
O Relatório de Atividades de 2022 da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Escola, em reunião realizada a 19 de abril de 2023.
Este relatório constitui uma passagem de testemunho, ocorrida no final de julho, da anterior Direção para a atual. Consiste, por isso, num exercício de continuidade de atividades, ajustes estratégicos e introdução de novos vetores de ação. As atividades refletem, ainda, o impacto da fase final da pandemia COVID-19, a nova realidade da guerra na Ucrânia e as ondas de choque humanitárias e económicas a ela associada.
O Relatório de Atividades 2022 reflete melhorias nos instrumentos de identificação e registo das atividades, de forma a espelhar o melhor possível a realidade da FMUL. O que implicou um trabalho e dedicação transversais a toda a estrutura da Faculdade.
Quero destacar o relacionamento institucional com os parceiros do CAML (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e Instituto de Medicina Molecular – João Lobo Antunes) que foi, em 2022, exemplar.
Um reconhecimento do trabalho extraordinário da equipa docente e não docente, por vezes em condições muito adversas, que tem permitido a contínua progressão da FMUL. Quero também dar o meu reconhecimento aos estudantes pelo seu extraordinário dinamismo e participação social e por serem um contributo decisivo para o espírito da comunidade FMUL.
Prof. Doutor João Eurico Cortez Cabral da Fonseca
Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa