questionário
XIV Curso Pós-Graduado de Atualização – Construção, Validação, Aplicação E Interpretação De Questionários (à distância)

Pode candidatar-se à Bolsa UEPID até 7 de março de 2022

Objetivos

O curso de Técnicas de Medição/Construção de Questionários pretende contribuir para a compreensão das bases teóricas da medição em saúde e capacitar para a escolha, construção, validação/adequação, utilização e interpretação de questionários em investigação clínica e na área da saúde.

Destinatários e Vagas

Este curso destina-se a profissionais de saúde (Licenciados em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Psicologia, Nutrição e Dietética, Medicina Veterinária, Biologia, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, etc.) e investigadores que pretendam aprofundar conceitos-chave para a elaboração de questionários em investigação clínica e epidemiológica.

Propinas/Valor da inscrição

Pagamento por Transferência Bancária

Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0

Valor da inscrição (propina reduzida): 350€, se a inscrição for efetuada até 07 de março de 2022

Valor da inscrição: 420€, se a inscrição for efetuada após 07 de março de 2022

Nota: Deverá anexar no Formulário abaixo o Certificado de Habilitações e o Comprovativo de Pagamento.

Datas e Carga Letiva

Horário: 2.ª Feiras 14h30-18h00 e 5.ª Feiras, 17h30 - 20h50

Datas: 10, 17, 21, 24 e 31 de março, 4 de abril de 2022

Entrega do trabalho de grupo previsto para o dia 10 de abril

Metodologia de Ensino

Dada a sua natureza de curso com ensino à distância, são estabelecidos métodos pedagógicos adequados, que potenciam os recursos tecnológicos com estratégias pedagógicas que resultem num aproveitamento prático e proficiente.

A avaliação será realizada pela classificação do questionário desenvolvido, associado a um protocolo de investigação, realizado em trabalho de grupo ou individual. Os protocolos serão apresentados e discutidos em aula.

Avaliação e Certificação

Este curso está creditado em 5 ECTS, condicionada a aproveitamento e assiduidade em, pelo menos, 75% do Curso. Nestas condições, os participantes poderão requerer uma Certificado de Aproveitamento. Sem avaliação, mas com assiduidade, os participantes poderão requerer um Certificado de Participação.

Bolsa de Formação

A Unidade de Epidemiologia do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Lisboa, irá atribuir uma Bolsa UEPID, no âmbito do XIV Curso Pós-Graduado de Aperfeiçoamento Construção, Validação, Aplicação e Interpretação de Questionários (à distância). Esta Bolsa tem o valor de 262,50€, correspondentes a 75% da propina do curso e concretiza-se através de um estágio na Unidade de Epidemiologia, com uma carga total de 30 horas. A candidatura a Bolsa faz-se através da indicação na Carta de Motivação sobre a forma como o estágio e o curso poderão contribuir para o envolvimento do candidato em projetos de investigação clínica (carta de motivação) e a indicação da candidatura a Bolsa neste formulário.

O regulamento da bolsa pode ser consultado aqui.

Diretor do Curso
Prof. Doutor Paulo Nogueira (IMP&SP-FMUL)

Responsável do Curso
Prof. Doutor André Biscaia (ISCTE-IUL, USF Marginal – ACES de Cascais)

Unidade de Epidemiologia
Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública
Diretora: Prof.ª Doutora Ana Abreu
T: +351 217 999 422  //  F: 217 999 421
mepidemiologia@medicina.ulisboa.pt

Comissão Científica

Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Diretor

Prof. Doutor J. Melo Cristino
Presidente do Conselho Científico

Prof. Doutor Joaquim Ferreira
Presidente do Conselho Pedagógico

Formulário de inscrição

Opções
(comprovativo de pagamento, CV, carta de recomendação, ...)
Upload requirements
*Para os efeitos previstos no disposto do artº 13 do RGPD (EU) 2016/679 presto, por este meio, o meu consentimento para o tratamento dos dados pessoais acima indicados à FMUL, exclusivamente para os efeitos previstos neste curso durante o tempo que este durar, salvo no caso de, por minha vontade ou por motivo de força maior, deixarem de estar reunidas as condições para a minha participação no mesmo. Sendo que os mesmos dados pessoais poderão ser conservados para fins estatísticos desde que anonimizados, pseudonomizados ou cifrados por forma a deixarem de revestir a natureza de dados pessoais para efeitos de lei.

E: 47091