Sistema Interno de Garantia da Qualidade

A garantia da qualidade é uma premissa central e fundamental na estratégia da FMUL, com vista ao cumprimento dos seus objetivos e concretização da sua missão de forma exemplar. Neste sentido, a Faculdade estruturou o seu Sistema Interno de Garantia de Qualidade da FMUL (SIGQ – FMUL) que se encontra refletido no Manual do SIGQ – FMUL, publicado a 27 de novembro de 2019. Este Manual é um documento orientador que descreve a forma como a Faculdade concebe e planeia, estrutura e organiza, implementa e gere, avalia e melhora continuamente o seu sistema interno, sendo um documento de referência à comunidade FMUL e às partes interessadas relevantes.

A conceção do SIGQ – FMUL veio sistematizar e estruturar o trabalho que tem sido desenvolvido na promoção e na garantia da qualidade da Escola. O SIGQ foi desenhado tendo por base os Referenciais para os Sistemas Internos de Garantia da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior da A3ES, consonantes com os padrões europeus (ESG 2015).

Cabe a cada instituição definir e implementar a política de qualidade que melhor se adequa ao seu sistema e que acompanha a missão, a visão e os objetivos estabelecidos estrategicamente, procurando responder às necessidades e expectativas das partes interessadas. Deste modo, a FMUL assume formalmente o seu compromisso com a garantida da qualidade e melhoria contínua das suas atividades, em alinhamento com os referenciais da A3ES para os Sistemas Internos de Garantia da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior.

A Política da Qualidade da FMUL rege-se pelos seguintes princípios:

1. Ser a Instituição de referência do ensino e da investigação em medicina e ciências biomédicas a nível nacional.
  2. Concretizar os seus objetivos de forma eficiente e eficaz, promovendo uma cultura de rigor, exigência, transparência, melhoria contínua e de garantia da qualidade transversal às áreas estratégicas: Ensino, Pedagogia e Educação Médica; Promoção e Inovação da Ciência; Internacionalização e Relações Externas; Organização e Modernização Administrativa.
  3. Promover as competências e o desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores (docentes, investigadores e não docentes).
  4. Auscultar regularmente e envolver ativamente as várias partes interessadas, de forma a ir ao encontro das necessidades e expetativas.
  5. Utilizar de forma eficiente os sistemas de informação e as infraestruturas institucionais, para obtenção de melhores resultados e para a difusão do serviço prestado.
  6. Monitorizar sistematicamente os processos e procedimentos intrínsecos às suas atividades.
  7. Cumprir os requisitos legais e regulamentares (nacionais e internacionais) inerentes ao serviço prestado.
  8. Garantir a segurança da informação, a privacidade e a proteção dos dados pessoais.
  9. Contribuir para uma sociedade sustentável e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, através do ensino, da investigação e do serviço à comunidade.

Gestor da Qualidade na FMUL

Sónia Barroso

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Hospital de Santa Maria, Piso 3 (elevador 11)