Workshops de Iniciação Pedagógica – WIP

Esta iniciativa constitui uma enorme mais-valia como complemento à formação dos monitores, pois permite-lhes ter um primeiro contacto com temas e conceitos da pedagogia e oferece-lhes uma valiosa orientação e preparação para uma experiência que para muitos é inédita, a de ser aluno-monitor.

Até ao ano letivo de 2018/2019, o WIP era organizado pelo Departamento de Pedagogia e Educação Médica (DPEM) da AEFML. Com a integração do Projeto Solvin’ It no seio da parceria AEFML-FMUL, este passou a integrar a participação dos monitores Solvin’ It (com um grau de obrigatoriedade específico), pelo que a que a organização do WIP recaiu sobre a Comissão Organizadora do Projeto Solvin’ It (COSI) e o Gabinete de Apoio ao Estudante, em colaboração com o DPEM.

Relativamente aos facilitadores, estes têm sido sugeridos pelo Departamento de Educação Médica (DEM) da FMUL, sob a forma de docentes reconhecidos pela sua formação e excelência em educação médica, bem como tem existido uma procura por formadores de outras áreas que complementem as práticas pedagógicas.

Constituem os objetivos da atividade:

  • Acrescentar ferramentas pedagógicas para estudantes que frequentam Estágios de Iniciação Pedagógica e que participam no Projeto Solvin’ It;
  • Sensibilizar a FMUL e a Coordenação dos Estágios de Iniciação Pedagógica para a necessidade de formação pedagógica;
  • Envolver o DEM da FMUL, procurando criar formações mais adequadas para os estudantes que frequentam Estágios de Iniciação Pedagógica;
  • Contribuir para a qualificação educativa de potenciais futuros docentes ou assistentes da FMUL.

Até à data já foram realizados os seguintes Workshops Teóricos:

  • Como fazer uma boa Avaliação
  • Como dar Feedback
  • Como fazer Questões de Escolha Múltipla
  • Comunicação
  • Como ser um bom Monitor
  • Como programar uma boa aula teórica
  • Como fazer bons diapositivos

Mais novidades estão para breve….

Paralelamente, foram realizados Workshops Práticos nas seguintes áreas disciplinares:

  • Anatomia
  • Bioquímica
  • Introdução à Clínica
  • Microbiologia