
Aprender e utilizar os conceitos básicos da análise de dados multivariada, da inferência estatística e modelização, aplicados à Medicina; Analisar e interpretar sob a forma gráfica e numérica os dados observados e os resultados obtidos pela aplicação das técnicas estatísticas, sem e com o apoio de software estatístico; Saber analisar, interpretar e criticar artigos científicos sobre epidemiologia e saúde em geral com componente estatística.
Licenciados em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Matemática e Bioestatística, Técnicos Superiores de Saúde, Diagnóstico e Terapêutica e outros profissionais de saúde envolvidos ou interessados em envolverem-se em análise de dados, atividades de investigação ou tomada de decisão nas áreas clínicas ou de saúde pública.
Pagamento por Transferência Bancária
Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0
Valor da inscrição (propina reduzida): 350€, se a inscrição for efetuada até 19 de março de 2022
Valor da inscrição: 375€, se a inscrição for efetuada após 19 de março de 2022
Nota: Deverá anexar no formulário abaixo o comprovativo de pagamento, acompanhado pela carta de motivação, CV resumido e certificado de licenciatura.
Datas e Carga Letiva
Sessões: Quarta-feira – 23 de março, das 18h00 às 21h00 (aula de introdução ao SPSS e revisão dos principais conceitos base).
Sábados - 26 de março, 9 de abril, 30 de abril, 14 de maio, 28 de maio, 4 de junho, 25 de junho de 2022, das 11h00 às 15h30 horas (hora de Lisboa).
Metodologia de Ensino
Exposições teóricas breves, complementadas com demonstrações do processo de análise de dados, exercícios em computador durante a aula e para casa e discussão de relatórios e crítica de artigos em grupo. Os exemplos e exercícios utilizados nas aulas são de estudos reais ou adaptados de investigação clínica e epidemiológica.
Avaliação e Certificação
A avaliação é realizada com Discussão de Artigos em Aula, Exercícios em casa e Exame Final. Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento e assiduidade (75% do curso) poderão requerer um Certificado de Aproveitamento. Sem avaliação, mas com assiduidade, os participantes poderão requerer um Certificado de Participação.
Bolsa de Formação
A Unidade de Epidemiologia do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Lisboa, irá atribuir uma Bolsa UEPID, no âmbito do X Curso Pós-Graduado de Aperfeiçoamento Introdução aos Modelos Estatísticos em Epidemiologia (à distância). Esta Bolsa tem o valor de 262,5 Euros, correspondentes a 75% da propina do curso e concretiza-se através de um estágio na Unidade de Epidemiologia, com uma carga total de 50 horas. A candidatura a Bolsa faz-se através da indicação na Carta de Motivação sobre a forma como o estágio e o curso poderão contribuir para o envolvimento do candidato em projetos de investigação clínica (carta de motivação) e a indicação da candidatura a Bolsa neste formulário.
O regulamento da bolsa pode ser consultado aqui.
Diretor do Curso
Prof. Doutor Paulo Nogueira (IMP&SP-FMUL)
Responsável do Curso
Prof. Doutor Paulo Nogueira (IMPSP-FMUL)
Prof.ª Doutora Leonor Bacelar Nicolau (IMPSP-FMUL)
Unidade de Epidemiologia
Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública
Diretora: Prof.ª Doutora Ana Abreu
T: +351 217 999 422 // F: 217 999 421
mepidemiologia@medicina.ulisboa.pt