mas acredita que futuramente haja muitos mais interessados em apostar nesta formação e explica porquê: “cobrimos várias situações clínicas durante a formação, simulamos cenários da vida real, o que, numa fase precoce do percursos destes médico, lhes possibilita adquirir ferramentas para identificar doentes em deterioração e pedir ajuda sempre que indicado. Este é um mecanismo de segurança que que deve fazer parte da cultura de clinical governance de uma instituição, uma ferramenta indispensável para a preservação do doente.”

Hugo Ferreira e Mariana dores, ambos médico internos de Formação Geral, estiveram no curso e ficaram bem impressionados.

Hugo Ferreira já tinha visitado o Centro de Simulação, mas nunca tinha tido a oportunidade de trabalhar com os simuladores. Este curso foi excelente porque permitiu “de forma segura, treinar procedimentos e atitudes que acontecem numa situação critica. Permitiu avaliarmos a nossa resposta num cenário desses”, diz acrescentando que “com simuladores temos uma forma segura de experimentar procedimentos.”  Igual opinião tem Mariana que também fez esta formação e diz, “os modelos são bons e permitem uma preparação mais fiel para os cenários reais.”

equipa médica no centro de simulação durante formação


Quatro estações e quatro procedimentos diferentes que eram avaliados no final. “O briefing era fundamental para perceber se a nossa abordagem tinha sido a expectável, ou se devíamos de ter tido uma abordagem diferente. Essencial esta pausa para avaliação da prestação.” Os briefings” foram essenciais para perceber as limitações e como ultrapassá-las, ”complementa Mariana Dores.

Uma das razões que levou Hugo Ferreira a inscrever-se foi a curiosidade de trabalhar com simuladores e as expectativas não foram defraudadas. “Dão-nos respostas fisiológicas muito parecidas com as reais: frequência cardíaca, dilatação das pupilas e nós temos de dar resposta em função destas alterações, tal e qual como com um doente.”

Outro aspeto destacado, desta vez pela Médica interna, é a importância da comunicação e de serem atribuídos papéis aos intervenientes num cenário real. “Definir tarefas e nomear um team leader é vital para um diagnóstico bem-sucedido e nem sempre essa execução de tarefas está presente no dia a dia”.  

foto de grupo de formandos e formadores no centro de simulação FMUL

“Participar nesta formação foi uma mais valia. O grupo de formadores e a diferenciação que o curso permite adquirir ajudou na minha escolha”, afirma Mariana. “Gostei bastante do corpo de formadores que tivemos, foi excelente, sabem o que estão a fazer e vivem-no na prática. Sem dúvida que recomendaria,” conclui Hugo Ferreira.

Em breve novas formações vão estar disponíveis.