bioestatística
XII Curso Pós-Graduado de Aperfeiçoamento Introdução à Bioestatística (à distância)
Plano de Estudos
Objetivos

O Curso de Introdução à Bioestatística dirige-se ao não estatista que pretende iniciar-se na prática da análise estatística de dados de investigação clínica. Com uma forte componente prática, incluindo o uso de software estatístico, a realização de análises de dados, a interpretação de relatórios estatísticos e a crítica de artigos com estudos originais, este curso pretende “ensinar a fazer, fazendo”.

Esta formação abrange os conceitos fundamentais para a compreensão e crítica da análise de dados – como os conceitos de distribuição probabilística, de hipótese e teste estatísticos, de intervalo de confiança -, bem como a análise de dados descritiva e de testes de hipóteses uni e bivariada. A utilização de vocabulário para comunicar com o estatístico será um aspeto sempre presente na formação. Os exemplos e exercícios utilizados nas aulas são de estudos reais ou adaptados de investigação clínica e epidemiológica:

1. Apreender e utilizar os conceitos básicos de probabilidade, teste estatístico e da análise de dados uni e bivariada, aplicados à Investigação em Saúde.
  2. Analisar e interpretar sob a forma gráfica e numérica os dados observados e os resultados obtidos pela aplicação das técnicas estatísticas, sem e com o apoio de software estatístico.
  3. Saber analisar, interpretar e criticar artigos científicos sobre epidemiologia e saúde em geral com componente estatística.

Destinatários e Vagas

Este Curso destina-se a licenciados em Medicina, Psicologia, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Biologia, Medicina Veterinária, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Matemáticas e outros profissionais da saúde que pretendam planear, discutir, realizar ou desenvolver a capacidade crítica na análise de dados de investigação clínica e epidemiológica.

Propinas/Valor da inscrição

Pagamento por Transferência Bancária

Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0

Valor da inscrição (propina reduzida): 300€, se a inscrição for efetuada até 15 de outubro de 2022

Valor da inscrição: 375€, se a inscrição for efetuada após 15 de outubro de 2022

Nota: Deverá anexar no Formulário abaixo os seguintes documentos: CV Resumido, Carta de Motivação, Certificado de Habilitações e o Comprovativo de Pagamento.

Datas e Carga Letiva

Sábados – 05, 19 de novembro, 3, 17 de dezembro de 2022, 7, 21 de janeiro, 4, 18 de fevereiro de 2023, das 11:00 e às 15:30 horas (hora de Lisboa) ou das 09:00 às 13:30 (hora de Lisboa).

Avaliação final: 04 de março de 2023.

Metodologia de Ensino

Exposições teóricas breves, com demonstrações do processo de análise de dados. Resolução de exercícios para casa em computador.

Certificação

Os participantes que concluírem o curso com assiduidade poderão requerer um certificado de participação.

Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento e assiduidade poderão requerer um certificado de aproveitamento.

A avaliação será realizada através de trabalhos de casa (30%), participação em aula (10%) e exame final (60%).

Bolsas UEPID

Aceitam-se candidaturas a Bolsa de Estágio de UEPID no valor de 75% da propina do curso.

As candidaturas decorrem até 15 de outubro.

O processo e os critérios da seleção podem ser consultados aqui.

O estágio, a decorrer na Unidade de Epidemiologia em horário a estabelecer com o participante selecionado, tem um total de 50 horas e deverá ser concluído em 3 meses.

Diretor do Curso
Prof.ª Doutora Leonor Bacelar Nicolau (IMPSP-FMUL)

Docente Responsável
Prof.ª Doutora Leonor Bacelar Nicolau (IMPSP-FMUL)

Unidade de Epidemiologia
Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública
Diretora: Prof.ª Doutora Ana Abreu
T: +351 217 999 422
@:  mepidemiologia@medicina.ulisboa.pt

logotipo instituto de medicina preventiva e saúde pública

Formulário de inscrição

Mensagem de estado

Lamentamos… Este formulário está fechado a novas submissões.

E: 47091