Um workshop para fazer bem ao coração

auditorio

Sabia que hoje é o Dia Mundial do Coração? Esse foi o mote para juntar vários eventos ao longo do dia entre os espaços do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e a Faculdade de Medicina.

Numa rápida aparição pela manhã, alguns elementos  do Hospital e do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa fizeram questão de manter o ritual de "pintar" a entrada principal, não deixando de captar a atenção mesmo aos olhares mais desatentos.

entrada de hospital

Foi no grande auditório João Lobo Antunes que decorreu um workshop educativo, desafiando o público a questionar se Sabem identificar o seu próprio risco cardiovascular.

A moderação do primeiro painel e o encerramento coube à cardiologista e Professora da Faculdade Ana Abreu que, de forma objetiva e simples, pôs a plateia a pensar neste órgão tão precioso e a aperceber-se que ainda desconhece muitos dos fatores que o podem pôr em perigo.

À mesa deste debate Ana Abreu juntou uma nutricionista, quatro fisiologistas do exercício e uma psiquiatra, que foram lembrando à plateia os riscos menos conhecidos e o caminho que ainda falta percorrer para que todos se possam realmente apaixonar pelo seu próprio coração.

Sabia que dormir mal aumenta o risco cardiovascular? Ou que fumar cigarros eletrónicos é igualmente nocivo para o seu coração? Ou ainda que há estratégias que podemos adotar para sermos mais ativos, mesmo durante o trabalho?

Os dados não mentem e uma informação mantém-se como certa, as Doenças Cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal.

Razões mais do que suficientes para que leia mais informações na próxima newsletter, para evitar alguns corações partidos, especialmente o seu e o dos que mais ama.

poster com coração