A “Semana da Nutrição” começa na próxima semana
Share

 

 

cartaz da semana da nutrição

 

“Direito à alimentação para um futuro melhor” é o lema instituído pela FAO para o Dia Mundial da Alimentação 2024 e o mote para a Semana da Nutrição, que arranca já na próxima segunda-feira.

A Semana da Nutrição está a chegar e para sabermos tudo o que vai acontecer, falámos com o Rodrigo Bernardo, que está na organização desta atividade que pretende levar o “Direito à alimentação para um futuro melhor” a toda a comunidade. 

Já nos habituámos a ver uma equipa motivada quando falamos dos alunos da Licenciatura em Ciências da Nutrição (LCN) e este ano, não é diferente. “Tivemos 61 estudantes da Licenciatura inscritos como voluntários para ajudar nas diversas atividades e a participarem também na formação de equipas (22 equipas distribuídas pela Universidade de Lisboa), que se vão deslocar a todas as faculdades que aceitaram receber-nos no âmbito desta Semana, com diferentes atividades”, diz Rodrigo, licenciado em Ciências da Nutrição pela FMUL e atualmente Assistente Convidado no Laboratório de Nutrição.

Nos dias 14, 15 e 17, os nossos alunos estarão dedicados à promoção da literacia alimentar junto da comunidade académica da maior Universidade portuguesa, espalhados por escolas tão diferentes como Letras, Arquitetura, Belas Artes ou Medicina Veterinária. “Levamos uma adaptação do clássico Jogo Trivial, com perguntas sobre nutrição e alimentação. Quem acertar, vai acumulando brindes da FMUL e prémios oferecidos pelos nossos patrocinadores”. Há ainda o momento “mito ou verdade” em que é discutida a resposta certa “para se perceber os porquês e contribuir para uma clarificação sobre temas quentes, à luz da evidência científica mais atual”, avança ainda o Rodrigo.

A alimentação tem ganho ao longo dos tempos um papel cada vez mais relevante na prevenção da doença, nomeadamente evitando os açúcares, as gorduras e descobrindo alimentos com propriedades nutricionais que podem fazer a diferença na prevenção do aparecimento de doenças, mas tem também um papel decisivo nomeadamente no que se refere à alimentação artificial como acontece nos bebés prematuros ou em casos de coma, em que a alimentação parentérica ou entérica garante a manutenção do organismo. 

Para que a comunidade esteja ciente deste papel, a Semana da Nutrição serve também para mostrar os serviços que a FMUL, através do Centro de Nutrição Avançada (CNA), tem para oferecer, e que podem ajudar a formar conhecimento e a tomar decisões mais conscientes e informadas relativamente à alimentação. Rodrigo explica, “temos 3 tipos de serviços: consultas de nutrição, avaliação da composição corporal e serviços de consultoria em diversas áreas. Percebemos que ao nível da ULisboa, a generalidade das pessoas ainda não está ciente disto. E os serviços têm um custo simbólico para qualquer elemento da ULisboa – alunos, docentes e pessoal não docente.”

 

Equipa do Laboratória da Nutrição
Equipa do Laboratório de nutrição. Sandra Singh, Prof. Ana Margarida Pinto, Rodrigo Bernardo e Renata Gonçalves.

 

O programa já está aliciante, mas falta ainda falar sobre a existência da prova cega de alimentos. “Levamos 10 alimentos de que normalmente não se fala, damos a provar e abordamos as características desses alimentos. Por exemplo, a salicórnia como substituto do sal, ou romã que praticamente ninguém consome e estamos na altura dela, além de ser uma excelente influência dos valores mediterrânicos na nossa alimentação”.

Organizar, planear e concretizar estas ações é apaixonante, gratificante, mas também exaustivo, que o diga Rodrigo Bernardo que não se cansa de destacar o papel fundamental da Professora Ana Margarida Pinto e dos alunos da LCN, como a Renata Gonçalves, a Sandra Singh e a Constança Simão, que prontamente se disponibilizaram e têm sido presença fundamental em todos os momentos da organização da “Semana da Nutrição.”


A fechar a Semana, no dia 19 de outubro, decorre o Programa Life Long Learning, com cursos como “Abordagem à Nutrição Oral e Entérica em Adulto” ou “Vamos Falar de Nutrição: Competências de Comunicação para Profissionais de Saúde”, entre outros.

Estes cursos são acreditados pela ESPEN (European Society for Clinical Nutrition and Metabolism), em colaboração com a APNEP (Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica). Se ficou com interesse, ainda vai a tempo de se inscrever!

 

saco com legumes
Créditos: Freepik