A Universidade de Lisboa lançou uma Campanha de Voluntariado para apoiar as atividades da Estrutura Hospitalar de Contingência de Lisboa e, em 48 horas, recebeu mais de 1000 candidaturas. Dado o número de candidaturas recebidas, manifestamente superior às necessárias, as inscrições encontram-se encerradas.
Os futuros voluntários irão apoiar os profissionais de saúde em tarefas de alimentação, higiene e outros cuidados dos doentes, bem como funções administrativas, e serão divididos por dois turnos semanais de 4 horas.
António Dinis, Médico e Coordenador da estrutura hospitalar de contingência, numa entrevista ao jornal Observador relatou que, a aquisição de voluntários irá permitir libertar os profissionais de saúde para outras tarefas. “Há trabalhos e funções para muitas pessoas. Vamos passar de um pavilhão que contém 58 camas para um com 150.”
A generosidade, a dádiva de tempo e a competência que testemunhámos não nos deixaram indiferentes. Quando tudo parece impossível e o desânimo nos toca, este movimento de solidariedade surpreende.
A todos o nosso MUITO OBRIGADO!