Sociedade Brasileira de Cardiologia homenageia Fausto J. Pinto
Share

 

dois homens de máscara, um deles segura um diploma

A 20 de novembro decorreu, no Rio de Janeiro, na sede da SBC a atribuição do título de sócio honorário ao Professor Fausto J. Pinto.

Segundo o seu Presidente, Marcelo Quiroga, a SBC “é muito criteriosa quanto a concessão deste título, tanto que o último foi concedido em 1992”. Refere ainda que, o Professor Fausto J. Pinto “reúne qualificação invejável e uma inserção associativa brilhante na Europa, sendo um dos principais nomes da cardiologia mundial.

dois homens e uma mulher, todos de máscara, o homem que está no centro segura um diploma

dois homens e uma mulher, todos de máscara. o homem do centro segura uma medalha

 

 

dois homens lado a lado, um segura a bandeira da World Heart federation, o outro a bandeira da Sociedade Brasileira de Cardiologia

 

dois homens lado a lado, um segura a bandeira de Portugal, o outro a bandeira do Brasil

Na cerimónia de abertura do evento, o Prof. Fausto J. Pinto reforçou a ideia de que o humanismo é intrínseco à Medicina, afirmando que “é fundamental o envolvimento e a interação do médico com o paciente para, em conjunto, articularem uma estratégia que faça com que o tratamento dê certo”. Adiantou também, que "os médicos não serão mais os mesmos depois da Covid-19 e que o trabalho deve ser pautado pela empatia", elencando os "mandamentos" que devem reger a atividade médica, citados numa publicação que pode consultar aqui.

No decurso do 75º. Congresso, a SBC divulgou ainda uma nova Diretriz de Hipertensão Arterial. "A classificação para pré-hipertensão sofreu alteração, sendo definida por uma pressão sistólica entre 130 e 139 mmHg e diastólica entre 85 e 89 mmHg, para medida de consultório. A pressão normal ideal é a que registra números abaixo de 120 x 80 mmHg. A faixa entre 120 e 129 mmHg e 80 e 84 mmHg é considerada normal, mas não ótima, e deve ser acompanhada para a adoção de medidas preventivas", pode ler-se na mesma notícia, publicada no site globo.com.

Em território luso, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia não ficou indiferente à distinção do Prof. Fausto J. Pinto e congratulou publicamente o Diretor da FMUL pelo novo título.

Pode consultar a nota de congratulação na página oficial da SPC.