X Curso Espaço Projeto: Abordagem Prática à Investigação Epidemiológica (à distância)
Plano de Estudos
  • Etapas do processo de investigação
  • Formulação, discussão e crítica de questões de investigação
  • Abordagens, técnicas e recursos para a pesquisa bibliográfica
  • Modelos de trabalho em equipa
  • Organização e processo de elaboração do Protocolo de Investigação
  • A linguagem e objectivos de um protocolo
  • As seções de um protocolo
  • Orçamento e Financiamento
  • Submissão à Comissão de Ética e à Comissão Nacional de Protecção de Dados
  • Construção e obtenção do consentimento informado
  • A obtenção de autorizações institucionais
  • A apresentação e discussão pública de um projecto
  • Gestão de projecto e da equipa de investigação
  • Planeamento, discussão e execução de estudos-piloto
  • Construção de base de dados
  • Plano e análise estatística de dados preliminares
  • Escrita de artigos e apresentação/discussão de resultados
  • Elaboração de posteres para a apresentação de resultados científicos
  • Planos de comunicação do projeto para a comunidade científica e não científica
  • O capital científico e social dos projetos de investigação científica
Objetivos

É proposto um modelo de formação pós-graduada promotora do desenvolvimento de competências e aptidões em investigação clínica e epidemiológica, para a realização efetiva e na ‘vida real’ de projetos de investigação. São características desta formação:

1. Forte componente prático e interativo da formação;
  2. Contexto de formação, discussão e supervisão multidisciplinar;
  3. Experiência prática baseada na ‘vida real’ (‘hands-on experience’);
  4. Trabalho de investigação em equipa, com supervisão do corpo docente;
  5. Divisão do processo de investigação em tarefas/etapas;
  6. Orientação para os resultados.
Destinatários e Vagas

Este curso destina-se a profissionais de saúde (Licenciados em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Psicologia, Nutrição e Dietética, Medicina Veterinária, Biologia, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, etc.) e investigadores envolvidos ou interessados em envolverem-se em investigação clínica e/ou epidemiológica.

Propinas/ Valor da inscrição

Pagamento por Transferência Bancária

Santander Totta - IBAN PT50 0018 0000 3666 5472 0018 0

550 Euros (pré-inscritos, até 4 de janeiro de 2021) 700 Euros (depois de 4 de janeiro de 2021)

Nota: Deverá anexar no formulário abaixo o comprovativo de pagamento, acompanhado pela carta de motivação, CV resumido e certificado de licenciatura.

Datas e Carga Letiva

14 sessões de 11 de janeiro a 19 de julho 2021 (segundas feiras das 14h30 às 18h00): 11 e 25 de janeiro, 8 e 22 fevereiro, 8 e 22 de março, 5 e 19 de abril, 3, 17 e 31 de maio, 14 e 28 de junho e 19 de julho.

Metodologia de Ensino

Dada a sua natureza de curso com ensino à distância, são estabelecidos métodos pedagógicos adequados, que potenciam os recursos tecnológicos com estratégias pedagógicas que resultem num aproveitamento prático e proficiente.

O curso irá decorrer integralmente à distância (em tempo real). Os alunos deverão participar de forma síncrona nos momentos de avaliação, discussão de trabalhos e, pelo menos, em 50% das aulas. Na participação nas aulas, é esperado que todos os alunos possam colocar questões e entrar na discussão, usando o microfone e que a câmara permaneça ligada durante a aula. Todas as aulas serão videogravadas e disponibilizadas aos participantes.

A avaliação será através da participação e conclusão de tarefas, incluindo a crítica de trabalhos. Avaliação qualitativa dos trabalhos e contributo pessoal para a realização da investigação.

Certificação

Os participantes que concluírem o curso com assiduidade poderão requerer um certificado de participação. Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento e assiduidade poderão requerer um certificado de aproveitamento.

Diretor do Curso
Prof.ª Doutora Doutora Cristina Furtado (IMP&SP-FMUL)

Docente Responsável
Mestre Paulo Nicola (IMP&SP-FMUL)

Unidade de Epidemiologia
Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública
Diretor: Prof. Doutor António Vaz Carneiro

Comissão Científica

Prof. Doutor Fausto J. Pinto
Diretor

Prof. Doutor J. Melo Cristino
Presidente do Conselho Científico

Prof. Doutor Joaquim Ferreira
Presidente do Conselho Pedagógico

Formulário de inscrição

Opções
(comprovativo de pagamento, CV, carta de recomendação, ...)
Upload requirements
*Para os efeitos previstos no disposto do artº 13 do RGPD (EU) 2016/679 presto, por este meio, o meu consentimento para o tratamento dos dados pessoais acima indicados à FMUL, exclusivamente para os efeitos previstos neste curso durante o tempo que este durar, salvo no caso de, por minha vontade ou por motivo de força maior, deixarem de estar reunidas as condições para a minha participação no mesmo. Sendo que os mesmos dados pessoais poderão ser conservados para fins estatísticos desde que anonimizados, pseudonomizados ou cifrados por forma a deixarem de revestir a natureza de dados pessoais para efeitos de lei.

E: 47091