Pessoa com caneta na mão a escrever em papéis
Objetivos

Aprender e utilizar os conceitos básicos da análise de dados multivariada, da inferência estatística e modelização, aplicados à Medicina; Analisar e interpretar sob a forma gráfica e numérica os dados observados e os resultados obtidos pela aplicação das técnicas estatísticas, sem e com o apoio de software estatístico; Saber analisar, interpretar e criticar artigos científicos sobre epidemiologia e saúde em geral com componente estatística.

Destinatários e Vagas

Licenciados em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Matemática e Bioestatística, Técnicos Superiores de Saúde, Diagnóstico e Terapêutica e outros profissionais de saúde envolvidos ou interessados em envolverem-se em análise de dados, atividades de investigação ou tomada de decisão nas áreas clínicas ou de saúde pública.

Propinas/Valor da inscrição

Pagamento por Transferência Bancária

Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0

Valor da inscrição (propina reduzida): 350€, se a inscrição for efetuada até 19 de março de 2022

Valor da inscrição: 375€, se a inscrição for efetuada após 19 de março de 2022

Nota: Deverá anexar no formulário abaixo o comprovativo de pagamento, acompanhado pela carta de motivação, CV resumido e certificado de licenciatura.

Datas e Carga Letiva

Sessões: Quarta-feira – 23 de março, das 18h00 às 21h00 (aula de introdução ao SPSS e revisão dos principais conceitos base).

Sábados - 26 de março, 9 de abril, 30 de abril, 14 de maio, 28 de maio, 4 de junho, 25 de junho de 2022, das 11h00 às 15h30 horas (hora de Lisboa).

Metodologia de Ensino

Exposições teóricas breves, complementadas com demonstrações do processo de análise de dados, exercícios em computador durante a aula e para casa e discussão de relatórios e crítica de artigos em grupo. Os exemplos e exercícios utilizados nas aulas são de estudos reais ou adaptados de investigação clínica e epidemiológica.

Avaliação e Certificação

A avaliação é realizada com Discussão de Artigos em Aula, Exercícios em casa e Exame Final. Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento e assiduidade (75% do curso) poderão requerer um Certificado de Aproveitamento. Sem avaliação, mas com assiduidade, os participantes poderão requerer um Certificado de Participação.

Bolsa de Formação

A Unidade de Epidemiologia do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Lisboa, irá atribuir uma Bolsa UEPID, no âmbito do X Curso Pós-Graduado de Aperfeiçoamento Introdução aos Modelos Estatísticos em Epidemiologia (à distância). Esta Bolsa tem o valor de 262,5 Euros, correspondentes a 75% da propina do curso e concretiza-se através de um estágio na Unidade de Epidemiologia, com uma carga total de 50 horas. A candidatura a Bolsa faz-se através da indicação na Carta de Motivação sobre a forma como o estágio e o curso poderão contribuir para o envolvimento do candidato em projetos de investigação clínica (carta de motivação) e a indicação da candidatura a Bolsa neste formulário.

O regulamento da bolsa pode ser consultado aqui.

Diretor do Curso
Prof. Doutor Paulo Nogueira (IMP&SP-FMUL)

Responsável do Curso
Prof. Doutor Paulo Nogueira (IMPSP-FMUL)
Prof.ª Doutora Leonor Bacelar Nicolau (IMPSP-FMUL)

Unidade de Epidemiologia
Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública
Diretora: Prof.ª Doutora Ana Abreu
T: +351 217 999 422  //  F: 217 999 421
mepidemiologia@medicina.ulisboa.pt

Formulário de inscrição

Opções
(comprovativo de pagamento, CV, carta de recomendação, ...)
Upload requirements
*Para os efeitos previstos no disposto do artº 13 do RGPD (EU) 2016/679 presto, por este meio, o meu consentimento para o tratamento dos dados pessoais acima indicados à FMUL, exclusivamente para os efeitos previstos neste curso durante o tempo que este durar, salvo no caso de, por minha vontade ou por motivo de força maior, deixarem de estar reunidas as condições para a minha participação no mesmo. Sendo que os mesmos dados pessoais poderão ser conservados para fins estatísticos desde que anonimizados, pseudonomizados ou cifrados por forma a deixarem de revestir a natureza de dados pessoais para efeitos de lei.