“Uma Academia forte é um dos pilares daquilo que deve ser uma sociedade moderna”

homem em videoconferencia

As palavras são da autoria do Prof. Fausto J. Pinto, que participou ativamente no 2º Simpósio de Intercâmbio em Medicina da Rede de Cooperação das Escolas Medicas de Língua Portuguesa (CODEM-LP), que teve como principais pontos de discussão os impactos da pandemia no ensino médico, na investigação científica e na área da Saúde.

Com foco na Saúde e o objetivo na formação, a Rede CODEM-LP é criada por escolas médicas de excelência de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau.

O evento digital juntou à distância, como dita a regra dos tempos atuais, todos os seus dirigentes e representantes em dois dias de debate, com o objetivo de “trazer à tona as soluções de quatro continentes” perante os desafios que a Covid-19 impôs a todas as atividades práticas de ensino e investigação.

No arranque de mais “um momento histórico” de uma “rede jovem, mas com muito para dar”, o Prof. Fausto J. Pinto, Membro da Comissão Executiva da Rede CODEM-LP, referiu as oportunidades e novas ideias que surgem em momentos tão singulares e difíceis como os que vivemos com a atual pandemia. Reforçando a aposta na Rede CODEM-LP como elemento potenciador do trabalho que é realizado nas mais “diferentes áreas, países e faculdades respetivas”, Fausto J. Pinto salientou que a cooperação é “para benefício de todos os que servimos”, de forma a consolidar “uma Universidade forte”, que “é um dos pilares daquilo que deve ser uma sociedade moderna, virada para o futuro”.

Na ausência de um reforço orçamental, implementar o ensino à distância tem sido “um desafio”, declarou o Prof. Fausto J. Pinto, corroborando a ideia de criação de um projeto na rede para avaliação do impacto do ensino à distância, que será certamente essencial para planificar o futuro.

Sobre a capacitação dos próprios docentes num momento em que se surge um novo paradigma de ensino, Fausto J. Pinto mencionou os apoios criados para a formação dos docentes na FMUL, aludindo ao programa “Formando os Formadores”, de forma a “ajudar os docentes a lidar da forma mais adequada com as novas tecnologias e as novas formas de desenvolver, do ponto de vista pedagógico, as suas capacidades”, considerando tratar-se de um área na qual a Rede CODEM-LP poderá ter um papel de grande importância, revelando-se extremamente útil a partilha das experiências entre todos.

imagem de apresentação em computador numa videoconferencia

Por sua vez, o Professor João Forjaz de Lacerda, Diretor da Clínica Universitária de Hematologia e Coordenador do Núcleo de Cooperação Internacional da FMUL, acrescentou ao debate a apresentação do Programa Erasmus, elucidando a audiência sobre a possibilidade de estender essa iniciativa à Rede de Escolas Médicas de Língua Portuguesa.

Fique por dentro do debate, onde se falou também sobre a disseminação do conhecimento científico, e assista aqui ao 2º Simpósio de Intercâmbio em Medicina da Rede CODEM-LP.