Sistema Integrado de Garantia da Qualidade
Logo_SIGQ-FMUL

A garantia da qualidade é uma premissa central e fundamental na estratégia da nossa Escola, com vista ao cumprimento dos seus objetivos e concretização da sua missão de forma exemplar.

Assim, a FMUL assume o seu compromisso com a garantia da qualidade e melhoria contínua das suas atividades, de acordo com as diretrizes e os Referenciais para os Sistemas Internos de Garantia da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior emitidos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior -  A3ES e o disposto no Regulamento do Sistema Integrado de Garantia de Qualidade da Universidade de Lisboa (Despacho n.º 15622/2015, 29 de dezembro).

O Sistema Integrado de Garantia de Qualidade da FMUL (SIGQ – FMUL) tem vindo a ser estruturado e encontra-se regulamentado e refletido no Manual do SIGQ – FMUL.

 

 

 

 

A FMUL definiu a política de qualidade que melhor se adequa ao seu sistema e que acompanha a missão, a visão e os objetivos estabelecidos estrategicamente, procurando responder às necessidades e expectativas das partes interessadas. A Política da Qualidade da FMUL rege-se assim pelos seguintes princípios: 

1. Atender à realidade da Faculdade, como instituição de referência do ensino e da investigação em medicina e ciências biomédicas a nível nacional;

2. Garantir a integração do SIGQ-FMUL no Sistema Integrado de Garantia da Qualidade da Universidade de Lisboa (SIGQ-ULisboa);

3. Estimular a participação de todas as partes interessadas internas (docentes, investigadores, não docentes e estudantes) para a concretização eficaz de objetivos, promovendo uma cultura de melhoria contínua de modo transversal às áreas estratégicas;

4. Caracterizar-se pela simplicidade, coerência, estabilidade e previsibilidade, sem prejuízo da inovação e modernização administrativa da gestão do sistema;

5. Garantir a transparência e a prestação de contas, bem como a segurança da informação, a privacidade e a proteção dos dados pessoais;

6. Assegurar a participação, colegialidade, rigor e empenhamento na vida académica;

7. Promover o desenvolvimento de uma cultura de qualidade nos vários domínios de atuação da FMUL;

8. Contribuir para a melhoria contínua das atividades desenvolvidas pela FMUL.
 

 

 

O SIGQ-FMUL é transversal a todas as áreas estratégicas e processos da Faculdade e agrega todas as atividades que contribuem para a garantia da qualidade das atividades desenvolvidas e para o cumprimento da sua missão. A estrutura organizacional do SIGQ – FMUL é constituída por diversos intervenientes com diferentes papéis e responsabilidades no Sistema: o Diretor; o Conselho de Garantia da Qualidade | CGQ – FMUL (Regimento do CGQ -FMUL); o Diretor Executivo; o Gestor do SIGQ – FMUL; e o Gabinete de Planeamento Estratégico e Qualidade (GPEQ).

estrutura SIGQ-FMUL
Estrutura e Responsabilidades

 

 

O SIGQ – FMUL assenta num modelo de gestão por processos e, tendo em consideração a estrutura organizacional da Faculdade e os Referenciais para os Sistemas Internos de Garantia da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior da A3ES, foi estruturado segundo 3 macroprocessos (Governação e Gestão Estratégica; Nucleares ou de Realização; Suporte Técnico Administrativo), aos quais estão associados 12 processos representados na Cadeia de Valor.

Cadeia de Valor
Cadeia de Valor

 

 

O SIGQ – FMUL, tem subjacente uma estrutura documental composta por documentos de natureza diversa e com diferentes finalidades: legislação, pela qual a FMUL se rege; documentos estratégicos, como o Plano Estratégico/Programa de Mandato, Planos e Relatórios Anuais de Atividades; documentos orientadores, de que são exemplo o QUAR, Manual da Qualidade, despachos internos e referenciais da A3ES; documentos operacionais, entre os quais regulamentos, manuais de procedimentos/instruções de trabalho, etc.

Estrutura Documental_SIGQ-FMUL
Estrutura Documental

 

 

Fundamental à implementação e desenvolvimento do SIGQ – FMUL é a estrutura tecnológica de gestão e informação que, embora ainda não seja uma estrutura globalmente integrada, sustenta e auxilia as atividades desenvolvidas no âmbito dos vários processos, sendo constituída por sistemas de suporte ao ensino, à investigação, à comunicação e informação, e à gestão de recursos.

 

STGI
Estrutura do Sistema Tecnológico de Gestão e Informação

 

 

Numa lógica de melhoria contínua dos processos é aplicada a metodologia do ciclo de PDCA (Plan | Do | Check | Act / Adjust). Cada processo tem associadas diversas atividades que são planeadas (Plan) e desenvolvidas segundo procedimentos (Do), as quais são sujeitas a mecanismos de monitorização e avaliação (Check) e, dependendo dos resultados, são alvo de ações de melhoria (Act / Adjust).

PDCA
Ciclo PDCA

 

 

 

CapaManualQualidade_SIGQ-FMUL

Regulamento do SIGQ – FMUL

Tem como objeto o estabelecimento das bases de organização do SIGQ-FMUL, definindo os seus princípios, organização e instrumentos de atuação.

 

Manual do SIGQ  FMUL

Documento orientador e de referência para a comunidade FMUL e para as partes interessadas, uma vez que descreve a forma como a Faculdade concebe e planeia, estrutura e organiza, implementa e gere, avalia e melhora continuamente o seu sistema interno.

(versão EN - brevemente disponível)

 

 

CapaRelCurso_SIGQ-FMUL

Relatórios de Autoavaliação dos Cursos

Assentam numa análise, por ano letivo, dos resultados do desempenho dos alunos e dos resultados da avaliação feita pelos mesmos, bem como na identificação de ações de melhoria e recomendações, seguindo uma lógica de PDCA.

 

 

Plano Qualidade

Plano da Qualidade | SIGQ-FMUL

(brevemente disponível)

Documento orientador que estabelece a relação entre os pilares e eixos estratégicos da FMUL, as ações, os processos e subprocessos, os indicadores, as responsabilidades dos órgãos, serviços e estrutura de implementação e acompanhamento do SIGQ-FMUL.

 

 

Plano de Ações de Melhoria

Mapa de Controlo de Referenciais | SIGQ-FMUL

(brevemente disponível)

Instrumento de operacionalização, acompanhamento e controlo do funcionamento do SIGQ, identificando para cada referencial de qualidade (A3ES) as ações, os órgãos e serviços responsáveis, as atividades e/ou documentos relevantes (evidências).

 

 

Arquivo

Instrumentos de Apoio ao SIGQ – FMUL

  • Mapa Institucional de Procedimentos por Processo – Identificação das atividades e dos procedimentos associados a estas e respetivo mapeamento das instruções de trabalho, de modo a que cada processo tenha associado um guia de procedimentos, com a descrição das tarefas, funções inerentes e responsáveis.

  • Mapa Institucional de Mecanismos de Monitorização e Fontes de Dados por Processo – Identificação por processo dos instrumentos de monitorização categorizados segundo uma tipologia, âmbito, finalidade e periocidade dos respetivos instrumentos.

  • Mapa Institucional de Indicadores por Processo – Identificação de indicadores de medida das atividades desenvolvidas na Faculdade por processo e respetivos KPI’s, indicadores-chave na monitorização do SIGQ – FMUL.

 

 

logofmul

Despachos

120-2022 | Conselho de Garantia da Qualidade (CGQ) da FMUL

65-2022 | Regulamento do Sistema Integrado de Garantia da Qualidade da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

75-2019 | Manual do Sistema Interno de Garantia da Qualidade da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

69-2019 | Nomeação do Gestor do Sistema Interno de Garantia da Qualidade da FMUL

26-2019 | Comissão de Acompanhamento – Projeto de Implementação do Sistema Interno de Garantia da Qualidade

 

 

 

O Barómetro da Qualidade é um boletim com periodicidade trimestral que tem como objetivo divulgar, junto da comunidade académica e a todas as partes interessadas, conteúdos relevantes sobre o Sistema Integrado de Garantia de Qualidade da FMUL (SIGQ – FMUL), respondendo a questões tais como: O que é? Para que serve? Como funciona? Quem está envolvido? Quais as vantagens? Que atividades têm sido desenvolvidas?

 

 

O Barómetro da Qualidade é um boletim com periodicidade trimestral que tem como objetivo divulgar, junto da comunidade académica e a todas as partes interessadas, conteúdos relevantes sobre o Sistema Integrado de Garantia de Qualidade da FMUL (SIGQ – FMUL), respondendo a questões tais como: O que é? Para que serve? Como funciona? Quem está envolvido? Quais as vantagens? Que atividades têm sido desenvolvidas?

 

 

O Barómetro da Qualidade é um boletim com periodicidade trimestral que tem como objetivo divulgar, junto da comunidade académica e a todas as partes interessadas, conteúdos relevantes sobre o Sistema Interno de Garantia de Qualidade da FMUL (SIGQ – FMUL), respondendo a questões tais como: O que é? Para que serve? Como funciona? Quem está envolvido? Quais as vantagens? Que atividades têm sido desenvolvidas?

 

 

 

Contactos

 

Gestor do SIGQ – FMUL
Sónia Barroso

Morada
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Hospital de Santa Maria, Piso 3 (elevador 11)
Avenida Professor Egas Moniz
1649-028 Lisboa - Portugal

Telefone
+351 21 799 9420

Extensão interna: 44 103